Descubra os benefícios do treino com barras

· 15 de março de 2019
Costumamos pensar que esse tipo de exercício pode ser substituído por outros que são menos desgastantes, ou então que eles são exclusivos para homens; no entanto, ambas as afirmações são mentira, já que esses exercícios trazem grandes benefícios para o corpo.

O treino com barras está entrando cada vez mais na moda em muitas academias e inclusive existem muitas cidades que estão apostando em oferecer aos seus habitantes um lugar com vários tamanhos e alturas delas, a fim de oferecer uma alternativa esportiva gratuita.

Este tipo de exercício tem muitos benefícios e, independentemente do que seja dito por aí, serve tanto para homens quanto para mulheres.

Quais são os benefícios do treino com barras?

Podemos encontrar no YouTube muitos vídeos de garotos e garotas que são sarados e que conseguiram isso apenas se exercitando em barras.

Há quem acredite que as barras servem apenas para fazer força com os braços; mas a verdade é que esse é um dos exercícios mais completos que existem. Estes são alguns dos seus benefícios:

Aumenta a sua resistência

Levantar o seu próprio peso não é uma tarefa fácil; e tentar fazer isso dia após dia vai fazer com que você tenha uma maior resistência que, por consequência, vai permitir que você faça outros exercícios ou movimentos que você precisa na sua vida cotidiana.

Homem fazendo treino com barras

Aumenta sua força funcional

A relação entre os sistemas nervoso e muscular melhora com este tipo de exercício no qual você tem que equilibrar igualmente a sua força e a sua concentração. Isso vai permitir, com o passar do tempo, que os movimentos e atividades diárias sejam mais fáceis.

Melhora a sua postura

Ao treinar nas barras, você exercita os músculos das costas e do abdômen, o que vai te ajudar a manter uma postura ereta durante o dia, que gradualmente se tornará permanente.

Este exercício é ideal para as pessoas que, devido a dores nas costas, lombar ou cervical, inclinam-se quando estão em pé ou andando, sem nem mesmo perceber. É uma falha na postura que pode ser corrigida graças ao treino com barras.

Excelente para as costas

Como um dos músculos mais fortalecidos com o treino nas barras é o das costas, isso ajuda para que as dores diminuam ou então desapareçam. Os alongamentos que você fizer nas costas vão permitir reduzir as tensões nos músculos e assim relaxar ao máximo esta importante área do corpo.

A barra é excelente para as costas

Tonifica o corpo todo

Há muitos exercícios diferentes que podem ser feitos nas barras e com os quais é possível trabalhar o corpo todo. A área do core sempre foi a mais beneficiada neste tipo de treino, mas existem muitas outras partes do corpo que podem se beneficiar enormemente do treino nas barras.

Pernas, cintura, quadris, glúteos e costas vão melhorar muito e você poderá ter um corpo nota dez se você souber escolher os exercícios nas barras.

Queima gordura

Muitos acreditam que a única coisa que consegue queimar gordura é o cardio. É verdade que o exercício cardiovascular nos ajuda a queimar gordura e calorias, talvez muito mais rápido na aparência, mas os exercícios de força fazem isso de forma mais intensa ao mesmo tempo que alimentam a nossa massa muscular.

Ou seja, com o cardio você vai queimar gordura, mas também vai perder músculo, porque você não estará fazendo força com eles. No entanto, nos exercícios de força, você vai perder sua gordura e ganhar músculo. Assim, você vai diminuir de volume enquanto tonifica seu corpo.

É adequado para as mulheres

Os mitos de ‘exercícios para homens e exercícios para mulheres’ ficaram para trás. As mulheres podem usar qualquer parte da academia, incluindo as barras. Não é o sexo que determina se algum exercício pode ser feito ou não, mas sim a condição física.

Além disso, o treino nas barras é tão benéfico para um homem quanto para uma mulher. Por isso, meninas, encarem os treinos nas barras!

Procure exercícios diferentes para fazer nas barras, ouse experimentar uma nova maneira de conseguir um corpo nota 10 com esse elemento do mundo fitness.