6 obstáculos mentais que te impedem de mudar sua forma física

28 de janeiro de 2019
Para mudar a forma física certas coisas devem ser feitas, como por exemplo fazer exercícios, manter uma boa dieta, entre outros aspectos; tudo isso implica um processo de transição com o qual devemos saber lidar; há casos de pessoas que não conseguem mudar, e a causa disso é um domínio mental limitado.

Mudar sua forma física é um processo que requer força de vontade, perseverança e, acima de tudo, muita ambição. Em certos casos, é muito difícil mudar a aparência e isto se deve a certos obstáculos mentais que possuímos. Neste post, vamos te contar quais são e como os enfrentá-los; continue lendo!

Tudo está na mente, pois o cérebro é quem direciona as ordens para o nosso corpo para que ele faça as ações. Isso significa que você pode ter o controle para alcançar suas metas e fazer o que quiser.

Principais obstáculos mentais

Muitas vezes a mente nos engana e nos faz duvidar ou desistir de certos objetivos. Assim como às vezes enfrentamos obstáculos na vida real, existem também obstáculos mentais que você deve aprender a identificar e combater.

1. Limitar-se

Não há pior obstáculo mental do que colocar limites ao que você pode fazer. Não freie seu progresso pensando que você não é capaz de fazer alguma coisa. Se você costuma fazer 50 agachamentos, então procure fazer mais e tente fazer 60 e, eventualmente, 70.

Não fique estagnado só porque você não costuma ir mais além. Um ‘eu não posso’ nunca deve estar na sua cabeça quando estiver treinando, fazendo uma dieta ou diante de qualquer mudança que você esteja implementando na sua vida.

Mulher treinando em máquina na academia

Além disso, não estar ciente do que você é capaz de alcançar é desperdiçar o seu potencial. As pessoas que conseguem fazer grandes mudanças em suas vidas e, por sua vez, na vida de outras pessoas, não se contentam com pouco. A mudança é alcançada ao avançar cada vez mais, por isso não coloque barreiras ao seu potencial.

3. Ter medo

Medo da mudança, do fracasso, do desconhecido… É normal sentir medo, o que não é concebível é que ele se torne algo maior do que você.

Não deixe que este sentimento de incerteza te domine, pelo contrário, use-o como um impulso para mostrar que você é capaz de fazer o que se propõe. Duvidar de si mesmo vai aumentar os seus medos, por isso confie muito em você e assim transforme o medo em poder.

3. Pensar demais

Um dos obstáculos mentais mais problemáticos é pensar em excesso. Pensar mais do que o necessário sobre os eventos que acontecem para mudar seu condicionamento físico só traz desvantagens para o processo de mudança.

Normalmente, quando pensamos muito em um assunto, nossos pensamentos tomam um rumo que pode afetar o modo como nos sentimos. Ao influenciar as emoções, nosso desempenho é modificado.

Garota sentada tomando água na academia

Não pense demais sobre as coisas, não se preocupe com o futuro e acima de tudo não se compare com outras pessoas. Você vai conseguir a mudança no seu próprio ritmo, e para mudar é necessário ter saúde mental e um bom estado de espírito.

4. Querer jogar a toalha

Em algum momento durante o processo de trabalhar por uma mudança na forma física você vai querer se render. Querer desistir do objetivo por qualquer fator que você possa imaginar é apenas um momento de fraqueza.

Não se deixe levar nem tome uma decisão quando estiver se sentindo triste ou desapontado. Quando você sentir que quer jogar a toalha, pense em todo o esforço que você já fez e no que vai conseguir se continuar trabalhando para isso.

5. Deixar-se levar por comentários negativos

Durante o percurso que você fizer, haverá pessoas que vão te apoiar e motivar a alcançar o que você deseja. Assim como haverá pessoas que vão fazer comentários negativos ou vão tentar te desencorajar.

Não dê ouvidos a comentários que não trazem nada de bom para você, te enchendo de negatividade que vai te levar para longe do seu propósito. Deixe as pessoas dizerem o que quiserem, pegue os bons conselhos e correções, porém descarte as palavras depreciativas ou negativas.

6. Falta de motivação

Desculpas como por exemplo ‘hoje eu não posso fazer exercícios porque estou muito ocupado’ ou então ‘na semana que vem eu começo a dieta para valer’ denotam uma falta de motivação.

Cabe a você estimular sua mente a não fraquejar; pequenos detalhes, tais como vestir roupas novas para se exercitar, ouvir sua música favorita ou então treinar com seus amigos fazem toda a diferença.

Garota dormindo na máquina da academia

Os obstáculos mentais não são nada mais do que isso: obstáculos. Assim, eles podem ser superados como qualquer outra coisa na vida.

Arme-se com coragem, amor próprio e vontade de conseguir uma mudança na forma física e assim você terá repercussões positivas no seu estilo de vida. Além disso, você vai ficar orgulhoso e feliz quando começar a ver os resultados. Concentre-se em você e assim você vai ver a diferença!