Fazer exercícios no frio ajuda a queimar mais gordura

15 de setembro de 2019
Muitos decidem parar as sessões de treino durante o inverno. No entanto, fazer exercícios no frio ajuda a queimar mais gordura. Neste artigo explicamos o básico desse processo.

Realizar um treino ao ar livre no frio é uma das melhores maneiras de perder peso. O corpo queima calorias para regular sua temperatura contra o frio, embora existam muitas pessoas que não acreditam nesse fato. Neste artigo você vai entender como fazer exercícios no frio ajuda a queimar mais gordura.

Algumas estações, como o inverno, são mais propícias para facilitar a perda de peso. No entanto, muitos esportistas podem pensar que, se querem perder mais peso, devem apenas comer pouco e praticar esportes em baixas temperaturas.

É preciso tirar esse pensamento da cabeça, já que isso seria muito perigoso. Se você deseja queimar mais gordura, não deve comer menos, mas deve fazê-lo de maneira mais equilibrada.

É fato que fazer exercícios no frio contribui para a perda de peso, mas não é um fator determinante por si só. Isso porque, se você trabalha de maneira adequada mas não tem uma dieta variada e nutritiva, não verá resultados em relação à perda de peso.

Além disso, se você pratica um esporte que requer flexibilidade, o frio não será seu melhor aliado. Sob essa circunstância, os músculos ficam rígidos e perdem sua flexibilidade.

Da mesma forma, você será menos eficiente ao realizar uma atividade que requer movimentos rápidos, pois a velocidade e a intensidade da contração muscular diminuirão no clima frio. No entanto, você não deve se preocupar muito, pois a nível cardiovascular as baixas temperaturas melhoram o desempenho.

Hidratação e alimentação, chaves para evitar lesões

Para praticar uma atividade esportiva no inverno, é necessário tomar algumas precauções. Não esqueça que, para evitar ficar doente ou se lesionar, é importante manter uma boa hidratação, além de seguir uma dieta que inclua carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, frutas e legumes.

Para praticar uma atividade esportiva no inverno, é necessário tomar algumas precauções

Quanto à desidratação, o frio não causa a sensação de sede, mas seu corpo perde água através da transpiração e da respiração. Por isso, é necessário hidratar-se bem.

Muitas vezes você pode perder a sensação de sede quando treina em baixas temperaturas. No entanto, a realidade é que a inspiração do ar frio e a manutenção da temperatura corporal aceleram a desidratação. Portanto, fica claro que é essencial hidratar-se antes, depois e durante o esforço físico.

Por outro lado, você também deve considerar aumentar ligeiramente sua ingestão calórica para compensar as perdas de energia devido às baixas temperaturas.

Ao fazer exercícios no inverno e no frio, você precisará da energia dos carboidratos, pois eles permitem que os músculos funcionem da maneira correta. Como você sabe, esses carboidratos estão presentes em uma ampla variedade de alimentos: arroz, macarrão, cereais, frutas e legumes.

Prepare seu corpo antes de fazer exercícios no frio

Se os esportes e as temperaturas negativas são bons aliados para perder peso, também é importante se preparar bem para iniciar suas sessões de treino. Basicamente, você deve alongar todos os seus músculos para prepará-los para suportar a exigência física e as baixas temperaturas.

Prepare seu corpo antes de fazer exercícios no frio

Lembre-se que, com o frio, as articulações, os ligamentos e os tendões sofrem com a falta de mobilidade e elasticidade. O diâmetro dos vasos sanguíneos diminui para evitar a perda de calor. Isso significa que os músculos ficam menos hidratados, o que aumenta o risco de lesões musculares.

Quando está frio, os vasos sanguíneos se contraem, as articulações ficam mais rígidas e os músculos mais difíceis de aquecer. Nesse clima, portanto, é necessário prestar atenção especial na realização de um bom aquecimento. De um modo geral, isso diminui o risco de lesões nos músculos e articulações.

Por fim, lembramos que, para emagrecer e queimar mais gordura, não há receita milagrosa. É imperativo comer menos e melhor, e se movimentar mais através da prática regular de atividades físicas.

Não esqueça que o frio é um fator que favorece a perda de peso. Combine o esporte com uma boa alimentação e os resultados serão rápidos. Aproveite as condições climáticas do inverno para alcançar seus objetivos!

  • Meyer, N. L., Manore, M. M., & Helle, C. (2011). Nutrition for winter sports. Journal of Sports Sciences29(SUPPL. 1). https://doi.org/10.1080/02640414.2011.574721
  • Wilmore, J. H., Costill, D. L., & Gleim, G. W. (1995). Physiology of Sport and Exercise. Medicine & Science in Sports & Exercise27(5), 792. https://doi.org/10.1249/00005768-199505000-00024