Aspectos positivos e negativos da esteira

13 de agosto de 2019
A esteira é uma tendência no mundo fitness, muito usada tanto na academia quanto em casa. Dessa forma, se soubermos seus prós e contras, podemos usá-la para planejar nosso programa de exercícios diários.

A esteira é uma das máquinas fitness mais usadas em academias e residências. Elas estão incluídas no grupo de máquinas de cardio, assim como bicicletas elípticas e estáticas. Portanto, conhecer suas vantagens e desvantagens oferecerá um panorama amplo ao decidir como e quanto se exercitar.

Ginastas e corredores regulares usam a esteira para um treino de corrida indoor, especialmente se o clima externo for hostil.

No entanto, os mitos em torno da esteira afastam as pessoas que não estão acostumadas com o mundo fitness. A verdade é que tanto essa quanto qualquer máquina de academia requer aconselhamento especializado antes de começar a treinar.

Aspectos positivos da esteira

Primeiro de tudo, devemos esclarecer que a esteira também pode ser usada para caminhar. Isso significa que as pessoas com pouca mobilidade podem se exercitar com segurança na sala de estar de sua casa ou na academia. Além disso, aqueles que não gostam de correr ficam mais confortáveis ​​usando a esteira.

Uma caminhada na esteira pode ser uma maneira eficaz de queimar calorias. No entanto, esse tipo de máquina permite vários tipos de treinamento além desse. Um corredor regular sabe que correr meia hora nela não é o mesmo que fazer o mesmo durante esse tempo ao ar livre.

Em um parque, o corredor encontra resistência. O vento, o tipo de terreno e outros fatores e obstáculos podem tornar a corrida mais extenuante. Na esteira, a velocidade é contínua, de modo que as calorias queimadas não são as mesmas, nem a posição do corpo é a mesma.

No entanto, a esteira também permite que você use inclinações para testar a resistência física. Dessa forma podemos aproximar o exercício a uma corrida no parque. Isso implica que o calçado deve ser o mesmo usado no asfalto ou no gramado.

Corredores em esteiras

Aspectos negativos da esteira

O corredor habitual percebe imediatamente que a esteira inibe o uso de músculos como os glúteos. Além disso, o fato dela rolar na direção oposta à pessoa impede um exercício completo, pois limita o movimento articular.

Dessa forma, desconforto e até lesões geralmente aparecem. O quadril, a parte inferior das costas e o tibial são os locais que sofrem maior impacto com o uso inadequado ou excessivo da esteira.

Por outro lado, a passada na esteira encontra seu ponto de apoio limitado, mesmo em baixas velocidades. A pobreza do movimento gera menos queima calórica em comparação ao ar livre.

Quanto ao tempo de uso, considera-se excessivo passar mais de 30 minutos por dia na esteira. Se esse valor não for excedido, as juntas do corredor estarão seguras.

Nesse período, a esteira é altamente positiva para manter a condição física ideal, mesmo no inverno ou em climas chuvosos. Um uso moderado e periódico maximiza os benefícios da máquina.

Como usar

O uso adequado da esteira inclui aquecimento antes dos exercícios. Ela também é usada para melhorar a função cardiovascular. No entanto, há tantos usos para ela quanto corredores no mundo.

O fato de poder controlar o treinamento, a velocidade e os intervalos fazem da máquina um grande aliado. Por outro lado, a esteira inclinada ajuda a evitar lesões.

Garota feliz na esteira

A utilização desse equipamento é o mais semelhante ao correr ao ar livre. Naturalmente, alongar os músculos antes e depois de usá-la é uma maneira inteligente de evitar lesões. Da mesma forma, um treinamento gradual é recomendado começar a treinar com essa ou qualquer outra máquina de condicionamento físico.

Finalmente, para aproveitar ao máximo os aspectos positivos do equipamento, o ideal é combiná-lo com todos os tipos de superfícies. Dessa forma, todos os músculos poderão permanecer ativos alternadamente.

Isso porque se as articulações forem sempre funcionar da mesma maneira, é mais provável que ocorra uma lesão. Naturalmente, ao usá-la, é muito importante realizar o exercício corretamente.