Saiba quais são os 5 erros mais comuns ao fazer flexões
Se você analisar de perto os diferentes planos de treino que existem, seja qual for o objetivo de cada um, você verá que as flexões são uma parte fundamental. É um exercício que tanto as pessoas que estão apenas começando quanto os atletas de elite fazem. Mas você sabia que é muito comum cometer erros ao fazer flexões?
Isso mesmo. Apesar de ser um dos exercícios mais populares, as pessoas cometem muitos erros ao executá-lo. Esses erros podem influenciar no bom desenvolvimento do plano de treino.
Evite esses erros ao fazer flexões
A técnica é a execução adequada de um movimento. Nesse caso, vamos nos concentrar na técnica da flexão. Quando a técnica é incorreta, começam a surgir dores e lesões em diferentes regiões do corpo. Além disso, a má execução também prejudica o desenvolvimento muscular que tantas pessoas desejam.
Nesse sentido, é necessário identificar os erros mais comuns ao fazer flexões. Dessa forma, você poderá aprimorar sua técnica e evitar possíveis lesões.
1. Não respirar corretamente
O erro de não respirar corretamente durante a execução de um exercício é mais comum do que você imagina. Muitas pessoas não respiram corretamente ao fazer flexões, enquanto outras prendem a respiração. Ambos os erros podem levar a problemas fisiológicos.
Cometer os erros de prender a respiração ou de não respirar corretamente durante o exercício pode alterar sua pressão arterial. Além disso, isso produz fadiga, tontura e previne as trocas gasosas nos pulmões em tempo hábil.
2. Má postura nas costas
Outro erro comum ao fazer flexões é a má postura nas costas. Devido a isso, geralmente surgem curvaturas pronunciadas na região lombar, rebaixando ou elevando os quadris, e também curvaturas entre a região dorsal e cervical, que indicam uma má execução da técnica.
Isso pode causar dores nas costas e também evitar que as flexões apresentem o resultado esperado. Um dos principais problemas causados por esse erro é a lombalgia, ou seja, dores na região lombar.
3. Fazer flexões incompletas
Esse é um dos erros mais comuns, especialmente entre iniciantes. Fazer flexões de forma incompleta é muito comum devido à falta de força.
Pode ocorrer que a pessoa, ao fazer a flexão, perceba que não tem força suficiente para segurar o corpo. Portanto, o exercício fica incompleto, já que ela não abaixa o peito até o chão.
Independentemente do tipo de exercício, a qualidade deve sempre prevalecer sobre a quantidade. Quando a técnica é ruim e incompleta, as flexões não contribuem para a evolução do corpo.
4. Mover os quadris
Esse erro é semelhante ao da má postura nas costas. No entanto, não estamos nos referindo apenas à curvatura lombar ao abaixar os quadris, mas a diferentes movimentos.
Mover seus quadris abruptamente de maneiras diferentes pode causar descompensação durante a execução do exercício. Os quadris devem permanecer retos em relação às pernas e às costas e você deve evitar concentrar a força nele.
5. Colocar as mãos na posição incorreta
Começar no mundo dos exercícios envolve cometer erros de principiante. Nesse sentido, a posição incorreta das mãos costuma ser mais comum do que você imagina. Posicionar os dedos dentro ou fora do eixo do corpo gera tensão nos pulsos.
Esse erro pode lesionar a área e causar uma dor muito incômoda. Por isso, suas mãos devem estar alinhadas aos ombros, com os dedos voltados para frente.
Para obter melhores resultados, faça as flexões corretamente
Você não precisar se preocupar tanto com os erros que comete ao fazer flexões, pois você sempre pode aprender com todos eles. Inclusive, eles nem deveriam ser considerados erros de principiante, porque até as pessoas mais experientes podem acabar cometendo-os.
Assim, o ideal é aprender a fazer as flexões corretamente para estimular os músculos desejados, ou seja, os peitorais, deltoides, tríceps braquiais, entre outros. Dessa forma, você não apenas alcançará bons resultados, mas também evitará o surgimento de doenças ou lesões significativas em todo o corpo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Marrero, E. G. M. (2017). Músculos del miembro superior. In Miología, sistema musculoesqueletico. https://doi.org/10.2307/j.ctt1w6tfdv.9
- Troosters, D. T., Dupont, D. L., & Julia Bott, K. H. (2015). Los pulmones y el ejercicio. European Lung Fundation.
- Rosa, Samir; Martinez, Eduardo; Marson, Runer; Fortes, Marcos; Filo, J. (2018). Entrenamiento físico militar, fuerza muscular y composición corporal de militares brasileños. Revista Brasileira de Medicina Do Esporte. https://doi.org/10.1590/1517-869220182402169528
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.