Qual a melhor maneira de treinar? Dicas para um treino perfeito

15 de abril de 2019
Não adianta se matar na academia se não planejarmos bem a nossa rotina e, além disso, se não soubermos como executar os exercícios com a técnica correta

Quando finalmente decidimos nos inscrever na academia, podemos ter dúvidas sobre a melhor maneira de treinar. Independentemente de quais forem os nossos objetivos, há algumas coisas básicas que devemos sempre incluir em nosso treinamento.

O que a melhor maneira de treinar deve incluir

Embora os atletas mais experientes possam ter opiniões divergentes, os especialistas em esportes, assim como os personal trainers, concordam que a melhor maneira de treinar, ou seja, para atingir os melhores resultados, inclui:

Aquecimento

Ele deve ser feito em uma das máquinas de cardio, pode ser a que você mais gosta. Pode ser o elíptico, a esteira ou a bicicleta. A máquina de remo também é uma excelente opção.

Menina correndo na esteira

Não precisa ser por muito tempo, dez ou quinze minutos são mais que suficientes. O aquecimento vai servir para preparar o corpo e os músculos para o treino que vem em seguida, bem como para colocar as pulsações no seu ponto máximo e assim tornar o exercício mais eficaz.

Pesos

Se quisermos perder peso ou construir músculos, os pesos são primordiais. E essa é para as meninas: com os pesos você não apenas vai apenas perder peso, mas também vai tonificar o seu corpo. Ao contrário dos mitos que se ouve sobre pesos e mulheres, você não vai ficar musculosa e parecendo um homem.

O alongamento é tão importante quanto o exercício

A musculatura que fica evidente nos homens, geralmente de forma rápida, tem a ver com os seus altos níveis de testosterona. As mulheres, embora tenham um pouco de testosterona, não alcançam as mesmas porcentagens, de modo que os pesos não vão ter o mesmo efeito que têm nos homens.

O que os pesos conseguem é aumentar a massa muscular. Ao aumentá-la, a gordura diminui. Assim, você vai eliminar gordura, perder peso e, ao mesmo tempo, vai ter um corpo tonificado. De que adianta perder peso e ficar flácida? Comece a treinar com os pesos e você vai ver como seu corpo fica modelado!

Durante as sessões com pesos, você pode alternar as séries com abdominais ou outros exercícios para dessa forma trabalhar diferentes áreas do corpo.

Continue com o cardio

Após a sessão com pesos, na qual você pode pedir ajuda aos instrutores da academia para que eles preparem uma sessão adequada aos seus objetivos, o melhor a fazer é voltar à calma com o cardio novamente.

Você pode começar um pouco forte e ir diminuindo a intensidade para que assim seu corpo volte ao normal. Você pode escolher a máquina de cardio que você achar mais conveniente para fazer isso, e o mais recomendável é que sejam sessões de cerca de 20 minutos ou mais, se você quiser.

Alongamento

O alongamento é tão ou mais importante do que o exercício. O mais aconselhável é que você nunca saia da academia sem fazê-lo. Isso não apenas vai ajudar a evitar as temidas dores musculares; mas também vai ajudar o músculo a retornar ao seu estado natural e a não ficar encolhido, pois isso pode causar dor e até mesmo rupturas.

Crie seu próprio treino de alongamento fazendo com que todos os músculos do seu corpo relaxem.

Uma boa alimentação

Se você quiser que o treino e todo o esforço que você faz para levar um estilo de vida saudável funcionem, é essencial que sua a dieta seja equilibrada e que, além disso, também tenha todos os nutrientes de que seu corpo precisa.

Tenha em mente que, enquanto você se exercita, a ingestão de proteína deve ser maior do que a que você normalmente consome. É dela que os músculos se alimentam.

Assim como dissemos no começo, seja seu objetivo perder peso ou ganhar massa, esta é a melhor maneira de treinar. Você só tem que adaptar os exercícios aos objetivos que você está buscando.

Mas esses pontos levantados aqui devem ser comuns a todos aqueles que frequentam a academia. Já anotou todos eles? Lembre-se, ninguém disse que seria fácil, mas sim que valeria a pena!