Dicas para se movimentar no trabalho

· 4 de abril de 2019
Muitas vezes o nosso horário de trabalho nos impede de levar uma vida mais saudável, mas podemos sempre aproveitar as poucas oportunidades que temos para nos movimentar

Com certeza ficar sentado por muitas horas no trabalho pode ser muito chato, mas também é nocivo e por isso você deve procurar se movimentar. Daremos dicas de como fazer isso a seguir.

Ultimamente várias pesquisas conectaram os problemas cardiovasculares ao fato de permanecer sentado muitas horas por dia. As dados indicam que o estilo de vida sedentário pode diminuir sete anos da expectativa de viver com qualidade de vida.

Assim, como muitos de nós não têm muito tempo para dedicar aos esportes, uma solução é se movimentar mais nas horas de trabalho para melhorar a saúde. Portanto, a seguir daremos alguns conselhos sobre como se movimentar no trabalho.

É necessário que nos movimentemos mais durante o trabalho para melhorar nossa saúde

Extensão de pernas

Para começar, esse exercício consiste em levantar e esticar as pernas no ar, alternadamente ou simultaneamente. Essa opção é uma boa ideia para se movimentar no trabalho se você ficar o dia todo em uma cadeira sem poder se levantar.

Além disso, você fortalecerá o quadríceps, já que se trata de um exercício específico para ele.

Levantamento isométrico

Este exercício, como o anterior, pode ser feito com as duas pernas alternadamente ou simultaneamente e enquanto você está entediado em sua cadeira de trabalho. Consiste em fazer força com os calcanhares contra as pernas da cadeira enquanto mantém as pernas flexionadas.

Ainda que possa parecer que este exercício serve apenas para passar o tempo, com ele você irá exercitar os isquiotibiais, sendo um exercício específico para eles.

Adução de pernas

Para realizar este exercício, você precisa ter um livro ou algum objeto plano que possa ser facilmente segurado com as pernas. Ele consiste em segurá-lo com o lado interno das pernas e pressionar para dentro. Com este exercício você será capaz de fortalecer os adutores.

Abdução de pernas

Novamente podemos realizar este exercício com ambas as pernas simultaneamente ou alternando-as para exercitar especificamente os abdutores e glúteos. Além disso, podemos ajudar com as nossas mãos a exercer uma resistência ao empurrar os joelhos para fora.

Extensões de pés

Outro exercício que você pode realizar para se movimentar no trabalho, seja de maneira alternada ou simultânea, são as extensões de pés.

Isso porque este exercício consiste em levantar os calcanhares de forma que seus pés se apoiem sobre os dedos. Assim, nós vamos exercitar a panturrilha; especialmente os sóleos e, em menor medida, os gêmeos.

Flexões de pé com a perna esticada

Para fazer este exercício devemos ficar com a perna esticada e levantar a parte de trás do , de modo que você tente aproximar os dedos e a canela.

Para isso recomenda-se realizar três séries de 20 repetições cada desses exercícios para se movimentar no trabalho, a fim de manter uma maior atividade motora nos músculos envolvidos.

Exercício de glúteos

se movimentar no trabalho

Sem dúvidas esta parte do corpo é uma daquelas que mais sofre quando ficamos sentados por tantas horas. Podemos endurecer os glúteos ao contrai-los enquanto sentamos, sem levantar e mantendo as costas retas.

Abdominais

Este é um exercício complementar ao anterior, já que podemos fortalecer os abdominais enquanto estamos sentados na cadeira ao mesmo tempo em que contraímos os glúteos.

Assim, a contração do abdômen nos ajudará a fortalecê-los, além de tornar as contrações dos glúteos mais fortes. Devemos manter o estômago contraído por alguns segundos para obter bons resultados.

Mais dicas para se movimentar no trabalho

Além das dicas anteriores para se movimentar no trabalho e fortalecer alguns músculos, daremos outras dicas para se movimentar sem ter que fazer força com os músculos:

  • Permanecer de pé nas reuniões.
  • Permanecer de pé enquanto atende um telefonema.
  • Almoçar longe do escritório.
  • Não utilizar o elevador para subir os andares.
  • Descansar do computador a cada 30 minutos e levantar durante alguns segundos.
  • Ir andando até a mesa ou sala de um colega em vez de usar o telefone celular ou e-mail.

Em suma, essas dicas são muito simples e muito úteis, uma vez que várias pesquisas demonstraram que ficar de pé queima mais de 50 calorias por hora em comparação a quando estamos sentados.