Exercícios com skate para ficar em forma

11 de janeiro de 2020
Embora pareça surpreendente, o skate também é um dos elementos que podemos usar para melhorar a forma física. Contaremos tudo o que você precisa saber sobre isso e mostraremos alguns exercícios que você pode fazer em casa.

Os skates se tornaram um dos melhores equipamentos para atletas que desejam otimizar seu estado físico. De fato, eles permitem trabalhar todos os músculos do corpo. Neste artigo, mostraremos como você pode fazer exercícios com o skate para entrar em forma.

Certamente, a utilidade do skate para os exercícios de força e resistência é surpreendente. E o melhor de tudo, você nem precisa sair de casa para realizar os exercícios.

A maioria dos exercícios que apresentaremos aqui pode ser feito em praticamente qualquer superfície, mas lembre-se de que a prancha rolará mais facilmente em superfícies duras, como concreto e madeira.

Além disso, você não deve subestimar este tipo de treinamento. É importante que você prepare o corpo para a atividade. Isso significa que você não deve esquecer o alongamento, antes e depois do treinamento, nem o aquecimento.

Outro dos benefícios mais destacados deste treinamento é que o número total de repetições, em cada exercício, permite ver o nível físico em que você se encontra. Consequentemente, também é muito fácil realizar um acompanhamento e utilizar metas de curto prazo para manter a motivação intacta.

Os melhores exercícios usando o skate para entrar em forma

1. Flexões

O primeiro exercício usando o skate que apresentaremos a você são as flexões. Para realizar esse exercício simples, é necessário colocar as palmas das mãos um pouco mais abertas que a largura dos ombros no skate. Em seguida, coloque os pés atrás de você para que seu corpo forme uma linha reta desde os calcanhares até a cabeça.

Os melhores exercícios usando o skate para entrar em forma

O movimento consiste em manter a prancha o mais estável possível, dobrando os cotovelos e abaixando o peito, apesar da instabilidade gerada pelo skate. Recomendamos que você faça 12 repetições. Se você achar o exercício muito difícil, pode colocar os joelhos no chão para realizá-lo.

2. Abdominais

Trabalhar os abdominais é possível e divertido com o uso de um skate. O exercício começa no chão, sobre as mãos e os joelhos, colocando o skate entre as palmas das mãos e perpendicular ao seu corpo.

Mova cuidadosamente para uma posição de impulso modificada, segurando as bordas externas com as duas mãos, formando uma linha reta da cabeça aos joelhos.

Aperte seu abdômen e comece a rolar a prancha lentamente para frente, estendendo os braços à sua frente o máximo que puder. Quando você não puder ir mais longe, inverta o movimento e use seus abdominais para ajudar o skate a retornar à posição inicial.

Abdominal com o skate

Faça quantas repetições puder. Lembre-se de manter uma boa técnica: isso significa não permitir que a região lombar se dobre e sempre manter o controle do movimento para frente e para trás.

3. Passada lateral usando o skate

As passadas laterais também podem ser realizados usando um skate. O exercício envolve a colocação do skate perpendicular e do lado de fora de um dos pés.

Em seguida, você deve colocar o pé do mesmo lado sobre o skateinclinar cuidadosamente os quadris para trás e começar a rolar o skate para o lado, longe do corpo, enquanto dobra o joelho do mesmo lado. Você deve mover o peso em direção à prancha para completar a passada lateral.

Como em sua versão clássica, devemos manter a perna oposta reta. Depois de esticar a perna, é hora de reverter o movimento e usar os adutores para ajudar a trazer a prancha de volta à posição inicial.

Passada lateral usando o skate

Execute de 6 a 12 repetições em cada lado. Pode ser necessário executar o exercício em um tapete para reduzir a velocidade das rodas.

4. Agachamentos, um exercício clássico para usar o skate e ficar em forma

O último exercício que vamos propor são os incríveis agachamentos. Para realizá-lo, você deve apoiar o skate nas costas e ficar encostado contra uma parede. Como você pode imaginar, você deve flexionar as pernas até formar um ângulo de 90 graus.

Uma vez agachado, o que você deve fazer a seguir é forçar as pernas a se levantar e aproveitar a ajuda que o skate oferece. Pode ser útil mover os braços para frente para ajudar a manter o equilíbrio enquanto você se inclina. Na parte inferior do agachamento, pressione os calcanhares e volte a ficar de pé.

Agachamentos, um exercício clássico

Agora você sabe que, se você tiver tempo, motivação e um skate, poderá realizar um espetacular treinamento. Você só precisa realizar os exercícios mencionados anteriormente e incluir um pouco de criatividade para incorporar outros. O que você está esperando para começar?

  • Chang, R., Turcotte, R., & Pearsall, D. (2009). Hip adductor muscle function in forward skating. Sports Biomechanics8(3), 212–222. https://doi.org/10.1080/14763140903229534
  • Porter, E. B., Young, C. C., Niedfeldt, M. W., & Gottschlich, L. M. (2007). Sport-Specific Injuries and Medical Problems of Figure Skaters. WMJ : Official Publication of the State Medical Society of Wisconsin106(6), 330–334. Retrieved from papers://6c494451-ee6e-4dd0-9f2c-10e1a6a49c65/Paper/p50
  • Skateboarding. Escuela de Cultura Física. http://files.educacionucuenca.webnode.es/200000029-d6ebed7e4d/SKATE.pdf