Erros na academia: conheça os mais comuns

· 15 de outubro de 2018
Ir à academia é uma forma de nos mantermos saudáveis, tanto o corpo quanto a mente, mas devemos ter cuidado e fazer os exercícios sob os conselhos e a supervisão de um profissional, principalmente se estamos começando agora.

A falta de informação pode nos levar a cometer erros na hora de fazer exercícios. Para que isso não aconteça com você, vamos falar sobre os erros na academia: quais os mais comuns? Como evitá-los? Continue lendo!

Erros na academia: quais são os mais comuns?

Os erros na academia são aqueles que cometemos ao fazer exercício e que podem se tornar um vício complicado de largar. Você pode estar há algum tempo cometendo esses erros sem perceber. Por isso, antes que seja tarde demais, trate de identificá-los e coloque as mãos à obra!

Esses são os erros na academia mais comuns:

Não ter paciência

Vamos começar falando de um erro muito mais psicológico do que físico, mas mesmo assim muito importante.

Quando começamos a fazer exercícios, é possível que vejamos resultados rápidos, mas isso pode mudar em algumas semanas, quando o corpo se acostuma a certos movimentos e tem mais dificuldades para queimar gorduras e ganhar uma nova forma.

Mulher fazendo agachamento com barra

Essa impaciência para ver resultados pode nos levar a perder constância e deixar de treinar, gradual ou repentinamente. Você consegue entender porque dissemos que esse assunto é tão importante quanto os outros?

Não ver os resultados esperados quando você quer não significa que algo dentro de seu corpo não esteja mudando. As mudanças estão acontecendo mais lentamente, mas logo você as verá. Não se renda à preguiça!

Ser muito bruto

Você já está treinando há várias semanas, e cada vez é mais fácil levantar o peso com o qual você começou. Você quer se superar dia a dia e essa é uma atitude ótima… Mas cuidado! Levantar muito peso pode trazer lesões musculares, que podem ser sequelas para a vida inteira.

Não fique com vergonha de levantar pouco peso, e faça menos repetições para obter resultados. Seu próprio corpo vai te dizer quanto você pode aumentar na máquina, mas se você exagerar as consequências podem ser graves.

Má postura

Ainda que muitas pessoas acreditem que só o levantamento de peso com barra é afetado pela má postura, não é bem assim. Você pode ter uma postura ruim fazendo agachamentos, abdominais ou passadas. Uma má postura pode fazer com que seu esforço não sirva para nada, porque você não estará trabalhando a região desejada.

Outras posturas podem fazer com que você sofra lesões graves, que influenciarão no treinamento e possivelmente em sua vida de maneira negativa. Cuidado com as posturas, e mesmo que você acredita que esteja na posição correta, pergunte a seu professor na academia. Ele ficará feliz em ajudar.

Não descansar

Todos os esportistas profissionais sabem que, entre cada série, é preciso descansar um pouco. Pense que quando você faz exercícios intensos ou levanta pesos, o corpo vai a mil. Se você fizer isso sem descansar, ficará cada vez mais esgotado e o músculo vai se fadigar, podendo inclusive chegar a rasgar.

Fique tranquilo, você não vai perder os resultados obtidos por conta de trinta segundos ou um minuto de descanso entre uma série e outra. Você é novo na academia? Observe os musculosos em volta.

Eles conseguiram esses músculos com esforço, com trabalho e constância, sabendo como treinar. Você vai perceber que, entre uma série e outra, eles se levantam, dão uma volta e voltam. Ou seja… descansam!

Mulher controlando o tempo com um relógio

Treinar todos os dias

Vamos resumir de uma maneira muito simples: às vezes, menos é mais. Sim, treinar todos os dias não permite que nem seu corpo, nem sua mente e nem seus músculos descansem. Você não vai conseguir mais resultados porque treina todos os dias. Pelo contrário, seus músculos podem se cansar em entrar na fase de catabolismo.

Para entender essa palavra de maneira simples, é como se seus músculos estivessem em greve. O melhor a fazer é surpreender seu corpo com descansos quando ele menos esperar. Mas você também pode ter uma rotina. Treinar cerca de quatro vezes por semana é mais do que suficiente.

Usar sempre as mesmas máquinas

O último erro da nossa lista de erros na academia. Esse é possivelmente um dos erros mais comuns. Existem máquinas das quais gostamos mais, e outras que não gostamos tanto. Talvez porque precisamos fazer mais esforço para usá-las. Mas essas são as melhores!

Se você se acostumar a usar as mesmas máquinas, o mesmo acontecerá com seu corpo, e seus músculos já não farão esforço durante o exercício. Você deve alternar movimentos, pesos e máquinas diferentes para trabalhar o maior número de regiões diferentes do corpo. O resultado está na variação.

Você anotou quais são os erros na academia mais comuns? Agora você já pode evitá-los e potencializar seus resultados!