Logo image
Logo image

6 exercícios para o core com kettlebell

4 minutos
Se você está procurando novos exercícios para o seu treino, não deixe de aproveitar o peso russo como um elemento que oferece muitas opções. Neste artigo mostramos algumas que permitirão fortalecer o core.
6 exercícios para o core com kettlebell
Última atualização: 08 junho, 2019

Os kettlebells ou pesos russos são utilizados principalmente no CrossFit, mas por serem tão versáteis se adaptam a todos os tipos de treinos. Neste artigo, explicaremos diferentes exercícios para o core que você pode fazer utilizando o kettlebell.

Os melhores exercícios para o core com kettlebell

Talvez os abdominais comuns te entediem um pouco, mas você quer ter um abdômen bem definido – quem não quer?. A boa notícia é que existem diferentes exercícios para o core que trabalham essa área específica e te permitem inovar no treino, já que utilizam o kettlebell. Detalhamos alguns deles a seguir:

1. Swing com as duas mãos

Este exercício é mais que completo, já que, além de trabalhar o abdômen, fortalece os braços, os ombros, as costas e as pernas. Para realizá-lo, levante-se com o kettlebell à sua frente, abra ligeiramente as pernas e flexione os joelhos.

Uma vez nessa posição, pegue o kettlebell com as duas mãos e leve-o para trás entre as pernas, para tomar impulso. A ideia é que você levante os braços sem flexioná-los, ao mesmo tempo em que estica as pernas. É um movimento constante e harmônico, no qual o abdômen atua como um estabilizador do exercício.

Some figure

2. Abdominais laterais

Sente-se no colchonete e flexione os joelhos. Coloque o tronco perpendicular ao chão, o mais próximo possível dos joelhos. Em seguida, pegue o kettlebell com ambas as mãos na frente das pernas. Faça rotações do tronco para as laterais, acompanhando com o peso russo.

Um segundo exercício que começa a partir desses abdominais laterais consiste em levar o tronco e os braços (com o kettlebell) para a direita e os quadris e as pernas para a esquerda e vice-versa. Você não pode tocar o chão com os pés em nenhum momento!

Some figure
Imagem: Silver Wolf Nutrition.

3. Kettlebell swing

Este é um dos exercícios para core mais complexos, pois requer não apenas força, mas também equilíbrio e coordenação. Recomendamos, portanto, que você comece com um kettlebell leve.

Fique em pé, pegue o kettlebell com a mão direita e abra ligeiramente as pernas. Levante o braço com o kettlebell o máximo que puder, bem esticado; a ideia é que o peso fique acima da cabeça.

Em seguida, coloque o braço esquerdo esticado para o lado do corpo e abaixe o tronco, de tal forma que você possa tocar a perna esquerda com essa mão. Assim, você trabalhará as laterais do core. Após 15 repetições, mude de lado.

Some figure
Imagem: Men’s Health.

4. Prancha com peso

Certamente já você conhece um dos exercícios mais populares dos últimos tempos: a prancha. Neste caso, você usará dois pesos russos para torná-lo um pouco mais complicado.

Coloque os kettlebells separados na largura dos ombros e segure-os com as mãos. Coloque-se em uma posição de prancha, com as pernas esticadas e apoiando apenas as pontas dos pés. Seus outros pontos de apoio serão as mãos no kettlebell.

Se isso te parece muito simples, você pode dificultar: levante o peso da mão direita, leve o peso do corpo lentamente para a esquerda. Conte até 3 e abaixe; repita para o outro lado.

Some figure

5. Movimentos circulares

Em teoria, este é um dos exercícios para o core mais simples. No entanto, quando você começar a praticá-lo, perceberá que requer muita força e concentração.

De pé com as pernas ligeiramente separadas, pegue o kettlebell com a mão direita; leve o braço direito para trás e passe o peso para a mão esquerda atrás das costas.

A ideia é fazer as passadas uma na frente e outra atrás. Durante todo o exercício, você não pode mover nada além de seus braços. Após 10 passadas, mude a direção do movimento.

Some figure
Imagem: The Art of Healthy Living.

6. Abdominais com kettlebell

Os exercícios para o core também incluem abdominais, mas neste caso você adicionará o kettlebell. Fique de costas com as pernas esticadas e as costas apoiadas por completo. Segure o kettlebell com as duas mãos e leve-o sobre a cabeça.

Some figure
Imagem: Booya Fitness Blog.

Em seguida, flexione os joelhos e apoie os pés no chão. Eleve o tronco para tirar os ombros do chão. Em nenhum momento os braços devem ser flexionados, devem sempre apontar para o teto. Além disso, outra opção similar é manter o kettlebell na altura do peito e passá-lo entre as pernas ao elevar o tronco.

Estes exercícios para o core te ajudarão a definir o seu abdômen sem a necessidade daquele treino típico que tanto te entedia. Portanto, não deixe de colocá-los em prática!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.