Vou perder músculo se sair de férias?

· 18 de março de 2019
É um dos problemas habituais do verão: saímos de férias e interrompemos a rotina de treinos mas ficamos com medo de perder o que alcançamos. Veremos como essa etapa pode afetar nossos resultados a seguir

Um dos mitos mais difundidos entre os atletas é que, se você parar de treinar por alguns dias, tudo que você alcançou será perdido. Pois bem, diante deste argumento pouco fundamentado, muitos inevitavelmente perguntam: será que vou perder músculo se sair de férias?

O que acontece com meu músculo se eu sair de férias

O problema que está nessa questão é que, quando nos acostumamos com o treinamento e vemos bons resultados,  ficamos obcecados e queremos mais, e claro, não queremos perder o que ganhamos.

Deixar que os músculos descansem por alguns dias não é pecado e você não perderá tudo o que ganhou neste momento. Nem mesmo se suas férias durassem um mês aconteceria uma coisa dessas.

É claro que, se as férias são muito longas e você não faz nenhum exercício físico, é provável que, quando voltar a treinar, você tenha uma dificuldade maior e também volte a ter as temidas dores musculares.

Mulher na piscina de férias

Lembre-se de que, depois que começamos a nos exercitar, os músculos criam microrrupturas que dão origem a novas fibras musculares. Estas nunca desaparecem. Então a resposta para a pergunta “eu vou perder músculo se eu sair de férias?” é não.

Como posso me exercitar nas férias

Agora, como mencionamos no parágrafo anterior, voltar a treinar depois de longas férias se tornará um desafio, por isso é melhor não deixar de se exercitar completamente para que isso não aconteça.

Claro, não estamos falando de ir duas horas por dia a uma academia enquanto você está aproveitando seus dias de folga, mas há muitas coisas que você pode fazer para ficar em forma enquanto desfruta do seu destino. Estas são algumas dicas:

  • Esqueça o elevador. Se você estiver em um hotel, apartamento ou similar, esqueça o elevador e suba as escadas. Você pode trabalhar suas pernas enquanto ativa a circulação.
  • Aproveite a água. Como regra geral, as férias de verão levam em conta a água como protagonista, seja a do mar ou a de uma piscina. Bem, se você quiser manter a forma, não basta dar um mergulho e se jogar na rede. Aproveite e nade um pouco, mesmo que seja apenas cinco minutos. O importante é manter o corpo ativo.
  • Esqueça o transporte. Deixe o transporte público de lado e caminhe. Além de ver muitos outros lugares enquanto você faz isso, caminhar é uma maneira muito simples e eficaz de manter seu corpo ativo.
  • Ative seu corpo pela manhã. Você já sabe que fazer abdominais, flexões ou agachamentos em casa levará apenas cinco ou dez minutos. Por que você não faz alguns quando se levantar? Talvez não todos os dias, mas se você adiciona dois ou três dias por semana de exercícios em seu hotel, você verá que posteriormente tudo será mais fácil.
  • Correr. Se você está em um lugar de praia, por que não aproveitar para correr? Geralmente depois de um dia na praia vamos para casa dormir para sair de noite. Você acha que entre as duas coisas você poderia correr cerca de dez minutos pela areia? Experimente!
Correndo na areia

  • Aprecie a natureza. Mesmo se formos a um destino na cidade, há certamente áreas da natureza para fazer uma trilha ou algo similar. Mesmo em Nova York, uma cidade urbana, você pode fazer uma rota de bicicleta pelo Central Park. Você só precisa de imaginação e desejo!

Relaxe, sair de férias será um descanso extra para a sua vida ocupada e irá beneficiar o seu corpo e sua mente. Você não perderá todo o trabalho feito porque saiu alguns dias de férias, mas manter-se ativo seguindo essas dicas tornará menos complicado voltar a treinar depois.