Mantenha-se em forma através da dança
A dança é uma disciplina artística que pode abrir as portas para um mundo novo de sensações. Do mesmo modo, também se trata de uma excelente alternativa para ficar em forma.
Dançar é uma arte que utiliza os movimentos do corpo como meio de expressão. Geralmente, é acompanhada de música e pode ter fins de entretenimento, religiosos ou artísticos.
Apesar de dançar ser uma forma de comunicar sentimentos e transmitir emoções, é inegável que seus movimentos são uma forma de treinar o corpo e mantê-lo saudável. A seguir, mostraremos como levar um estilo de vida fitness através de uma atividade tão apaixonante como a dança.
A dança e o corpo
Esta disciplina agrega muitos aspectos artísticos. Na maior parte do tempo há uma temática ou uma emoção que é transmitida na música. No entanto, um dos objetivos das aulas de dança é condicionar o corpo para poder realizar todos os movimentos sem problemas.
Além disso, através da música, o sentimento e a expressão integram-se ao esporte. Tudo isto permite desenvolver as seguintes condições físicas:
- Resistência: a dança é um ótimo exercício cardiovascular que queima muitas calorias. Ela também aumenta a resistência facilmente, já que a mente se concentra na música e aproveita o movimento, e não o esforço físico.
- Força: a dança demanda muitas habilidades que fortalecem os músculos dos braços, pernas, pés, costas, ombros e abdômen.
- Flexibilidade: em alguns estilos de dança a flexibilidade é mais importante do que em outros. Não obstante, independentemente do gênero de dança, trata-se de uma qualidade muito importante para o bem-estar muscular.
- Coordenação: a dança é um ótimo exercício para desenvolver uma boa coordenação. Existem muitos passos complexos que requerem uma coordenação ótima para serem realizados.
- Controle do corpo: a dança trabalha a conexão entre a mente e o corpo. Por conseguinte, é possível afinar a propriocepção, a psicomotricidade e o resto dos fatores que determinam o controle das extremidades.
Estilos de dança
Se você quiser implementar a dança como método para se manter em forma, adquirir confiança em si mesmo e se divertir, compartilhamos algumas opções que podem te ajudar. Basta escolher a que mais se ajusta à sua personalidade ou a que mais te chama a atenção:
- Flamenco: o Flamenco é um estilo de dança espanhol, tem muita personalidade e é muito passional. Trabalha as pernas, os braços e os ombros. Recentemente, surgiu uma nova tendência chamada Fitflamc, que combina o fitness e o flamenco. Desta forma, você pode ficar em forma e ainda dançar nos bares que tocam esse tipo de música.
- Dança contemporânea: se você quer aproveitar o seu lado mais humano e emocional, a dança contemporânea é uma excelente opção. Os seus movimentos são mais livres e expressivos, mas são rápidos e exigentes a nível cardiovascular.
- Salsa: a Salsa é um gênero de música com uma dança enérgica e dinâmica que exercita as pernas e os quadris, modela a cintura e libera endorfinas que produzem uma grande sensação de bem-estar.
- Ballet clássico: o Ballet é um estilo muito completo. Desenvolve a capacidade aeróbia, a força muscular, a flexibilidade e o controle do corpo em função da música e dos movimentos.
- Dança do ventre: a dança do ventre é sedutora e feminina. Esta disciplina queima gorduras, esculpe e tonifica o abdômen.
Imagem: elcorreodelsol.com
- Hip hop: o Hip hop é uma cultura e movimento artístico em que predomina a expressão urbana. É divertido, ajuda a melhorar a coordenação e aumenta a autoestima.
- Zumba: a Zumba é uma atividade para qualquer idade, desde crianças até idosos. Além disso, conta com diversos gêneros musicais como a bachata, o merengue, o dancehall e o reggaeton, entre outros.
- Pound fitness: esta disciplina é diferente de tudo que você provavelmente já viu. Combina o estilo de música rock com dança e baquetas para marcar o ritmo. É ideal para tonificar e perder peso.
Escolha o seu favorito, todos são benéficos!
Qualquer um desses estilos de dança fará com que o seu corpo se exercite. Você também aprenderá novas habilidades e conhecerá pessoas que compartilham o mesmo desejo de manter uma vida saudável e dançar.
A dança é uma atividade que pode mudar a maneira como você vê o seu entorno e, ao mesmo tempo, aumentar as suas habilidades para comunicar emoções. Se você está procurando uma alternativa para ficar em forma e mergulhar no mundo da arte, não hesite em começar a dançar!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Quiroga Murcia, C., Kreutz, G., Clift, S., & Bongard, S. (2010). Shall we dance? An exploration of the perceived benefits of dancing on well-being. Arts & Health, 2(2), 149–163. https://doi.org/10.1080/17533010903488582
- Nieri, T., & Hughes, E. (2015). All about Having Fun: Women’s Experience of Zumba Fitness. Sociology of Sport Journal, 33(2), 135–145. https://doi.org/10.1123/ssj.2015-0071
- Voelcker-Rehage, C., Niemann, C., Hübner, L., Godde, B., & Winneke, A. H. (2016). Benefits of Physical Activity and Fitness for Lifelong Cognitive and Motor Development-Brain and Behavior. In Sport and Exercise Psychology Research: From Theory to Practice (pp. 43–73). Elsevier Inc. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-803634-1.00003-0
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.