Quanto tempo leva para ficar em forma?

· 3 de novembro de 2018
É o objetivo da maioria das pessoas. Muitos de nós entramos na academia querendo nos sentir melhor com o nosso corpo. No entanto, essa mudança física é um processo que requer tempo e força de vontade.

Você já decidiu, vai entrar na academia! Você sonha em ter o corpo ideal, e vai conseguir. No entanto, você deve saber quanto tempo leva para ficar em forma, porque a resposta a essa pergunta definirá sua determinação a seguir.

Quanto tempo leva para ficar em forma?

Estar em forma está na moda. As grandes empresas, sabendo disso, tiram proveito de nossos desejos para vender produtos ‘milagrosos’ que no final são inúteis. Por outro lado existem os youtubers que nos asseguram que com apenas cinco minutos por dia fazendo os exercícios que nos ensinam, teremos um corpo como o deles.

Estes últimos podem até falar a verdade, mas asseguramos que o resultado não é alcançado de um dia para o outro. Se tivéssemos que procurar uma palavra relacionada ao sucesso do exercício, seria frequência.

Ter um corpo ideal não é apenas uma questão estética, mas uma questão de saúde, por isso é importante que você coloque isso em sua cabeça para não desanimar ao longo prazo. Estudos mostram que incorporam atividades físicas ao dia a dia independente de estar de dieta é um importante preditor de manutenção do peso a longo prazo.

Mulher que emagreceu com calcinha larga

Você já ouviu falar que para superar o término de um relacionamento é necessário o dobro do tempo que durou? Bem, quanto tempo  leva para ficar em forma? Quanto tempo é necessário para superar o término de sua relação com o sofá e a junk food?  Menos do dobro do tempo que durou, com certeza!

O que deve ser considerado para conseguir uma mudança física

Existem muitos fatores que devem ser considerados para saber quanto tempo leva para ficar em forma. Estes são alguns:

  • O sexo. Dependendo se você é homem ou mulher, pode levar mais ou menos tempo para conseguir sua mudança. Tenha em mente que, se o que você procura é tonificação por meio da musculação, os homens conseguem resultados muito mais facilmente do que as mulheres, já que esse resultado está intimamente ligado à testosterona, um hormônio em maior concentração no sexo masculino.
  • O peso. Dependendo se você está ou não com sobrepeso, a mudança física pode demorar mais ou menos. Uma pessoa que tem que perder alguns quilos não é igual alguém que tem que perder trinta. Mas calma, para ambos os casos há uma solução e a mudança física virá.
  • Idade. Este é outro fator a considerar, porque quanto mais jovem mais fácil conseguir uma mudança.
  • Características individuais. Estudos mostram que as pessoas têm padrões diferentes de perda de peso. Não adianta se comparar com os outros, seu parâmetro é você!

Embora dependendo destes fatores a dificuldade para estar em forma possa ser maior, a mudança física chegará igualmente para todos os casos.

Mulher fazendo abdominais com professor na academia

Quando os resultados serão vistos

Os primeiros resultados serão geralmente vistos em quatro semanas, um pouco mais se você estiver com sobrepeso, mas você poderá notar a pele mais lisa e que alguns músculos começam a tomar forma.

No entanto, é importante estar ciente de que, se você ficou sem realizar exercício por muito tempo, nas primeiras semanas você pode engordar mesmo seguindo uma dieta equilibrada.

Isso acontece porque, ao praticar esportes, as fibras musculares se quebram e criam-se novas que demandam mais líquido, o que pesa e pode ser refletido em sua balança. Mas isso não significa que você não esteja perdendo volume, que a longo prazo é o que nos interessa.

Essas primeiras mudanças não serão perceptíveis para os outros, mas para você mesmo. É provável que você passe três ou quatro meses na academia e não veja grandes mudanças, mas os especialistas asseguram que as mudanças mais significativas começam a acontecer após esse período.

Portanto, nossa recomendação é que você prepare a sua mente para o fato de que a mudança desejada é um processo longo e contínuo. A resposta para a pergunta quanto tempo leva para ficar em forma nunca será alguns dias, o processo não é milagroso como muitos prometem.

Você pode obtê-la se mantiver uma frequência combinada à uma boa dieta com exercícios três ou quatro vezes por semana. Lembre-se, a chave está na frequência. E lembre-se também que exercícios sem dieta e dieta sem exercícios oferecem menos resultados.

Anime-se e não desista, se você mantiver uma frequência e tiver um pouco de força de vontade e paciência, vai ver como consegue uma boa saúde e o corpo que quer. Quem disse que seria fácil?