A importância de levantar pesos após os 30 anos
É muito importante se exercitar durante toda a vida, e uma das opções de exercício mais recomendadas a longo prazo é o trabalho com pesos. Após os 30 anos, a recomendação de levantar pesos é ainda mais importante.
Existem muitos mitos sobre a prática de levantar pesos, alguns mais exagerados do que outros. Esses mitos afastam muitas pessoas desse treinamento e, como consequência, de seus grandes benefícios.
Mas por que levantar pesos tem uma reputação tão ruim? Quando muitas pessoas pensam sobre esse tipo de treinamento, automaticamente imaginam um grupo de homens excessivamente musculosos. No entanto, a realidade está longe disso.
A importância de levantar pesos
Existem muitas maneiras de treinar o corpo para melhorar as capacidades físicas. Uma delas é o levantamento de pesos. Graças a esse exercício, é possível aumentar o tônus muscular, o que aumenta também a força e a resistência.
Você pode obter esses benefícios através de um plano de treinamento profissional e bem desenvolvido que esteja de acordo com as suas capacidades. Nesse sentido, especialistas recomendam evitar levantar pesos esporadicamente ou sem ter ideia do que está sendo feito.
Antes de levantar pesos, é importante consultar um treinador e ser avaliado por um médico.
Por que é importante levantar pesos após os 30 anos?
Após os 30 anos, o corpo começa a perder tônus muscular, habilidades como resistência e força começam a diminuir, e o corpo percebe essas mudanças como negativas.
A idade não é a única responsável por esse processo, embora tenha uma grande influência. Na verdade, a falta de exercícios físicos, que poderíamos resumir como estilo de vida sedentário, também desempenha um papel importante.
A falta de atividade física e exercícios regulares, o sedentarismo, é causa de muitas doenças. Inclusive, é um problema que atormenta as pessoas desde a juventude. No entanto, a partir dos 30 anos, se outros fatores entrar em jogo, como a perda de massa muscular devido ao envelhecimento.
A combinação desses fatores resulta no aparecimento da sarcopenia, uma doença importante.
O que é a sarcopenia?
A sarcopenia é uma doença do músculo esquelético progressiva que pode prejudicar gradativamente o desempenho físico. A sarcopenia é mais perigosa do que as pessoas imaginam, e os grupos musculares são todos propensos a ela.
Suas principais causas, como mencionamos acima, são a idade e a falta de atividade física. Para diagnosticá-la, é necessário consultar um médico, que solicitará exames e colherá amostras dos músculos afetados.
Essa condição deve ser tratada com uma alimentação saudável e exercícios físicos, que devem estar dentro de um plano de treinamento que melhore gradualmente o tônus muscular e contribua para as capacidades físicas.
É por isso que levantar pesos após os 30 anos é importante. Em suma, previne o aparecimento dessa doença e garante um envelhecimento ativo.
Envelhecer a partir dos 30 anos?
Muitas pessoas consideram um exagero falar sobre envelhecimento aos 30 anos. No entanto, a perda de massa muscular que começa nessa idade é um claro exemplo disso. Durante cada década, cerca de 10% dos músculos se deterioram.
Com base no que mencionamos acima, o ideal é se preparar para o envelhecimento ativo. Você pode começar a levantar pesos gradualmente antes dos 30 anos, com um plano de treinamento bem elaborado. O objetivo não é se tornar um halterofilista ou um fisiculturista, mas dar a esse treinamento a importância que merece.
Levantar pesos é a alternativa que especialistas recomendam
Esse método é importante principalmente devido ao resultado de aumento do tônus muscular. Inclusive, representa uma opção para ficar em forma, mesmo após os 60 anos.
Claramente, isso derruba o mito de que adultos mais velhos não deveriam levantar pesos. A quantidade de peso que você deve levantar varia de acordo com a sua capacidade muscular.
Por outro lado, especialistas defendem que as pessoas devem começar a levantar pesos após os 15 anos de idade, para evitar problemas de saúde na infância. A ideia é construir um hábito antes dos 30 anos para evitar a perda do tônus muscular ou das capacidades físicas ao longo do tempo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Evans, W. J. (1995). What is sarcopenia? Journals of Gerontology – Series A Biological Sciences and Medical Sciences. https://doi.org/10.1093/gerona/50a.special_issue.5
- Michelle M. Porter. 2001. The Effects of Strength Training on Sarcopenia. Canadian Journal of Applied Physiology. https://doi.org/10.1139/h01-009
- José, M. (2012). Envejecimiento activo. Revista Semestral Del Colegio Oficial de Psicólogos de La Comunidad Valenciana. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.