Para que servem os aparelhos da academia e quais utilizar

· 14 de setembro de 2018
Para quem acabou de começar a ir à academia, é possível ficar atordoado diante da grande quantidade de aparelhos. Por isso, preparamos uma lista daqueles que consideramos essenciais. Vamos contar tudo o que você precisa saber no artigo a seguir.

Para que servem os aparelhos da academia? É possível que nos primeiros dias você não consiga identificar para que serve a grande maioria dos aparelhos. Por isso, preparamos uma lista que vai permitir que você entenda qual a finalidade de cada tipo e assim saber se é do seu interesse inclui-los no seu treino.

Certamente, os aparelhos de academia têm o objetivo de enriquecer o seu treino e oferecer variações de exercícios que permitam alcançar um desempenho máximo. Por este motivo, preparamos uma lista explicando para que servem os aparelhos da academia mais essenciais. Tome nota e escolha os seus favoritos!

Para que servem os aparelhos da academia?

1.-Aparelhos de cardio

Em primeiro lugar, você deve saber que os aparelhos de cardio são essenciais para o seu treinamento. Não importa se você quer perder peso, tonificar as pernas ou simplesmente fazer um treino prévio ao uso dos pesos; os aparelhos de cardio são uma excelente opção para incluir no treinamento.

Pessoas utilizando aparelhos de cardio

Além disso, existem várias opções disponíveis em todas as academias, desde bicicletas ergométricas, esteiras ou máquinas de remo. Recomendamos que você alterne entre todos eles para dessa forma aproveitar todas as opções de exercício cardiovascular, já que ele é um componente essencial para a saúde e o condicionamento físico geral.

2.-Aparelhos com pesos

Os aparelhos com pesos são projetados para facilitar o treino de força; orientando seu corpo através de amplitudes de movimento controladas.

Se você quer saber para que servem os aparelhos da academia que você está, você deve saber que todos os aparelhos desse tipo vêm com instruções que indicam para quais grupos musculares eles foram projetados, como funcionam e onde estão os pontos de ajuste do aparelho.

Em relação ao seu uso, se você não estiver familiarizado com o aparelho ou não tiver certeza de ter feito os ajustes apropriados para a sua altura, selecione um peso leve e então teste a amplitude de movimento. Você deve garantir que seu corpo esteja estável e confortável.

Para começar, escolha um peso que pareça adequado para você e então tente fazer cerca de 10-12 repetições seguidas. Se você achar que pode fazer as 12 repetições sem nenhum problema, tente aumentar o peso.

Lembre-se de que o objetivo é fazer entre 8-12 repetições. Não se esqueça de manter os seus movimentos controlados, bem como manter uma boa respiração, que consiste em expirar quando você subir e inspirar quando baixar.

“Do sofrimento emergiram os espíritos mais fortes, as personalidades mais sólidas estão marcadas com cicatrizes”

–Khalil Gibran–

3.- Bancos de academia

Sem dúvida, os bancos de academia são um complemento essencial para o treinamento. Trata-se de um equipamento de treino de alto desempenho que permite fazer exercícios de corpo inteiro. Entre outras coisas, eles são usados para fazer abdominais, flexões de tríceps e para construir um físico melhor pois permitem fazer exercícios variados.

Mulher fazendo crucifixo no banco

Então, ao contrário do que você possa pensar, os bancos de academia não são usados para descansar! O exercício mais conhecido no qual os bancos são usados é o supino reto, essencial para tonificar e aumentar o peitoral.

4.- Peso livre com barras e discos

Os exercícios com pesos livres podem incluir barras e discos e, da mesma forma que os aparelhos de musculação, são ideais para o treino de força. De fato, uma das razões pelas quais muitos atletas preferem treinar com pesos livres ao invés dos aparelhos é porque eles exigem mais equilíbrio, coordenação e uso dos músculos estabilizadores.

Os exercícios com pesos livres são mais versáteis do que aqueles feitos nos aparelhos, permitindo assim uma maior amplitude de movimento e variação.

É claro, você sempre deve levar o seu condicionamento físico em consideração, já que há muito mais margem de erro do que no movimento controlado em um aparelho. Então, no começo, não levante muito peso. Recomendamos que a consistência, a intensidade e a variação sejam as chaves dos seus treinos.

5.-Bolas medicinais

Finalmente, você deve saber que as bolas medicinais oferecem a possibilidade de uma enorme variedade de exercícios, desde agachamentos, que incluem jogar a bola para cima, até giros e rotações para tonificar os seus abdominais.

Mulher segurando uma bola medicinal na academia

As bolas podem ser de uma grande variedade de pesos e tamanhos. Você só precisa se certificar de que ela não seja muito pesada, já que o objetivo não é sofrer para levantá-la, mas sim conseguir movê-la várias vezes e em várias direções, trabalhando assim o corpo todo.

Finalmente, não se esqueça de que os aparelhos de academia que apresentamos aqui estão disponíveis em qualquer academia. Esperamos que agora que você já sabe para que servem os aparelhos da academia, você possa identificar todos esses elementos e assim tirar o máximo proveito possível de cada um deles.

O que você está esperando para começar a incluí-los no seu treino?