Remada alta: um exercício básico para fortalecer o trapézio e os deltoides
Se você quer trabalhar a parte superior das costas e os ombros, você encontrou o artigo certo. Vamos apresentar um exercício básico para fortalecer tanto o trapézio quanto os deltoides. Trata-se da remada alta, que é muito simples de executar e para a qual você só precisa levar em conta as orientações que vamos descrever a seguir.
É importante saber como este exercício atua no nosso corpo. Uma das principais razões é que uma má execução da remada alta pode levar a lesões muito prejudiciais.
Além disso, neste texto, propomos algumas variações para que você possa praticá-la de diferentes maneiras. Dessa forma, você poderá fazê-la da forma mais conveniente para você, ou então variar para não ficar entediado por executar um exercício monótono.
Benefícios da remada alta
O exercício da remada alta não é um dos mais populares nas academias. No entanto, como ele é um dos mais eficazes, recomendamos que você o inclua no seu treinamento. Se você fizer isso regularmente, você notará, entre outros, os seguintes benefícios:
- Aumento da força: a remada alta deve ser feita com um peso considerável. Se você fizer isso como parte do seu treino na academia, poderá incluir cada vez mais cargas e, como consequência, aumentar a sua força.
- Definição e hipertrofia muscular: este é o principal objetivo da maioria das pessoas que frequenta uma academia. Com este exercício, você obterá uma maior definição e um aumento no volume muscular do pescoço, costas e ombros. Além disso, por ser um exercício executado com os dois braços simultaneamente, é possível fazer com que ambos fiquem totalmente simétricos.
Execução da remada alta
A remada alta é um exercício bem fácil de aprender. Você só precisa seguir estes passos:
- Fique em pé e segure a barra com as duas mãos. É importante que as mãos estejam separadas pelo menos na largura do tronco.
Imagem: alexanderweinberg.com
- As costas devem estar completamente retas e os braços estendidos.
- Tome ar antes de iniciar o exercício, você deve prendê-lo durante a repetição.
- Levante a barra continuamente e sem parar até chegar ao queixo. Ela deve ser mantida bem próxima ao corpo.
- Mantenha a posição durante alguns segundos.
- Abaixe de forma lenta e contínua, para então iniciar o ciclo novamente.
Este seria o exercício básico, mas existem outras variações, tais como pegada aberta, com halteres ou vertical. Você pode combiná-las de acordo com o seu objetivo e, assim, evitar sentir que os seus treinos são monótonos e chatos.
Faça o exercício corretamente
Se você não executar o exercício corretamente, os resultados podem ser seriamente prejudiciais. É por isso que, antes de começar a fazer qualquer tipo de exercício físico, é necessário prestar especial atenção à maneira de executá-lo.
Se você fizer isso em uma academia, certamente um profissional poderá te aconselhar a fazê-lo corretamente. Se, pelo contrário, você tem o hábito de treinar em casa, pedimos que leia com atenção o que vamos explicar a seguir:
Segure a barra com os braços perpendiculares ao corpo
Isso significa que entre as duas mãos deve haver uma distância pelo menos igual à largura do tronco. Segurar a barra em um ângulo agudo entre o tronco e os braços nos impedirá de fazer toda a força necessária. Além disso, você logo perceberá que esta é uma posição realmente incômoda.
Aumente o peso aos poucos
Existem muitos atletas que forçam demais o corpo, colocando mais peso do que realmente podem aguentar. Este é um erro grave, pois é inútil levantar um peso excessivo. De fato, o mais provável é acabar sofrendo uma lesão.
Começar com um peso com o qual nos sentimos confortáveis é o mais apropriado. Ou seja, um peso que exija esforço, mas que não seja exigente demais. Progressivamente, podemos aumentar o peso à medida que o nosso condicionamento físico for melhorando.
Cuidado com as costas
De todas as lesões possíveis que podem surgir como resultado da execução incorreta deste exercício, a mais provável é a lesão nas costas. Para evitá-la, além de levantar um peso apropriado conforme dissemos anteriormente, também devemos prestar atenção para manter as costas retas.
Imagem: musculaciontotal.com
Você pode fazer o exercício diante de um espelho para verificar se, com o passar das repetições, você começa a arquear as costas. Dessa forma, você poderá corrigir a posição imediatamente.
Conclusão: adicione a remada alta ao seu treinamento
A remada alta é um exercício altamente recomendado para treinar a parte superior das costas e os ombros. Além disso, basta ter um peso, barra ou elástico, de modo que você pode fazê-la na sua própria casa.
Outra vantagem é que ela tem diversas variações. Dessa forma, você pode modificá-la para adaptá-la aos seus objetivos e acabar com os treinos monótonos.
Se você começar a incluir este exercício no seu treino habitual, lembre-se de que você deve levar em consideração vários aspectos para evitar lesões. As costas retas, os braços perpendiculares ao tronco e o peso adequado são os principais.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Zambrano Leiton, Y. A., & García Ortiz, D. G. (2014). Métodos para el desarrollo de la flexibilidad en el deporte: ventajas y desventajas de sus técnicas de entrenamiento. Universidad Del Valle. Instituto de Educación y Pedagogía.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.