A máquina de remo, um equipamento de cardio desconhecido

· 1 de agosto de 2018
A máquina de remo se tornou muito popular, já que, além de trazer muito benefícios, ela pode ser guardada em qualquer lugar da casa. Além disso, podemos usá-la com diferentes objetivos. 

Você já deve ter visto na academia um aparelho estranho, bem largo e que faz certo barulho: trata-se da máquina de remo. Ela é uma alternativa completa para se exercitar. Ela trabalha a força, a resistência e a capacidade cardiovascular de uma maneira funcional e inovadora.

Basicamente, a máquina de remo consiste em um assento com um cabo conectado a uma corrente com engrenagens. Ela permite simular o movimento que faríamos se estivéssemos remando na água.

Para que ela funcione, devemos fazer força esticando os braços e dobrando as pernas.

Como funciona a máquina de remo?

Em primeiro lugar, para usar a máquina de remo, devemos nos sentar e vestir uma roupa apropriada. Ou seja, que possibilite amplos movimentos, que não penda no assento e que, além disso, permita que não escorreguemos.

Mulher usando uma máquina de remo

Em segundo lugar, você deve colocar os pés nos apoios. Ao fazer isso, deverá ajustar as alças de acordo com o tamanho do seus pés. As alças devem ficar na metade.

Por fim, você só precisa esticar e flexionar as pernas para verificar se o assento está regulado. Em seguida, você poderá começar a remar.

Com relação ao movimento, devemos começar com as pernas flexionadas e com os braços estendidos. Em seguida, devemos fazer movimentos contrários com ambos os membros. Assim que estendermos completamente as pernas, puxaremos com os braços. Para retornar ao início, primeiro esticamos os braços e, depois, flexionamos as pernas.

Quais são os músculos que trabalhamos praticando o remo indoor?

A máquina de remo é um aparelho extremamente funcional. Isso porque trabalhamos vários grupos musculares que são os que precisamos para fazer nossas atividades cotidianas.

Os músculos que trabalhamos na máquina de remo são os seguintes:

Quadríceps

O movimento de flexão e extensão das pernas faz com que trabalhemos vários grupos musculares das pernas. Por exemplo, os quadríceps. 

Esse aparelho exige que façamos força nos membros superiores para remar, mas também temos que realizar força nas pernas para empurrar.

Além do quadríceps, o exercício também fortalece os glúteos e os tendões da perna.

Dorsais

Os músculos dorsais também são indispensáveis para realizar esse tipo de exercícioQuando puxamos o remo, trabalhamos os dorsais médios junto com a ajuda de outros músculos. Eles são os seguintes:

Trapézio e músculos das costas

O trabalho desses músculos na máquina de remo traz muitos benefícios. Em primeiro lugar, melhoram a postura dos ombros e as costas. Fora isso, alarga as costas e ajuda a evitar dores. 

Abdominais

Os abdominais, junto com o músculo eretor da coluna, também serão beneficiados com o uso da máquina de remo já que, ao esticar as costas para trás, estaremos exercitando esse grupo muscular.

Outros músculos dos membros superiores

Por último, temos o grupo que inclui os peitorais, deltoides, bíceps e tríceps. Afinal, todos eles são exercitados com o movimento dos braços através da máquina de remo.

Mulheres usando a máquina de remo

Os benefícios da máquina de remo

O melhor dessa máquina de remo é que ela é fácil de usar e todos podem se exercitar com ela. Existem muitos outros benefícios trazidos por ela.

Primeiramente, saiba que ela gasta muitas calorias. já que exige um trabalho constante de um grande número de grupos musculares dos membros inferiores e superiores. Trata-se de um excelente trabalho de resistência e de um ótimo exercício cardiovascular.

Igualmente, a ausência de impactos e o fato de que não é necessário levantar pesos faz com que o número de lesões seja ínfimo. Além disso, pode ser usada por pessoas que precisam realizar trabalhos menos agressivos em dias posteriores à prática esportiva intensa.

Finalmente, também devemos mencionar que o exercício é muito divertido. Como é inovador, muita gente se sente entusiasmada em praticá-lo e em melhorar o seu rendimento.

Os erros mais comuns na prática do remo indoor

Trata-se de um aparelho extremamente seguro. As probabilidades de sofrer lesões com ele são muito baixas. Existem, no entanto, certos erros que devemos evitar ao usá-la:

  • Puxar o remo com os braços antes de estender as pernas. Isso fará com que todo o impulso seja feito com a força dos braços.  No entanto, são as pernas que devem aplicar mais força na máquina.
  • Colocar os joelhos exageradamente para fora ao flexionar as pernas.
  • Jogar as costas para trás e aproximar o remo do queixo em excesso.
  • Esticar as pernas e esticar também os braços. Isso poderá causar lesões nas costas.  Os movimentos das pernas e dos braços devem ser coordenados.

Em suma, a máquina de remo é uma opção que todo esportista deveria considerar praticar. Os seus benefícios são enormes, os seus perigos são quase nulos e, dessa forma, é uma ótima opção.