Corda naval, conheça o novo aliado para os seus treinos

26 de janeiro de 2019
Se você gostaria de um treino com corda naval, neste artigo iremos contar tudo o que você precisa saber para usar esse elemento fitness nos seus treinos. Anote tudo!

A corda naval permite queimar gordura e construir músculos ao mesmo tempo. Tenha em mente que o uso da corda naval tonifica os músculos e melhora a sua capacidade aeróbica, tudo isso ao mesmo tempo. Por esses e outros motivos, ela se tornou a nova aliada para os seus treinos.

De fato, você pode adquirir o equipamento necessário para praticar quando quiser e onde quiser. As cordas são muito fáceis de usar e você só precisa de uma grade como ponto de ancoragem.

Sem dúvida alguma, a corda naval ou battle rope é um método de treinamento total. Enquanto você usa as mãos e os braços para mover a corda e trabalhar a parte superior do corpo, também pode incluir agachamentos ou movimentos laterais para trabalhar a parte inferior do corpo.

corda naval

Quanto aos treinos, você não vai precisar de muito tempo. As aulas com corda naval costumam ser rápidas e eficientes. Mas, como sempre, nestes casos, tudo depende do seu nível de condição física.

Como usar a corda naval?

Para usar a battle rope é importante que você aprenda a relaxar. Isso significa que você deve tentar não tensionar o seu corpo para não se cansar com rapidez. Então, respire fundo, relaxe os seus braços e agarre delicadamente a corda. Com isso, você já estará pronto para movê-la rápido e manter a intensidade!

Sem dúvida, as cordas permitem o treinamento de todo o corpo já que todos os músculos devem ser utilizados para aumentar a potência e a eficácia do movimento. Além disso, os quadris e as pernas desempenham um papel essencial no exercício.

É muito importante que você combine o seu movimento com o padrão de respiração. À medida que for aumentando a velocidade e a intensidade, a sua respiração deve fazer o mesmo. Certifique-se também de evitar ficar muito rígido e que todas as áreas de seu corpo estejam ativas.

Quais são os benefícios da corda naval?

1.-Força mental

Quando você começa a usar as cordas, a ideia de manter a intensidade durante um tempo prolongado parece impossível. No entanto, o treinamento irá ajudá-lo a superar as barreiras mentais e a ter mais confiança, uma das coisas mais importantes que você pode aprender.

2.-Para todas as pessoas

Felizmente, para usar as cordas navais não é necessário um certo nível de condição física. Na verdade, qualquer pessoa pode começar a treinar com cordas navais. Não esqueça que para aumentar a intensidade tudo o que você precisa fazer é se aproximar do ponto de ancoragem.

3.-Maior estabilidade

Mesmo que você esteja fazendo círculos, puxando as cordas ou levantando-as, sempre treinamos estabilidade. Através de movimentos repetitivos, ela permite que você se torne muito estável e forte, tanto na parte inferior do corpo quanto na parte superior.

4.-Tonificar todo o corpo

Assim como acontece quando você levanta o peso na barra, à medida que as ondas aumentam de tamanho, distância, duração e velocidade, aumenta-se a força através da corda, o que requer um aperto mais forte para que ela não fuja das suas mãos.

5.-Menos risco de lesões

O último dos benefícios que você deve levar em consideração é que, graças ao efeito de dupla força e os movimentos contralaterais comuns do uso da corda, você pode limitar as lesões, já que cada pessoa é limitada pela sua própria produção de força.

“Você não pode colocar um limite para nada. Quanto mais você sonha, mais longe você chegar”

–Michael Phelps–

Quais são os exercícios que eu posso fazer?

A seguir, vamos contar de forma breve alguns exercícios que você pode realizar com as cordas navais:

Ondas alternadas

Pegue os extremos da corda e leve-a para cima com a mão direita e para baixo com a esquerda. Continue realizando esse movimento o mais rápido que puder.

treino com corda naval

Ondas duplas

Segure as pontas da corda e leve-a para cima e para baixo com ambas as mãos ao mesmo tempo.

Serpentes

Trata-se de um dos exercícios mais divertidos. Você deve segurar os extremos da corda e mover os braços de um lado para o outro de forma simultânea para que a corda se mova como uma serpente.

Círculos

Pegue as pontas da corda e mova-as formando círculos para fora. Nesse exercício, a sua mão direita vai no sentido dos ponteiros do relógio e a esquerda, no sentido contrário.

Finalmente, não se esqueça de que a corda naval é uma modalidade que se adapta a todos os tipos de atletas, tanto iniciantes quanto especialistas. Assim, não hesite em começar e comprovar em primeira mão os seus benefícios. O que você está esperando?