Exercícios com elástico que podemos fazer em casa

· 27 de setembro de 2018
Este acessório para fazer exercícios é muito versátil, sem grandes dificuldades podemos criar treinos e realizar exercícios de disciplinas tão variadas como Yoga ou Pilates.

O elástico é um complemento ideal para quem quer se exercitar mas não tem muito tempo disponível. Além disso, também serve para quem só quer se exercitar no conforto e tranquilidade do lar. Para ficar em forma e tonificar os músculos, esses exercícios com elástico são uma ótima opção e muito mais do que uma moda passageira.

Aliás, é possível complementar exercícios da Yoga ou do Pilates ou mesmo exercícios ‘tradicionais’ para fortalecer os músculos, como agachamentos ou flexões de braço, com o elástico. O que significa que muitos exercícios que sempre fizemos de forma básica podem ser complementados e melhorados.

E o melhor de tudo é que se trata de uma ferramenta econômica. Além de tudo, é facilmente transportável, fácil de armazenar e usar. Na hora de viajar, você pode colocá-lo em qualquer cantinho da bagagem e levar sua pequena academia pessoal para todos os lugares.

Exercícios com elástico para todo o corpo

Costas, braços, abdômen, peito. Também pernas, ombro e costas. Todos os músculos que normalmente são exercitados na academia podem ser exercitados com a ajuda desse prático ajudante.

Mulher fazendo exercícios com elástico para as pernas

Nesse sentido, um pouco de imaginação e perseverança podem ser suficientse para que, em pouco tempo, os resultados dos exercícios com elástico sejam perceptíveis.

Os fisioterapeutas e treinadores físicos recomendam sua realização também para aquelas pessoas que estão se recuperando de lesões; também para adultos que buscam fortalecer a musculatura após longos períodos de inatividade.

Embora quase todos os elásticos disponíveis no mercado sejam altamente resistentes, sempre há precauções a serem consideradas. Dentre elas, um equipamento que esteja de acordo com o nível de força e resistência de cada praticante deve ser selecionado. De igual maneira, os elásticos devem ser constantemente examinados para que não apresentem defeitos.

Abdominais

Para realizar este exercício, o elástico deve ser fixado em um local ao nível do chão ou um pouco acima dele. Em seguida, o praticante deve ficar deitado de costas no chão (de preferência em um tapete ou colchonete), com a cabeça perto do ponto de fixação do elástico.

Além disso, os joelhos devem ser dobrados de tal forma que formem um triângulo equilátero com o chão. As solas dos pés devem permanecer totalmente apoiadas em todos os momentos, evitando levantar o calcanhar ou a ponta dos pés.

As extremidades do elástico devem ser seguradas com as duas mãos (ou pelas alças, caso você as tenha). As palmas das mãos devem estar voltadas para baixo e os braços precisam permanecer totalmente esticados em todas as fases do exercício.

O exercício

  • Em primeiro lugar, levante as omoplatas enquanto estica o elástico, assegurando que as mãos atinjam pelo menos o nível dos joelhos. Nesse sentido, o ponto ideal de deslocamento está acima das articulações das pernas.
  • Uma vez que atinja este ponto, mantenha a posição por três segundos.
  • Em seguida, volte lentamente para a posição inicial.
  • Após isso, realize quatro séries de 10 repetições cada.
Mulher esticando elástico para fazer exercícios

Bíceps e tríceps

O bíceps e o tríceps estão entre os músculos superiores que mais são exercitados na academia. De igual modo, também são os músculos que podem ser mais favorecidos pelos exercícios com elástico. Vale lembrar que para exercitar essas áreas do corpo são realizados exercícios com elástico em pé.

Bíceps

  • Para começar, os pés devem formar uma linha paralela na largura dos ombros.
  • Após isso, pise no elástico e segure firmemente cada uma de suas extremidades.
  • As palmas das mãos devem estar apontadas para frente. Depois, com o punho fechado, os pulsos traçam uma linha reta com o antebraço.
  • Em seguida flexione os cotovelos (evitando qualquer movimento, eles devem permanecer fixos) até formar um ângulo de aproximadamente 45 °. Volte lentamente para a posição original.
  • Para finalizar, realize três ou quatro séries com 12 a 15 repetições cada.

Tríceps

  • Para começar, pise em uma das extremidades do elástico com o pé direito.
  • Depois, segure a extremidade livre com a mão direita.
  • Avance o pé esquerdo um passo.
  • É importante que o elástico desenhe uma linha diagonal na parte de trás de quem executa o exercício.
  • Em seguida, estique o braço para levar a mão ao ponto mais alto possível.
  • Flexione o cotovelo até que o braço e o antebraço entrem em contato.
  • Para concluir, realize de 12 a 15 repetições.
  • Posteriormente, execute os mesmos exercícios do lado esquerdo.
  • Execute três ou quatro séries para cada braço.