Os melhores exercícios isométricos para excelentes resultados

· 22 de outubro de 2018
Desde que o exercício de prancha apareceu na academia ele se tornou o mais escolhido entre aqueles que querem ter uma barriga reta e definida. Mas há muitos exercícios isométricos que nos dão excelentes resultados. Saiba quais são neste artigo!

Veremos alguns dos melhores exercícios isométricos que podem fazer a diferença em nosso treino. Podemos praticá-los sem acessórios e em qualquer lugar, otimizando nosso tempo e maximizando nossos resultados.

Os melhores exercícios isométricos

Você ainda tem algum tempo até as férias começarem e você quer mostrar um corpo perfeito. Se você não dispõe de uma hora livre todos os dias para ir à academia, não se preocupe: com uma rotina de 15 minutos você faz os melhores exercícios isométricos, listados a seguir.

1. Pranchas

Naturalmente não poderíamos começar esta lista sem nomear as estrelas dos últimos tempos. As pranchas, ou plank em inglês, são o melhor substituto para os abdominais tradicionais. E também possuem outros benefícios já que, por exemplo, tonificam as costas e os glúteos.

exercício isométrico da prancha

Para realizar este exercício, primeiro fique virado para o chão com as pernas estendidas. Apoie os antebraços e as mãos no chão. Sustente o corpo também com a ponta dos pés.

Eleve o tronco e mantenha-se paralelo ao chão por um minuto. Não pode arquear as costas! Varie a estabilidade do terreno para melhores resultados.

2. Abdominais em V

É outro exercício isométrico que pode ser muito útil para definir bem o abdômen. Comece como o abdominal clássico, isto é, deitado e virado para cima.

Mas neste caso você elevará as pernas -bem esticadas- do chão ao mesmo tempo em que tirará as costas do colchonete.

O objetivo é que o corpo forme um “V”. Uma das partes da letra são as pernas e a outra as costas e a cabeça. Para melhorar o equilíbrio, coloque as mãos na altura dos joelhos.

3. Agachamento isométrico

À primeira vista, este exercício isométrico é muito simples e fácil de realizar. No entanto… Trabalha muito o corpo! E as coxas serão as primeiras a implorar para você parar. Claro, você não deve ouvi-las, até que complete um minuto na posição.

Mulher fazendo exercício isométrico de agachamento

Fique de costas para uma parede e apoie desde a cabeça até a lombar. Flexione as pernas lentamente, parando na posição dos agachamentos, e estique os braços na frente do tronco. A ideia é manter a posição sem se mover.

4. Superman

Este é outro exercício isométrico que parece muito simples, mas quando o realizamos, percebemos como trabalham vários músculos ao mesmo tempo.

Para começar, deite-se virado para baixo no colchonete, com as pernas esticadas e os braços acima da cabeça. Tire as pernas do chão até a altura dos joelhos e faça o mesmo com os braços e o tronco.

O exercício é chamado de ‘Superman’ porque imita a pose que o super-herói faz quando voa. Mas neste caso você não precisa usar uma capa ou ter poderes para trabalhar as costas e outras regiões do corpo.

5. Afundos isométricos

Afundos são exercícios ótimos para fortalecer as coxas e os glúteos. Trata-se de dar um passo para frente ou para trás e flexionar os joelhos para “abaixar” o corpo o máximo possível.

Você se anima a transformar os afundos em exercícios isométricos? O objetivo é que o joelho da frente não “ultrapasse” a linha imaginária da ponta do pé e que os glúteos estejam o mais próximos possível do chão. Mantenha a posição por cerca de 30 segundos e troque de lado.

6. Prancha lateral

Deixamos um dos melhores exercícios isométricos – e mais complicados – para o final. Mas isso não significa que a prancha lateral seja impossível de executar… Você só precisa de mais prática!

Mulher fazendo o exercício isométrico prancha lateral

Para começar, fique apoiado no seu lado direito no colchonete, com as pernas esticadas. Apoie o antebraço direito na altura do ombro e levante o corpo para que deixe de tocar o chão.

Para se equilibrar, estenda o braço esquerdo como se fosse tocar o teto. Mantenha por 30 segundos e repita com o lado esquerdo.