Dicas eficazes para aumentar seu salto vertical

3 de dezembro de 2019
Como podemos melhorar a potência e a altura do salto vertical? A princípio, existem alguns exercícios que favorecem a combinação de força e velocidade, uma chave para potencializar o salto.

O salto vertical pode ser aprimorado através do treinamento e da técnica adequados. A força e a velocidade são a base para conseguir um salto mais elevado. Em uma ampla variedade de esportes, alcançar a altura máxima é essencial. Existem certos exercícios e métodos que facilitam o desenvolvimento dessa capacidade. Confira a seguir.

Dicas físicas e técnicas para aumentar seu salto vertical

Estas dicas simples são muito úteis para qualquer esportista que queira melhorar sua capacidade de salto vertical:

Trabalhar a força física

É imprescindível realizar treinos que desenvolvam uma musculatura forte. O trabalho deve ser focado no quadríceps, nos gêmeos, nos isquiotibiais e nos glúteos.

A força do impulso é um fator importante para a potência requerida em um salto vertical. Além disso, devemos buscar um baixo nível de gordura corporal, flexibilidade e ombros firmes.

Entre os exercícios mais recomendados estão os agachamentos, com os quais os músculos das pernas são trabalhados como um todo. Dessa forma, os resultados são mais rápidos e eficazes na aquisição de força e mobilidade.

Reforçar a elasticidade dos tendões

A energia elástica é potencializada para gerar um maior armazenamento de força no momento do salto. O mecanismo de agachar-se e tomar impulso para saltar melhora consideravelmente com exercícios específicos. Além da musculatura nos membros, a elasticidade também influencia no salto.

Realizar exercícios que combinem potência e velocidade

A mistura de potência e movimentos rápidos que envolvem velocidade aumenta a resistência física. Trata-se de exercícios nas quais todas as articulações e grandes grupos musculares são colocados em ação. Esses treinos são importantes para alcançar uma maior coordenação corporal.

Swing com kettlebells

O hábito de realizar séries combinadas de swing com kettlebells potencializa o ciclo de alongamento-encurtamento. Nesse trabalho, desacelera-se na subida na altura do peito e acelera-se na descida, o efeito é uma maior absorção de energia elástica.

Dicas físicas e técnicas para aumentar seu salto vertical

Clean

A técnica do Clean (carga com pesos) é ideal para melhorar o salto vertical quando o tempo é curto. O que se consegue com esse tipo de exercício é uma maior força explosiva, especialmente no quadril.

O salto vertical pode ser aprimorado através do treinamento e da técnica adequados

Incorporação de diferentes tipos de saltos no treino

Os exercícios explosivos são os mais vantajosos para aumentar a capacidade de salto vertical. Seu objetivo é ganhar força, resistência, potência e flexibilidade. Em qualquer caso, o mais aconselhável é fazer um treino com métodos variados.

Saltos pliométricos

Os exercícios com saltos nas duas pernas ou em uma, em direções diferentes, reduzem os riscos de desequilíbrios musculares. Pode-se utilizar plataformas, escadas e outros elementos.

A mistura de potência e movimentos rápidos e que envolvem velocidade aumenta a resistência física. Trata-se de exercícios nas quais todas as articulações e grandes grupos musculares são colocados em ação

Saltos em profundidade

Utiliza-se uma plataforma e aproveita-se da força da gravidade para a descida. A partir de uma altura maior, ganha-se mais velocidade, portanto, o impacto será maior. O ideal é ter contato com o solo o mínimo de tempo possível. Para evitar lesões e aumentar o salto vertical, você deve se apoiar nas pontas dos pés.

Você pode começar com plataformas baixas e ir aumentando a altura conforme adquire confiança. A experiência permite uma maior segurança no impacto. É importante não pular da plataforma, mas deixar-se cair.

Reforçar a técnica

Existem algumas diretrizes para obter um salto vertical mais alto. No entanto, é preciso experimentar variantes para encontrar a que melhor se adapta a cada pessoa.

Ao saltar, as costas são arqueadas levemente, com os braços sendo estendidos para cima. É sempre mais fácil tomar impulso com as pontas dos pés e não com eles planos. Em seguida, os braços são levados para trás flexionando os joelhos e movimentando o quadril.

O segredo para um bom salto vertical está na velocidade de descida. Além disso, a cabeça sempre deve permanecer para cima para ganhar altura e evitar que o corpo se mova para frente.

Aquecimento

Antes de realizar um salto vertical em uma competição, os músculos devem estar preparados. Cada parte envolvida na atividade precisa ser alongada e colocada em movimento. Dessa forma, ganha-se mais extensão de quadril e flexibilidade em toda a massa muscular.

Antes de realizar um salto vertical em uma competição, os músculos devem estar preparados

Também recomenda-se condicionar o organismo com o levantamento de peso cinco minutos antes. Isso causa uma ativação da musculatura. A reação imediatamente após é a fadiga, mas ela desaparece em dez minutos.

Em suma, o aumento da força no salto vertical é possível com dedicação e perseverança. O fato de dedicar alguns dias por semana a esses treinos garante mais centímetros de altura. Com relação à técnica exata, não existe uma diretiva precisa, apenas recomendações gerais que cada atleta deve aplicar ao seu modo de saltar.

  • Azagra Cruces, J.L. 2012. Plan de temporada para la mejora de la potencia del salto. Extraído de: https://laboratoriodebasket.files.wordpress.com/2012/11/plan-de-temporada-para-la-mejora-de-la-potencia-de-salto-vertical.pdf
  • Peña Zuleta, O.A.; Riascos Marín, A. Universidad del Valle. 2012. Plan de entrenamiento mejorar la capacidad de salto. Extraído de: http://bibliotecadigital.univalle.edu.co/bitstream/10893/4518/1/CB-0460805.pdf