Logo image
Logo image

Existem diferenças entre atividade física e exercício físico?

4 minutos
O trabalho doméstico pode ser classificado como exercício? E praticar algum esporte durante pelo menos uma hora? Se você não tem certeza sobre a diferença entre atividade física e exercício, vamos dar alguns esclarecimentos a esse respeito.
Existem diferenças entre atividade física e exercício físico?
Última atualização: 24 março, 2021

Saber as diferenças entre atividade física e exercício físico é essencial para quem quer se iniciar no mundo do treinamento esportivo. A maioria das pessoas geralmente se confunde ao falar sobre os dois termos, uma vez que há mais semelhanças do que diferenças.

Você é uma dessas pessoas que não enxergam nenhuma diferença ou que pensam que simplesmente ser ativo já conta como exercício físico? Se sim, sem dúvida, o que vamos explicar a seguir será importante para você. Continue lendo e esclareça as suas dúvidas sobre a relação entre atividade e exercício físico.

Por que há essa confusão?

Em primeiro lugar, os termos atividade física e exercício físico estão ligados um ao outro. Isso leva muitas pessoas a usar um para se referir ao outro e vice-versa, aumentando ainda mais a confusão.

Isso pode ser evidenciado em consultas médicas ou pesquisas com perguntas relacionadas à quantidade de exercícios que uma pessoa faz por semana. Nessas ocasiões, muitos indivíduos se concentram em responder alegando que são pessoas muito ativas, sem realmente entender se esse é, de fato, o caso.

Diferenças entre atividade física e exercício físico

Portanto, é apropriado esclarecer as diferenças entre os dois termos para que eles sejam usados ​​da forma adequada. Ao entender o que está incluído em cada conceito, também será possível entender os benefícios e consequências de cada um.

O que é a atividade física?

Organização Mundial da Saúde (OMS) define a atividade física como “qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, com o consequente consumo de energia. Isso inclui atividades realizadas durante o trabalho, brincadeiras e deslocamentos, afazeres domésticos e atividades recreativas”.

Some figure

Portanto, de acordo com essa definição, a atividade física é qualquer tipo de movimento realizado pelo corpo que requeira um gasto de energia. Além disso, a intensidade não é um fator levado em consideração.

O que é o exercício físico?

Por outro lado, a OMS também se refere ao exercício físico, afirmando que ele “é uma subcategoria da atividade física que é planejada, estruturada, repetitiva e que tem como objetivo melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico”.

Dessa forma, o exercício físico está ligado à atividade física, já que se trata de uma série de movimentos corporais planejados a fim de melhorar as capacidades físicas do ser humano.

Os planos de treinamento são elaborados com base em exercícios físicos e devem seguir um planejamento estruturado e, na sua maioria, gradual. Por sua vez, isso depende do objetivo a ser alcançado e da metodologia utilizada.

Recomendações sobre atividade física e exercício físico

A atividade física é o principal eixo da prevenção do sedentarismo e das doenças não transmissíveis (DCNT) que ele acarreta. Sua contrapartida, a inatividade física, é um dos fatores de risco mais importantes, mas não o único.

A OMS recomenda que sejam feitos movimentos corporais que exijam o gasto de energia para lidar com esse problema. Essa recomendação depende da idade das pessoas e, por isso, está listada da seguinte maneira:

  • Crianças e adolescentes (5 a 17 anos): realizar pelo menos 60 minutos de atividade física diariamente. Quanto à prática de exercícios físicos, é indicado que eles sejam feitos pelo menos três vezes por semana.
  • Adultos (18 a 64 anos): é aconselhável realizar atividade física de intensidade moderada durante 150 minutos por semana e 75 minutos de alta intensidade. Além disso, em termos de exercício físico, recomenda-se que eles sejam feitos no mínimo duas vezes por semana.
  • Idosos (65 anos em diante): recomendação da OMS é semelhante à anterior. No entanto, inclui o trabalho físico para prevenir quedas ou fortalecer o corpo no que diz respeito a algum problema crônico relacionado aos ossos, articulações ou músculos.
Some figure

Atividade física e exercício físico: ambos são necessários

Em suma, a principal diferença é que o termo atividade física se refere a todos os movimentos do corpo que requerem energia, enquanto exercício físico é toda atividade física programada para uma finalidade específica.

A partir dessa diferença, podemos concluir que a atividade física existe sem o exercício físico, enquanto o último requer a atividade física para ter um significado concreto. De qualquer forma, ambos são importantes e recomendados para o dia a dia de todas as pessoas, a fim de manter a saúde e evitar diversos tipos de patologias.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Actividad física y salud. (1998). Apunts. Medicina de l’Esport. https://doi.org/10.1016/s1886-6581(98)75908-0
  • Pérez López, A., Valadés Cerrato, D., & Buján Varela, J. (2017). Sedentarismo y Actividad Física. Revista de Investigación y Educación En Ciencias de La Salud (RIECS). https://doi.org/10.37536/riecs.2017.2.1.17
  • OMS. (2017). ¿Qué se entiende por actividad moderada y actividad vigorosa? Organización Mundial de La Salud.
  • Saz Peiró, P., Gálvez Galve, J. J., Ortiz Lucas, M., & Saz Tejero, S. (2011). Ejercicio físico. Medicina Naturista. https://doi.org/10.1016/s1134-2072(08)70816-8
  • Aparicio García-Molina, V., Carbonell-Baeza, A., Delgado Fernández, M., Aparicio García-Molina, V., Carbonell Baeza, A., & Delgado Fernández, M. (2010). Beneficios de la actividad física en personas mayores. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de La Actividad Física y Del Deporte.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.