Logo image
Logo image

Treino com faixas elásticas

4 minutos
Se você está procurando por equipamentos essenciais para os seus treinos, as faixas elásticas permitem que você trabalhe todos os músculos do seu corpo. A seguir, vamos mostrar os melhores exercícios.
Treino com faixas elásticas
Última atualização: 16 maio, 2021

Os exercícios com faixas elásticas trazem um desafio adicional quando queremos trabalhar com o nosso próprio corpo. Elas são um complemento ideal para os treinos, pois podem ser usadas ​​em todos os níveis de condicionamento físico, independentemente de você ser um atleta experiente ou um iniciante. Como se não fosse o suficiente, este equipamento portátil para fazer exercícios também pode ser armazenado facilmente, o que o torna perfeito para ser usado em qualquer lugar.

Certamente, usar faixas elásticas é uma ótima opção para o treinamento de resistência. Este equipamento é um complemento perfeito para animar os treinos e, por isso, está cada vez mais na moda na maioria dos clubes de fitness.

Os melhores exercícios com faixas elásticas

As faixas podem ter diferentes formas e tamanhos, serem com ou sem alças, e permitem tonificar os músculos adicionando o grau correto de resistência aos movimentos. Recomendamos que, para a maioria dos exercícios que vamos apresentar, você tente executar de 8 a 25 repetições durante duas ou três séries por exercício. Você verá como os múltiplos benefícios poderão ser percebidos rapidamente!

1. Exercício de flexões

As faixas elásticas são excelentes para fazer um exercício tão tradicional quanto as flexões. Esse exercício de peso corporal consiste em ficar na posição de flexão, com os dois braços estendidos e a faixa posicionada na parte superior das costas. As extremidades devem ser seguradas com os polegares e são sustentadas graças ao apoio das palmas das mãos no chão.

Some figure

A partir daí, é hora de contrair os glúteos e abdominais e fazer a primeira repetição até que os braços estejam totalmente estendidos. Abaixe as costas novamente e coloque o peito no chão. Após algumas sessões, você poderá aumentar o número de repetições consideravelmente.

2. Elevações laterais

Outro dos exercícios com faixas elásticas são as elevações laterais, pois este é um exercício perfeito para construir ombros mais fortes, graças a um movimento de isolamento. Para executá-las, comece em pé, com os dois pés posicionados sobre o centro da faixa, separados na largura dos ombros.

Some figure

3. Exercício para glúteos

O exercício a seguir permite que você use as faixas elásticas para tonificar os glúteos. Para começar, é necessário se posicionar no chão com as mãos e os joelhos apoiados, com uma faixa de resistência ao redor do tornozelo esquerdo e embaixo do pé direito. 

O exercício consiste em começar a elevar a perna direita e estendê-la diretamente para trás, fazendo força contra a resistência oferecida pela faixa. O objetivo aqui é tentar deixar a perna o mais reta possível e retorná-la à sua posição inicial lentamente.

Some figure

Se você quiser aumentar a dificuldade, você também pode fazer o mesmo exercício segurando uma alça em cada mão e enroscando a parte central da faixa em torno do pé com o qual você estará trabalhando.

4. Exercício para abdominais

Trabalhar os abdominais é possível se você colocar a faixa elástica na parte de cima dos seus sapatos. O exercício começa com as costas no chão e os joelhos flexionados, como na imagem, mas sem apoiar os pés no chão.

Some figure

Para continuar, você deve levantar a cabeça e apoiar as duas mãos nas orelhas. Tente pedalar como se estivesse em uma bicicleta, enquanto contrai os abdominais durante todo o exercício.

5. Exercício para bíceps

Por fim, apresentamos um exercício muito simples, perfeito para exercitar o seu bíceps. Basta começar com os dois pés por cima da faixa elástica, além deuma extremidade em cada mão. Não se esqueça de que os braços devem estar estendidos e as palmas voltadas para a frente, conforme ilustrado na imagem principal do artigo.

Basicamente, o exercício consiste em levantar as mãos na direção dos ombros lentamente, aproveitando a resistência gerada pelas faixas para trabalhar o bíceps. Lentamente, desça as mãos para a posição inicial para finalizar uma repetição e complete o número desejado. A chave para este exercício é que os cotovelos sempre devem estar fixos nas laterais do seu corpo.

Assim, como você pode ver, as faixas elásticas são um excelente equipamento para ser incluído em qualquer tipo de treino. Agora que você já conhece alguns exercícios, talvez seja a hora de começar. O que você está esperando?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Joy, J. M., Lowery, R. P., Oliveira De Souza, E., & Wilson, J. M. (2016). Elastic Bands as a Component of Periodized Resistance Training. Journal of Strength and Conditioning Research, 30(8), 2100–2106. https://doi.org/10.1519/JSC.0b013e3182986bef
  • Quinlan, S., & Khatib, O. (2002). Elastic bands: connecting path planning and control (pp. 802–807). Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). https://doi.org/10.1109/robot.1993.291936

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.