Praticar a atividade física adequada nos ajuda a prevenir doenças

Praticar uma atividade física diariamente nos ajuda a prevenir diferentes tipos de doenças. Para isso, é necessário selecionar a atividade física mais adequada para cada pessoa e para a sua situação em particular.
Praticar a atividade física adequada nos ajuda a prevenir doenças

Última atualização: 29 julho, 2019

A atividade física regular não só ajuda a melhorar a aparência física e a queimar calorias. Ela também aumenta a autonomia e a sensação de bem-estar, além de contribuir para um melhor humor e nos dar muita energia. Certamente também devemos lembrar que a atividade física ajuda a prevenir muitas doenças.

Entrar em movimento contribui para a saúde. Não ser sedentário ajuda no alívio de dores musculares e articulares e até na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Assim, a atividade física é uma excelente aliada para o bem-estar integral das pessoas.

No entanto, é necessário escolher a atividade física adequada e que se adapte à capacidade física de cada pessoa. Também é importante considerar sua idade e preferências. A seguir, veremos alguns elementos para conhecer melhor quais são os exercícios físicos que nos ajudam a prevenir doenças.

Quais doenças podemos prevenir com a atividade física?

O fato de que a atividade física regular é benéfica para a saúde em qualquer idade é indiscutível. Todos os médicos afirmam: o exercício contribui para reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares, derrames cerebrais, diabetes e alguns tipos de câncer.

Além disso, também diminui as chances de sofrer de osteoporose e ajuda a atenuar alguns tipos de dor. Entre elas estão o desconforto articular e muscular causado por doenças como artrite ou artrose.

Da mesma forma, a atividade física regular também faz bem para a mente. Pessoas que incluem uma rotina de exercícios na sua vida diária geralmente têm melhor humor, dormem melhor e têm menos estresse e ansiedade.

Tipos de exercício e onde incidem

Quantidade necessária de atividade física

Para ter uma vida saudável, além de manter uma alimentação balanceada, recomenda-se que um adulto faça 30 minutos de exercícios por dia. Essa atividade deve ser moderada e deve ser praticada cinco dias por semana.

Para saber se a intensidade do exercício está adequada, basta sentir se o coração está acelerado, se a respiração está mais rápida e se há sensação de calor. Com isso, teremos a certeza de que o coração e os pulmões estão trabalhando e sendo fortalecidos.

No caso das crianças, elas devem se exercitar durante pelo menos 60 minutos por dia. Para as crianças que precisam emagrecer, recomenda-se uma atividade de pelo menos 90 minutos por dia. Os exercícios serão mais moderados, adaptados a essa idade.

Qual é a atividade física adequada para prevenir doenças?

Para saber qual é a atividade física indicada para cuidar da saúde e prevenir doenças, alguns fatores devem ser levados em consideração. Primeiramente, é importante considerar o estado atual de saúde, a idade, o condicionamento físico e o objetivo de cada pessoa.

Por exemplo, se alguém está tentando emagrecer, os exercícios aeróbicos moderados, tais como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, são os mais apropriados.

O mais importante ao escolher o tipo de exercício é poder garantir consistência e regularidade. Para isso, também é fundamental que a atividade seja agradável para a pessoa e que, além disso, seja compatível com as suas atividades diárias.

Se a atividade física se tornar um fardo, ela não poderá ser mantida ao longo do tempo. Dessa forma, é claro que também não teremos os benefícios esperados de prevenção de doenças.

Em geral, os exercícios aeróbicos são os mais adequados para prevenir doenças cardíacas, fortalecer os pulmões, reduzir o risco de diabetes e combater a obesidade.

Praticar a atividade física adequada nos ajuda a prevenir doenças

Tipos de exercício e resultados

Os exercícios aeróbicos também são os melhores para as pessoas que sofrem de hipertensão. Esse tipo de exercício ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Entre os mais comuns estão caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta ou se exercitar em aparelhos como o elíptico ou a esteira.

Por sua vez, exercícios como Pilates, Yoga ou Tai Chi são excelentes para melhorar a flexibilidade e a agilidade. Além disso, eles também têm grandes benefícios para a respiração e o relaxamento do corpo e da mente e são grandes aliados da circulação sanguínea.

E não é só isso. Esse tipo de exercícios também ajuda a melhorar a postura e a aliviar a dor nas articulações. Finalmente, os exercícios de força também devem ser incluídos em uma rotina completa de exercícios. Esse outro tipo de atividade ajuda a desenvolver os músculos e faz com que o corpo pareça mais tonificado.

Ao estimular os músculos, esses exercícios também ajudam a manter um peso saudável. Isso porque os músculos queimam calorias mesmo durante os períodos de inatividade.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.