Alongamentos para a lombar para minimizar a dor
A dor nas costas é realmente desconfortável e afeta atividades cotidianas, como por exemplo trabalhar ou descansar. Por isso, elaboramos uma lista com alguns alongamentos para a lombar, com o objetivo de minimizar as dores na região inferior das costas.
Esses alongamentos para a lombar vão permitir reduzir o desconforto. No entanto, assim como qualquer exercício, os alongamentos para a lombar não proporcionam resultados instantâneos. Entretanto, se você incorporá-los ao seu treino, você vai observar os resultados em poucas semanas. Vamos falar mais sobre isso a seguir.
Os melhores alongamentos para a lombar
Preparamos uma lista com o que consideramos serem os melhores alongamentos para a lombar. Tome nota e não hesite em praticá-los se quiser minimizar a dor!
1.-Joelhos ao peito
O primeiro da nossa lista de alongamentos para a lombar consiste em trazer os joelhos até o peito. O procedimento deste exercício é muito simples. Você deve começar deitado no chão com as costas e os pés apoiados, enquanto os joelhos devem estar flexionados. As mãos devem estar atrás dos joelhos.
Em seguida, você deve trazer os dois joelhos até o peito lentamente, usando as mãos para puxar suavemente os joelhos. Então, coloque os braços ao redor das coxas, joelhos ou tornozelos e puxe o joelho com cuidado.
Neste ponto, recomendamos segurar por 20 a 30 segundos, depois retornar à posição inicial e então repetir o exercício um total de 3 vezes. Em resumo, esse é um alongamento ideal para alinhar a pélvis e igualmente alongar a parte inferior das costas.
2.- O alongamento da cobra
O segundo exercício que apresentamos é conhecido como o alongamento da cobra. É um movimento útil para alongar os músculos abdominais e lombares. Você deve começar deitado de bruços com as pernas estendidas e com as palmas das mãos colocadas de cada lado da sua cabeça, com os antebraços e os cotovelos no chão.
Lentamente, empurre seu corpo para cima, para que dessa forma seu peso repouse sobre os antebraços. Porém, lembre-se de manter os quadris no chão.
Quando chegar a uma posição confortável, estique suavemente os músculos abdominais e a parte inferior das costas, além de manter a posição por 10 segundos. Em seguida, lentamente retorne à posição inicial e então repita o exercício 5 vezes.
“Ninguém pode livrar os homens da dor, mas será bendito aquele que fizer renascer neles a coragem para suportá-la”
–Selma Lagerlof–
3.-A postura da criança
Em terceiro lugar, apresentamos um alongamento habitual nas aulas de Yoga: a postura da criança. Para fazer este exercício, você deve começar com as mãos e os joelhos no chão.
As mãos devem estar abaixo dos ombros e os joelhos sob os quadris. Em seguida, abaixe o corpo lentamente e estenda os braços, além de colocar as palmas das mãos no chão, na frente da cabeça.
Lentamente, seus quadris devem se mover na direção dos calcanhares, e sua cabeça e seu peito devem encolher enquanto você estica os braços ainda mais.
Recomendamos colocar um travesseiro sob a sua barriga para reduzir dessa forma a tensão dos músculos da área lombar. Você deve manter a posição entre 20 a 30 segundos.
4.-Liberação miofascial com uma bola de tênis
Você vai precisar de uma bola de tênis para que fazer esse exercício. É um alongamento dirigido ao maior dos músculos do grupo muscular do glúteo, que é um dos pontos desencadeantes mais comuns de dor lombar.
Para começar, você deve deitar de costas com os dois joelhos flexionados. Em seguida, coloque a bola de tênis firmemente sob o glúteo direito, diretamente abaixo do ponto ósseo que está no lado inferior direito da coluna.
Em seguida, deixe seu peso em cima da bola. Para aumentar o alongamento, tente estender a perna esquerda e faça pequenos movimentos de balanço sobre a bola. Você deve manter a posição por 30-120 segundos, dependendo da sua tolerância à dor. Então, mude de lado. Se sentir dores agudas e latejantes, pare imediatamente o alongamento.
5.-Torção sentado
Por fim, esse alongamento é ideal para reduzir o desconforto que a dor lombar traz, pois impede que a parte inferior das costas se contraia. Ele pode ser feito em casa ou no escritório, ou até mesmo se você estiver viajando de carro, pois a única coisa necessária é estar sentado.
Para fazer o exercício, você deve segurar o braço esquerdo do seu assento e, mantendo as costas retas, virar o lado direito do corpo em direção ao apoio para os braços.
Mantenha essa posição por 1 minuto e então passe para o outro lado. Se você quiser adicionar alguma dificuldade, você pode fazer a torção com o cotovelo direito apontando para o lado de fora da sua perna esquerda, e vice-versa.
Finalmente, não se esqueça de que os alongamentos para a lombar permitem reduzir o desconforto associado à dor. Portanto, temos certeza de que, graças a essa lista de alongamentos, você será capaz de reduzir a dor nas costas. O que você está esperando para praticar?
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fernández, N (2014). Dolor lumbar. En contacto: publicación trimestral de novedades y sugerencias para los afiliados de OSMISS, (26). Disponible en: http://www.osmiss.com.ar/news2/wp-content/uploads/2018/05/news26.pdf
- Hernández G, Zamora J (2017). Ejercicio físico como tratamiento en el manejo de lumbalgia. Revista de Salud Pública, 19(1). Disponible en: https://www.scielosp.org/article/rsap/2017.v19n1/123-128/?fbclid=IwAR1F8WK1E0eFMk6dVfNtx3mbE_H-YMJQfSXZoFCv1q1eIe4qYl4_L1bjW5Mamp/
- Lago S, Cuña I (2015). Actualización sobre los efectos de los estiramientos en la lumbalgia: una revisión sistemática. Fisioterapia, 37(6). Disponible en: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0211563815000358
- Mayo Clinic. Control del estrés: postura del niño. Disponible en: https://www.mayoclinic.org/es-es/healthy-lifestyle/stress-management/multimedia/childs-pose/
- OSMiSS (2007). Lumbalgia: dolor lumbar. Portal de novedades e información de la Obra social de ministros, secretarios y subsecretarios. Disponible en: https://osmiss.org.ar/news2/2007/09/03/lumbalgia/
- Rathore M, Sinha R, Trivedi S, Siddiqui A (2013). An Anatomical Insight into the Biomechanics of Cobra Posture. International J. of Healthcare & Biomedical Research, 2(1). Disponible en: http://ijhbr.com/pdf/61-66.pdf
- Reyes E (2017). Foam rolling como herramienta de liberación miofascial. Facultad de Ciencias de la Salud, pp.6-9. Disponible en: https://tauja.ujaen.es/handle/10953.1/7753
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.