Como ganhar músculos após os 40 anos

26 de dezembro de 2019
A partir dos trinta anos, as pessoas podem sofrer um declínio em sua condição física. No entanto, isso pode ser evitado. Existem até maneiras de continuar ganhando músculos ao entrar na quarta década de vida.

O corpo humano tem sua complexidade, e aprender a mantê-lo saudável é um esforço que requer vontade. Também é verdade que a idade em que se alcança a plenitude do desenvolvimento físico varia entre os 20 e 30 anos. Por isso, uma grande preocupação das pessoas é manter ou ganhar músculos após os 40 anos.

Os 30 anos parecem ser a idade limite e, excedido esse limiar, a formação de massa muscular começa a parar. No entanto, isso só acontece em casos de pessoas que praticam pouca atividade física ou são sedentárias no seu modo de vida.

Mexa-se!

O mundo atual procura facilitar todos os processos para as pessoas e, infelizmente, o custo dessa situação é uma vida com menos movimento. Muitos hábitos alimentares ou físicos não são adequados para manter a massa muscular e o tônus ​​ao longo do tempo.

Embora não seja uma tarefa fácil, é possível desenvolver músculos em qualquer idade. O importante é conhecer o mapa interno do corpo e adotar um novo estilo de vida. Isso é feito com uma rotina de exercícios e dietas personalizadas, que afetam o metabolismo e a composição dos tecidos.

Como ganhar músculos após os 40 anos

O envelhecimento é um processo natural, que possui seus próprios desafios e belezas. Sua chegada nem sempre é negativa para a aparência: muitos atletas, atores e outras celebridades cada vez mais possuem melhores condições físicas.

Idosos malhando

No entanto, as pessoas comuns não são personagens que se dedicam ao cuidado constante do corpo. O principal desafio é a vontade de mudar.

É mais difícil ganhar músculos aos 40 anos, e essa é uma realidade irreversível. No entanto, com uma dieta consistente e trabalho duro, você pode mudar a idade física, e assim “rejuvenescer” o corpo.

Outro elemento físico a considerar são as articulações e tendões. Ao longo dos anos, eles tendem a ser mais afetados pelo processo de deterioração e a suportar menos carga. Ao praticar atividade física, é aconselhável tomanr cuidado.

Para ganhar músculos, a dieta é fundamental

A alimentação é uma das chaves para o desenvolvimento. Uma boa dieta gera as condições corporais necessárias para a formação de músculos e a realização de movimentos complexos necessários para fazer o exercício.

Aos 40 anos, é essencial ter uma dieta rica em antioxidantes, fibras naturais e gorduras insaturadas. Além de ajudar a ganhar massa muscular, também estará prevenindo doenças cardíacas. Os alimentos ricos em proteínas são igualmente vitais, pois evitam a deterioração de grupos musculares.

Sim para os carboidratos

Os carboidratos também são muito necessários, pois são o combustível para o funcionamento interno do corpo. Além disso, ocupam um papel protagonista na geração de glicose que impulsiona o cérebro.

É um erro relativamente comum pensar que esse tipo de grupo de alimentos deve ser evitado se você estiver pensando em ganhar tônus ​​muscular. Na verdade, não é assim.

Alguns especialistas recomendam seguir uma dieta de 2.500 calorias diárias, mas essas definições estão relacionadas às características do corpo. Ir ao nutricionista é uma ótima opção para criar uma rotina de alimentação saudável e de acordo com as condições físicas pessoais.

Como ganhar músculos após os 40 anos

Exercício para ganhar músculos após os 40 anos

A arquitetura do corpo humano é impressionante, e a atividade física é essencial desde o primeiro momento. O que acontece é que, após 30 anos, começa a deterioração física. Por isso, realizar exercícios é mais complexo.

Portanto, ganhar músculos depois dos 40 anos de idade requer uma preparação física específica. Não é para se exercitar menos, mas para ser mais estratégico, para evitar lesões ou patologias mais graves.

Os alongamentos contribuem para a flexibilidade muscular, por isso é aconselhável começar com eles. Em seguida, você pode continuar com o uso de pesos mais leves, mas com mais séries de repetições, para estimular melhor os tecidos.

Da mesma forma, exercícios excêntricos são excelentes para ganhar tônus muscular. Mas é necessário descansar, não tenha dúvida de que um bom descanso também ajuda a alcançar as metas. O importante é equilibrar a alimentação, a atividade física e o descanso para obter um corpo saudável.

  • Dirección Gral de la Mujer. Comunidad de Madrid. Guía de la actividad física y la mujer a cualquier edad. Extraído de: http://www.madrid.org/bvirtual/BVCM014011.pdf
  • Congreso Internacional Educación Física. 2004. Extraído de: https://www.um.es/univefd/presmus.pdf
  • Colegio Oficial de Psicología. Manual de ejercicios de psicología positiva aplicada. Extraído de: https://www.cop-cv.org/db/docu/170419111407WtnYiyZunKZr.pdf