Praticar a atividade física adequada nos ajuda a prevenir doenças

29 de julho de 2019
Praticar uma atividade física diariamente nos ajuda a prevenir diferentes tipos de doenças. Para isso, é necessário selecionar a atividade física mais adequada para cada pessoa e para a sua situação em particular.

A atividade física regular não só ajuda a melhorar a aparência física e a queimar calorias. Ela também aumenta a autonomia e a sensação de bem-estar, além de contribuir para um melhor humor e nos dar muita energia. Certamente também devemos lembrar que a atividade física ajuda a prevenir muitas doenças.

Entrar em movimento contribui para a saúde. Não ser sedentário ajuda no alívio de dores musculares e articulares e até na prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. Assim, a atividade física é uma excelente aliada para o bem-estar integral das pessoas.

No entanto, é necessário escolher a atividade física adequada e que se adapte à capacidade física de cada pessoa. Também é importante considerar sua idade e preferências. A seguir, veremos alguns elementos para conhecer melhor quais são os exercícios físicos que nos ajudam a prevenir doenças.

Quais doenças podemos prevenir com a atividade física?

O fato de que a atividade física regular é benéfica para a saúde em qualquer idade é indiscutível. Todos os médicos afirmam: o exercício contribui para reduzir significativamente o risco de doenças cardiovasculares, derrames cerebrais, diabetes e alguns tipos de câncer.

Além disso, também diminui as chances de sofrer de osteoporose e ajuda a atenuar alguns tipos de dor. Entre elas estão o desconforto articular e muscular causado por doenças como artrite ou artrose.

Da mesma forma, a atividade física regular também faz bem para a mente. Pessoas que incluem uma rotina de exercícios na sua vida diária geralmente têm melhor humor, dormem melhor e têm menos estresse e ansiedade.

Tipos de exercício e onde incidem

Quantidade necessária de atividade física

Para ter uma vida saudável, além de manter uma alimentação balanceada, recomenda-se que um adulto faça 30 minutos de exercícios por dia. Essa atividade deve ser moderada e deve ser praticada cinco dias por semana.

Para saber se a intensidade do exercício está adequada, basta sentir se o coração está acelerado, se a respiração está mais rápida e se há sensação de calor. Com isso, teremos a certeza de que o coração e os pulmões estão trabalhando e sendo fortalecidos.

No caso das crianças, elas devem se exercitar durante pelo menos 60 minutos por dia. Para as crianças que precisam emagrecer, recomenda-se uma atividade de pelo menos 90 minutos por dia. Os exercícios serão mais moderados, adaptados a essa idade.

Qual é a atividade física adequada para prevenir doenças?

Para saber qual é a atividade física indicada para cuidar da saúde e prevenir doenças, alguns fatores devem ser levados em consideração. Primeiramente, é importante considerar o estado atual de saúde, a idade, o condicionamento físico e o objetivo de cada pessoa.

Por exemplo, se alguém está tentando emagrecer, os exercícios aeróbicos moderados, tais como caminhar, nadar ou andar de bicicleta, são os mais apropriados.

O mais importante ao escolher o tipo de exercício é poder garantir consistência e regularidade. Para isso, também é fundamental que a atividade seja agradável para a pessoa e que, além disso, seja compatível com as suas atividades diárias.

Se a atividade física se tornar um fardo, ela não poderá ser mantida ao longo do tempo. Dessa forma, é claro que também não teremos os benefícios esperados de prevenção de doenças.

Em geral, os exercícios aeróbicos são os mais adequados para prevenir doenças cardíacas, fortalecer os pulmões, reduzir o risco de diabetes e combater a obesidade.

Praticar a atividade física adequada nos ajuda a prevenir doenças

Tipos de exercício e resultados

Os exercícios aeróbicos também são os melhores para as pessoas que sofrem de hipertensão. Esse tipo de exercício ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Entre os mais comuns estão caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta ou se exercitar em aparelhos como o elíptico ou a esteira.

Por sua vez, exercícios como Pilates, Yoga ou Tai Chi são excelentes para melhorar a flexibilidade e a agilidade. Além disso, eles também têm grandes benefícios para a respiração e o relaxamento do corpo e da mente e são grandes aliados da circulação sanguínea.

E não é só isso. Esse tipo de exercícios também ajuda a melhorar a postura e a aliviar a dor nas articulações. Finalmente, os exercícios de força também devem ser incluídos em uma rotina completa de exercícios. Esse outro tipo de atividade ajuda a desenvolver os músculos e faz com que o corpo pareça mais tonificado.

Ao estimular os músculos, esses exercícios também ajudam a manter um peso saudável. Isso porque os músculos queimam calorias mesmo durante os períodos de inatividade.