5 coisas que não podem faltar para treinar em casa
Muitas pessoas querem treinar, mas ou não gostam de academias ou têm pouco tempo devido a uma agenda movimentada e ritmo de vida. Se esse for o seu caso, não desanime, você pode se exercitar em casa com apenas alguns minutos e de maneira efetiva. Para poder fazer isso sem problemas, existem algumas coisas que não podem faltar para treinar em casa.
É possível treinar em casa?
Para começar, uma das coisas que mais nos preocupa quando pensamos em treinar é a falta de tempo. Se você tiver que enfrentar um dia de trabalho longo e extenuante, pode se desgastar tanto no sentido físico e quanto no mental e não haverá espaço na sua agenda para a atividade física.
Além disso, outra causa provável que pode te desanimar talvez seja a falta de dinheiro. Também é provável que você se pergunte: “Que treino posso fazer se não tiver muitos materiais ou equipamentos para treinar em casa?”
Mas não desanime, continue lendo para que você possa começar o seu treino em casa, e praticamente sem muitos equipamentos.
5 coisas necessárias para treinar em casa
Embora uma das motivações ou fatores para treinar em casa seja reduzir despesas, não se feche para a possibilidade de complementar com acessórios ou máquinas. Por exemplo:
1. Se você tiver uma barra firme e em uma altura confortável em que seus braços estendidos possam facilmente alcançá-la, você pode usá-la como uma barra para elevar seu corpo.
2. Com pequenos halteres você pode fazer um pouco de força muscular e tonificar.
3. Uma das melhores opções adicionais é que você possa ter uma fitball ou uma bola de exercícios com a qual conseguirá fazer exercícios de ginástica suave.
4. Se você tem uma esteira ou bicicleta estática, você pode fazer exercícios cardiovasculares, aumentando assim a capacidade do seu coração.
5. Além disso, um colchonete, um banco ou uma cadeira firme sempre serão úteis.
Existem várias propostas interessantes para treinar em casa, e você certamente encontrará uma apropriada para você, sempre tendo em mente seu tempo e os acessórios disponíveis.
Exercícios de aquecimento antes do treino
Antes de tudo, é importante começar bem. Portanto, a primeira coisa que você deve prestar atenção é nos exercícios de aquecimento. Isso permitirá que você ative seu corpo para a atividade física em si.
Desse modo, suas articulações, tendões e músculos aquecem e seu coração eleva as pulsações. Para este treino de aquecimento podemos dedicar entre 5 e 10 minutos. Mas não se apresse, porque o seu corpo precisa de um período de tempo para perceber que está ativo.
Após isso, você pode começar a treinar em casa fazendo exercícios cardiovasculares ou de força que envolvam uma certa quantidade de esforço, que aumentará progressivamente.
Treino cardiovascular e de força
Antes de começar, visualize os objetos de seu quarto, garagem ou quintal e você descobrirá que alguns podem te dar a firmeza necessária para treinar em casa. Nesse sentido, talvez tenhamos uma cadeira forte e estável, um banco, um piso acolchoado ou grama. Uma barra ou algum objeto pesado e firme irão servir também.
Você poderia começar com esse treino:
Flexões
É uma das coisas mais importantes, pois geram força naquilo que é conhecido como parte superior. Isso significa que inclui braços, ombros, tórax e costas.
Para realiza-las, você pode deitar de bruços no chão e levantar o tronco com a força dos braços. Além disso, mantenha as palmas das mãos bem apoiadas no chão e levante-se apoiado em seus braços e nas pontas dos seus pés, que também devem estar apoiados.
Burpees
Embora este exercício exija algum esforço coordenado, é muito dinâmico. Você ficará na mesma posição que usou para as flexões. Então, você dá um pequeno impulso para agachar, pegando as pernas e imediatamente pula, estendendo os braços para cima.
Depois, você volta para a posição de agachamento e, a partir daí, estica as pernas de volta para a posição de flexão e repete o ciclo.
Ponte de glúteo
Nesse caso, fique de costas sem esticar as pernas e apoie os pés firmemente no chão, mas a cintura permanecerá próxima nível do chão. Depois, faça elevações do seu tronco devagar e repetidamente. Este exercício ativa a musculatura isquiossural.
Faça um esforço consciente ao treinar em casa
Antes de tudo, lembre-se que para dar continuidade aos exercícios ou para manter a rotina, você deve programar seu horário. É provável que você tenha que fazer alguns ajustes em seus hábitos de vida e definir prioridades, mas o esforço vale a pena.
Além disso, treinar em casa não precisa ser chato; se você adicionar uma série de elementos para aproveitar e aprender, vai se sentir mais motivado. Por exemplo, você pode incluir vídeos, músicas e até dançar.
Assim, o exercício irá te ajudar a levar uma vida mais ativa e melhorar sua energia para situações cotidianas. Não haverá espaço para desculpas. Por isso, comece agora a treinar em casa.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.