Como ganhar músculos após os 40 anos
O corpo humano tem sua complexidade, e aprender a mantê-lo saudável é um esforço que requer vontade. Também é verdade que a idade em que se alcança a plenitude do desenvolvimento físico varia entre os 20 e 30 anos. Por isso, uma grande preocupação das pessoas é manter ou ganhar músculos após os 40 anos.
Os 30 anos parecem ser a idade limite e, excedido esse limiar, a formação de massa muscular começa a parar. No entanto, isso só acontece em casos de pessoas que praticam pouca atividade física ou são sedentárias no seu modo de vida.
Mexa-se!
O mundo atual procura facilitar todos os processos para as pessoas e, infelizmente, o custo dessa situação é uma vida com menos movimento. Muitos hábitos alimentares ou físicos não são adequados para manter a massa muscular e o tônus ao longo do tempo.
Embora não seja uma tarefa fácil, é possível desenvolver músculos em qualquer idade. O importante é conhecer o mapa interno do corpo e adotar um novo estilo de vida. Isso é feito com uma rotina de exercícios e dietas personalizadas, que afetam o metabolismo e a composição dos tecidos.
Como ganhar músculos após os 40 anos
O envelhecimento é um processo natural, que possui seus próprios desafios e belezas. Sua chegada nem sempre é negativa para a aparência: muitos atletas, atores e outras celebridades cada vez mais possuem melhores condições físicas.
No entanto, as pessoas comuns não são personagens que se dedicam ao cuidado constante do corpo. O principal desafio é a vontade de mudar.
É mais difícil ganhar músculos aos 40 anos, e essa é uma realidade irreversível. No entanto, com uma dieta consistente e trabalho duro, você pode mudar a idade física, e assim “rejuvenescer” o corpo.
Outro elemento físico a considerar são as articulações e tendões. Ao longo dos anos, eles tendem a ser mais afetados pelo processo de deterioração e a suportar menos carga. Ao praticar atividade física, é aconselhável tomanr cuidado.
Para ganhar músculos, a dieta é fundamental
A alimentação é uma das chaves para o desenvolvimento. Uma boa dieta gera as condições corporais necessárias para a formação de músculos e a realização de movimentos complexos necessários para fazer o exercício.
Aos 40 anos, é essencial ter uma dieta rica em antioxidantes, fibras naturais e gorduras insaturadas. Além de ajudar a ganhar massa muscular, também estará prevenindo doenças cardíacas. Os alimentos ricos em proteínas são igualmente vitais, pois evitam a deterioração de grupos musculares.
Sim para os carboidratos
Os carboidratos também são muito necessários, pois são o combustível para o funcionamento interno do corpo. Além disso, ocupam um papel protagonista na geração de glicose que impulsiona o cérebro.
É um erro relativamente comum pensar que esse tipo de grupo de alimentos deve ser evitado se você estiver pensando em ganhar tônus muscular. Na verdade, não é assim.
Alguns especialistas recomendam seguir uma dieta de 2.500 calorias diárias, mas essas definições estão relacionadas às características do corpo. Ir ao nutricionista é uma ótima opção para criar uma rotina de alimentação saudável e de acordo com as condições físicas pessoais.
Exercício para ganhar músculos após os 40 anos
A arquitetura do corpo humano é impressionante, e a atividade física é essencial desde o primeiro momento. O que acontece é que, após 30 anos, começa a deterioração física. Por isso, realizar exercícios é mais complexo.
Portanto, ganhar músculos depois dos 40 anos de idade requer uma preparação física específica. Não é para se exercitar menos, mas para ser mais estratégico, para evitar lesões ou patologias mais graves.
Os alongamentos contribuem para a flexibilidade muscular, por isso é aconselhável começar com eles. Em seguida, você pode continuar com o uso de pesos mais leves, mas com mais séries de repetições, para estimular melhor os tecidos.
Da mesma forma, exercícios excêntricos são excelentes para ganhar tônus muscular. Mas é necessário descansar, não tenha dúvida de que um bom descanso também ajuda a alcançar as metas. O importante é equilibrar a alimentação, a atividade física e o descanso para obter um corpo saudável.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dirección Gral de la Mujer. Comunidad de Madrid. Guía de la actividad física y la mujer a cualquier edad. Extraído de: http://www.madrid.org/bvirtual/BVCM014011.pdf
- Congreso Internacional Educación Física. 2004. Extraído de: https://www.um.es/univefd/presmus.pdf
- Colegio Oficial de Psicología. Manual de ejercicios de psicología positiva aplicada. Extraído de: https://www.cop-cv.org/db/docu/170419111407WtnYiyZunKZr.pdf
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.