Como se equipar para fazer musculação em casa?

· 2 de junho de 2019
Para nos exercitarmos em casa, nem sempre é necessário ter um grande número de acessórios, equipamentos e aparelhos. Bastam alguns itens básicos, como os halteres, por exemplo.

A academia pode ser o melhor lugar para treinar, mas não é o único. Se adaptarmos bem o espaço, podemos fazer musculação em casa sem nenhum problema. É totalmente viável ter a nossa própria academia a partir de um investimento moderado.

O importante nesse tipo de projeto é saber do que precisamos e o que é dispensável. Só assim a despesa poderá ser controlada e o nosso espaço terá elementos suficientes. A seguir vamos te ajudar a montar a sua própria academia em casa.

Prepare uma sala ou área exclusiva para a sua academia

O primeiro problema que encontramos para nos equiparmos tem a ver com o espaço. O ideal é ter uma área completa ou uma sala dedicada ao treinamento. Caso contrário, as sessões de exercícios poderiam ficar complicadas e isso nos desmotivaria.

Esse tipo de ideia é útil para pessoas de todas as idades. O fundamental é que na área selecionada exista espaço para colocar o equipamento e para treinar.

O próximo passo é garantir que essa área esteja, no mínimo, com carpete. Caso contrário, o melhor a fazer é comprar tapetes de espessura intermediária. Também é ideal ter espelhos amplos e alongados, onde possamos nos ver de corpo inteiro. Tudo isso pode ser comprado e instalado gradualmente.

Musculação em casa: pesos e halteres são fundamentais

Pesos, halteres e barras são os primeiros elementos que devemos começar a comprar. Seu preço pode ser alto, mas eles são itens fundamentais para a musculação em casa. Ao treinar em uma academia em casa, precisaremos de pesos e instrumentos especializados.

os pesos e halteres são fundamentais

Uma boa opção é comprar um par de halteres ajustáveis com 20 kg de peso. Este peso é alto, mas não impossível de ser levantado por um praticante médio.

Também é possível optar por quatro discos de 10 quilos cada. Depois disso, também será importante adquirir uma barra olímpica para exercitar o peito e os ombros.

Este é o mínimo necessário para trabalhar o volume. Comprar outros acessórios ou pesos vai depender das nossas possibilidades e do nosso orçamento. Além disso, também poderíamos incluir um par de discos de 5 kg.

O banco regulável é uma necessidade

As superfícies onde nos exercitamos nos dão maiores possibilidades de movimento. A quantidade de movimentos que podemos fazer em pé ou sentados é muito limitada. Portanto, adquirir um banco regulável abrirá o leque de exercícios que podemos executar.

Os bancos horizontais são úteis para os treinos nos quais precisamos ficar deitados. No entanto, quase todos eles podem ser feitos diretamente no chão. Por outro lado, com o banco regulável, teremos diferentes alturas e inclinações, o que aumenta o número de posições possíveis.

Outra ferramenta que nos dará amplitude de movimentos é a barra fixa. Ela é útil para trabalhar principalmente as costas e os bíceps e pode ser colocada na parte de cima do batente de qualquer porta. Na verdade, ela não precisa espaços amplos, mas as possibilidades de exercícios são muitas.

Itens pequenos e baratos para fazer musculação em casa

Comprar aparelhos de ginástica não faz muito sentido, mesmo se tivéssemos a possibilidade. Se tivéssemos espaço e dinheiro, a única coisa realmente útil seria a aquisição de uma máquina para trabalhar as pernas.

No entanto, se moramos em uma casa com pouco espaço, é melhor pensarmos em pequenos itens complementares, como os seguintes:

  • Faixas de resistência: são presas a uma superfície firme e servem para condicionar o bíceps, o tríceps e o peito. É essencial comprar mais de uma.
  • Ab roller: com esta pequena roda com alças, podemos fortalecer a área abdominal e o core. Nas academias em casa, este tipo de elemento geralmente está presente, uma vez que eles ocupam pouco espaço e são eficazes.
Itens pequenos e baratos para fazer musculação em casa

  • Bola de estabilidade: este item complementará todos os treinos; serve para trabalhar abdominais e o músculo transverso do abdômen. As mulheres que treinam em casa vão se beneficiar bastante.

Uma bicicleta ergométrica seria útil

Embora isso possa levar a um investimento um pouco maior, seria bastante recomendável. De fato, com uma bicicleta ergométrica você pode fazer sessões de spinning em casa. Em outras palavras, poderíamos cobrir também os treinos cardiovasculares.

Com tudo isso, poderíamos dizer que estaríamos completamente prontos. Todos os artigos mencionados permitirão que você cubra cada grupo muscular. Com eles e um pouco de força de vontade, é possível fazer musculação em casa e teremos quase as mesmas possibilidades do que em uma academia.

  • Fundación AHUCE. Ejercicios para trabajar en casa. Extraído de: http://www.ahuce.org/Portals/0/Publicaciones/Boletines_OI/Ejercicios_para_Trabajar_en_Casa.pdf
  • Ejercicios de peso con mancuernas. IES Dionisio Aguado. Extraído de: http://iesdionisioaguado.org/joomla/images/anibal/fuerzaman.pdf