Dicas para fazer uma pré-temporada

4 de fevereiro de 2019
Se você pratica um esporte regularmente e parou os treinos por um tempo, ou então se você precisar fazer uma pausa, o mais comum é fazer uma pré-temporada antes de voltar à ativa e assim competir novamente com força total

Para fazer uma pré-temporada, você deve levar em consideração algumas questões muito importantes tais como quando começar, quais exercícios devem ser realizados ou quais mudanças devem ser feitas na rotina e alimentação, por exemplo. Saiba mais sobre isso neste artigo.

Antes de fazer uma pré-temporada: aspectos importantes

Se você decidiu fazer uma pausa nos treinamentos, é provável que você pense sobre uma maneira de ‘voltar com força total’ depois desses dias sem fazer nada (ou menos do que você está acostumado).

Embora o descanso também seja necessário para o corpo, especialmente quando os músculos fazem esforço diariamente, é verdade que um pouco da forma e do condicionamento são perdidos.

Mesmo se as férias tiverem sido de apenas alguns dias e que nesse período tenhamos feito um pouco de exercício na praia ou na montanha, perdemos um pouco do nosso condicionamento físico.

A pré-temporada é um período cuja duração é variável e que visa preparar o corpo para que ele possa assimilar a carga dos treinos subsequentes. Em teoria, a duração mínima é de quatro semanas enquanto a máxima é de seis.

O objetivo dessa preparação é obter uma boa base para os músculos, de modo que, dessa maneira, quando você começar com o treinamento ‘oficial’, você não sinta muito o esforço.

Antes de fazer uma pré-temporada, você deve levar em consideração, por exemplo, a modalidade que você pratica, as provas ou compromissos nos próximos meses e quantos dias você descansou.

Homens em uma prova de atletismo

Caso você esteja se preparando para uma maratona, por exemplo, você vai precisar de 12 semanas de treinamento específico após a pré-temporada. É por isso que você precisa ser muito organizado e respeitar os tempos e o calendário.

Se você pratica algum outro esporte, você pode até mesmo fazer duas pré-temporada por ano, que vão começar depois de um descanso de pelo menos uma semana.

Fazer uma pré-temporada: chaves

Se você está pensando em fazer uma pré-temporada, então você precisa saber que existem certas chaves ou truques que podem te ajudar a alcançar os seus objetivos:

1. Comece com um preparo geral

Independentemente da modalidade ou do esporte que você pratique em uma pré-temporada, os primeiros dias vão ser para o condicionamento. Isso significa que você deve fazer exercícios leves; tais como correr ou nadar, por exemplo. E conforme os treinos forem passando, você pode ir incluindo técnicas específicas.

2. Adicione carga pouco a pouco

Não importa quanto peso você levantava antes da pré-temporada ou quão rápido você corria. Quando esta fase começar, você vai precisar regular as cargas e os tempos.

Tenha em mente que você esteve vários dias (ou até mesmo semanas) sem se exercitar e que, dessa forma, o corpo se acostumou com a inatividade.

Certamente isso não significa voltar à estaca zero, pois os músculos também têm um pouco de memória; mas não tente fazer a mesma coisa que nos últimos dias da temporada anterior, pelo menos no começo.

3. Preste atenção aos sinais do corpo

Relacionado com o exposto anteriormente, é muito importante não se exigir além da conta durante a pré-temporada. Assim, respeite o tempo dos músculos e analise se uma cãibra ou uma dor tem a ver com um esforço excessivo em um exercício específico.

Homem com dor no joelho

É normal que nos primeiros dias você sinta algum incômodo; mas, após esses primeiros treinos, se o desconforto ou as dores persistirem, é melhor consultar um médico.

4. Tire um tempo para se recuperar

É verdade que você acabou de voltar das férias ou dos dias de descanso; mas isso não te dá permissão para treinar de segunda a domingo sem parar. A recuperação consiste em dormir pelo menos oito horas seguidas por noite e em respeitar os períodos de descanso entre os treinos.

5. Cumpra o planejamento

Ao preparar a pré-temporada, tanto você quanto o treinador (depende se você treina sozinho, com um time ou se você conta com um personal trainer) devem tirar um tempo para organizar os exercícios e os treinos de uma forma adequada.

Um bom planejamento é sinônimo de excelentes resultados ou, pelo menos, de metas mais plausíveis de serem alcançadas. Mas, para isso, é essencial respeitá-lo à risca.

Assim, se você está prestes a fazer uma pré-temporada, aconselhamos que você preste atenção a essas chaves. Elas são, sem dúvida, o caminho para que seus treinos sejam muito mais eficazes e que a transição entre o descanso e a competição não seja tão brusca e abrupta para os seus músculos.