O que é o treino metabólico?
Saber em que consistem os diferentes métodos de treinamento pode oferecer a você uma vantagem na hora de projetar e executar o seu treino. Isso é verdade especialmente se estivermos falando de um método composto por exercícios de alta intensidade, como é o caso do treino metabólico.
Mesmo que já tenha ouvido falar ou se já tiver feito esse tipo de treino, ainda pode ser útil aumentar os seus conhecimentos para colocá-los em prática da maneira mais completa possível. Lembre-se de que o seu corpo pode receber os seus benefícios ou ser afetado negativamente, dependendo de como ele for feito.
De qualquer forma, o treino metabólico é um dos mais recomendados para queimar calorias. Esse motivo faz com que ele se torne muito atraente para quem deseja emagrecer. Tendo isso em vista, vamos mostrar em que consiste a seguir.
O que é o treino metabólico?
O treino metabólico é um método que se concentra em aumentar o gasto calórico do corpo por meio de diversos exercícios. Isso ocorre durante e após o treino, graças a um efeito denominado EPOC (Excess Post-exercise Oxygen Consumption).
O consumo excessivo de oxigênio após o exercício ou EPOC, na sua sigla em inglês, é um dos pilares fundamentais do treino metabólico. Além disso, a alta intensidade desempenha um papel relevante no assunto.
Com base no exposto, é possível afirmar que, por meio de exercícios de alta intensidade, esse efeito é estimulado. Isso indica que a ativação muscular e o consumo calórico pós- exercício andam de mãos dadas.
No momento em que o corpo é submetido a treinos de alta intensidade, a temperatura começa a subir consideravelmente. Dessa forma, a taxa metabólica é estimulada, o que provoca um consumo calórico superior ao normal no corpo todo, durante e após o treino.
Para que isso aconteça de forma oportuna, é necessário estimular o maior número possível de grupos musculares ao mesmo tempo.
Cuidado com a intensidade
Os exercícios de alta intensidade são aqueles que conseguem elevar a temperatura corporal e, portanto, aumentar a queima de calorias. Porém, você não deve se deixar levar por esta característica, pois eles também podem afetar o corpo de forma negativa.
Isso não significa que a alta intensidade na execução dos exercícios seja ruim, mas sim que isso varia de acordo com cada pessoa. Portanto, antes de se submeter a um treino metabólico, certifique-se de que ele tenha sido planejado para você.
Suporte profissional
Todos os métodos de treinamento devem ser planejados e orientados por um profissional da área. No entanto, alguns métodos requerem atenção especial, e o treino metabólico é um deles.
Antes de realizar qualquer tipo de exercício, busque o apoio de um profissional credenciado. Isto é, você deve consultar um especialista, que se baseie nas suas características físicas e psicológicas para fazer o planejamento completo.
Outros detalhes sobre o treino metabólico
O treino metabólico é um dos poucos métodos que funcionam para queimar calorias durante e após o treino. Isso ocorre por causa do efeito EPOC mencionado acima.
É possível dizer que esta é a sua principal característica. No entanto, também existem outros aspectos importantes, que serviram para que ele ganhasse a fama que possui atualmente. São os seguintes:
- Combina exercícios de força e de alta intensidade: essa combinação é feita não apenas para evitar a monotonia, mas também para aumentar a estimulação muscular e a elevação da temperatura.
- Requer intervalos curtos entre as séries: um tempo curto evita que a temperatura corporal retorne aos níveis normais.
- Os exercícios devem ser multiarticulares: mobilizar diferentes articulações também envolve o uso de mais grupos musculares.
- Não deve ser confundido com o método HIIT: apesar de ser composto por exercícios de alta intensidade, o treino metabólico também inclui exercícios de força.
Treino metabólico, um processo de aprendizagem
O treino metabólico pode oferecer diversos benefícios a nível físico e psicológico, desde que seja executado de forma adequada. No entanto, também é verdade que é necessário um alto grau de conhecimento para que ele seja bem executado.
Você não precisa temer os métodos de treinamento que exijam a sua máxima capacidade, mesmo que eles sejam novos para você. Porém, é preciso entender que a prática de exercícios físicos em geral é um processo de aprendizagem constante, que exige a sua concentração e comprometimento absoluto.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alvarez, I. (2014). El entrenamiento interválico de alta intensidad para el rendimiento deportivo. Universidad Del Pais Vasco.
- González Badillo, J. J., & Gorostiaga Ayestarán, E. (1995). Fundamentos del entrenamiento de la fuerza. Iniciativas Deportivas.
- Børsheim, E., & Bahr, R. (2003). Effect of Exercise Intensity, Duration and Mode on Post-Exercise Oxygen Consumption. In Sports Medicine. https://doi.org/10.2165/00007256-200333140-00002
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.