Logo image
Logo image

Danos nas articulações: 3 hábitos para evitar

3 minutos
Cuidar das articulações é vital para ter um dia a dia saudável. Evite esses hábitos prejudiciais para manter suas articulações saudáveis.
Danos nas articulações: 3 hábitos para evitar
Última atualização: 04 junho, 2021

As articulações são essenciais para poder executar qualquer movimento. Os ossos são duros e não podemos movê-los, por isso são os músculos que os puxam. As articulações permitem esse movimento, evitando que cada ação que fazemos danifique os ossos. Por isso, é importante evitar danos nas articulações.

Assim, a manutenção de articulações saudáveis ​é vital para levar uma vida com o menor número de doenças e desconfortos possíveis. Para isso, você terá que ter muito cuidado com os três pontos a seguir.

Erros ao se exercitar

Esta seção inclui vários erros que cometemos ao fazer exercícios físicos. Se você vai se exercitar em uma academia, por conta própria ou com um grupo de amigos, sempre deve levar em consideração o seguinte:

O aquecimento. Todos nós sabemos disso, mas geralmente tomamos essa parte do treinamento como opcional ou não gastamos tempo suficiente nela. É necessário um bom aquecimento antes do exercício, para que evitar danos nas articulações durante o esforço ao qual serão submetidas.

Uma carga adequada. Passar dos limites tanto na duração do exercício quanto nas cargas tem um grande potencial para causar danos em nossas articulações. Não é necessário que haja uma lesão imediata, pois o desgaste com cargas inadequadas ao longo do tempo também levará a patologias.

Um movimento correto. Nem todo tipo de exercício é saudável. Devemos ter certeza de que estamos realizando os movimentos de forma correta, em qualquer modalidade que gostamos de praticar. O exemplo mais comum é o agachamento. Se deixarmos os joelhos irem além da linha vertical traçada pelos pés, adicionaremos um elemento de carga prejudicial à articulação do joelho.

O Descanso. Devemos respeitar os tempos de descanso, pois é quando as articulações se recuperam. É um período necessário para enfrentarmos o esforço da série seguinte.

Some figure

O estilo de vida sedentário. A falta de exercício físico também afetará as articulações. Se não tivermos a musculatura bem trabalhada, os esforços e cargas irão diretamente para as articulações e afetarão os tecidos moles dessa região.

Má alimentação contribui para os danos nas articulações

Uma alimentação inadequada fará com que as articulações se desgastem mais rapidamente. Assim como o descanso, as estruturas do corpo precisam de certos nutrientes para continuarem trabalhando em seu melhor nível de rendimento.

Assim, uma dieta equilibrada será nossa melhor aliada. O excesso de gordura será prejudicial. Frutas, como cerejas ou abacaxi, são as mais indicadas para evitar esse tipo de problema.

Também devemos incluir elementos como cálcio para proteger os ossos. Lembre-se de que é preciso tomar sol para que o corpo produza vitamina D e seja capaz de absorver o cálcio que ingerimos. Da mesma forma, devemos ter cuidado com a ingestão de álcool, que não só nos tornará propensos a inúmeras doenças, mas também a ganhar peso.

Esta é precisamente a última razão pela qual devemos evitar uma dieta ruim. Se estivermos acima do peso, as articulações sofrerão mais do que as de uma pessoa com um peso saudável. Portanto, cada quilo que conseguirmos perder será um alívio para as nossas articulações.

O envelhecimento causa danos nas articulações

Obviamente, este não é um hábito que possa ser abandonado, por mais que tentemos. No entanto, é um lembrete: quanto mais velhos ficamos, mais precauções devemos tomar.

Some figure

Existe um desgaste devido à passagem do tempo que as articulações sofrerão, independentemente do que fizermos. Portanto, devemos ter mais cuidado com todos os pontos listados acima na medida em que vamos ficando mais velhos.

Finalmente, todos nós também sofreremos com a perda progressiva de cálcio nos ossos à medida que envelhecemos. Portanto, outro ponto a ter em mente é tentar aumentar a ingestão de cálcio na dieta, lembrando sempre de tomar sol para ter uma melhor assimilação dessa substância.

Como dissemos, lembre-se: aqueça mais para deixar seus músculos prontos para o esforço, elimine gradualmente exercícios que podem ser prejudiciais e causar perda de densidade óssea e, finalmente, cuide da sua dieta. Suas articulações vão agradecer!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Díaz-Soler María Angeles, Vaquero-Cristóbal Raquel, Espejo-Antúnez Luis, López-Miñarro Pedro ángel. Efecto de un protocolo de calentamiento en la distancia alcanzada en el test sit-and-reach en alumnos adolescentes. Nutr. Hosp.  [Internet]. 2015  Jun [citado  2019  Oct  21] ;  31( 6 ): 2618-2623.
  • Casals Cristina, Suárez-Cadenas Ernesto, Estébanez Carvajal Francisca María, Aguilar Trujillo María Pilar, Jiménez Arcos María Matilde, Vázquez Sánchez María Ángeles. Relación entre calidad de vida, actividad física, alimentación y control glucémico con la sarcopenia de adultos mayores con diabetes mellitus tipo 2. Nutr. Hosp.  [Internet]. 2017  Oct [citado  2019  Oct  21] ;  34( 5 ): 1198-1204.
  • Gómez Navarro Rafael. Prevalencia de los factores de riesgo de fractura por fragilidad en varones de 40 a 90 años de una zona básica de salud rural. Rev. Esp. Salud Publica  [Internet]. 2011  Oct [citado  2019  Oct  21] ;  85( 5 ): 491-498.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.