Dicas para perder peso ao caminhar

22 de abril de 2020
Caminhar é uma atividade subestimada. Se você caminhar regularmente, poderá perceber os benefícios dessa atividade imediatamente.

Praticar qualquer tipo de atividade física é benéfico se o objetivo é perder peso, e caminhar é uma das maneiras de conseguir isso. Ao mesmo tempo em que proporciona benefícios físicos, também influencia positivamente a saúde mental.

Neste artigo, compartilharemos as dicas mais importantes para você alcançar seu objetivo de perda de peso caminhando. Além disso, falaremos sobre as vantagens que essa atividade tem para a saúde.

Benefícios de caminhar para a saúde

Como comentamos anteriormente, além de facilitar a perda de peso, caminhar traz uma série de benefícios para a saúde, como os seguintes:

  • Traz benefícios a nível psicológico: em muitos casos, nos permite abstrair da nossa rotina diária, ao mesmo tempo em que nos ajuda a manter uma boa concentração e atenção.
  • Melhora a saúde do coração: uma prática tão simples como caminhar aumenta consideravelmente a resistência do coração. Além disso, ativa a circulação sanguínea.
  • Queima calorias: um estudo de Wilkin mostrou que caminhar uma média de 5 quilômetros por dia pode queimar até 270 calorias em pessoas sedentárias. Portanto, perder peso caminhando é mais do que possível.
  • Ajuda a reduzir o risco de câncer. Embora essa doença possa ser causada por uma grande variedade de fatores e não exista uma “fórmula mágica” para evitá-la, uma série de estudos recentes (2019) mostra que manter uma vida ativa e caminhar regularmente reduz o risco de desenvolver câncer de cólon na população jovem.

5 dicas para caminhar e perder peso

Como discutimos anteriormente, muitas pessoas desconhecem os benefícios de caminhar para sua condição física. Se você adicionar uma alimentação correta à prática física, estará mais perto de alcançar o objetivo de perder peso caminhando.

5 dicas para caminhar e perder peso

Se você conseguir alcançar um equilíbrio energético adequado, caminhando regularmente e seguindo uma dieta equilibrada, a perda desses quilos extras estará cada vez mais próxima. Para facilitar o processo, preste muita atenção às seguintes dicas:

1. Pense sobre a atividade que você vai praticar

É essencial pensar sobre a atividade que você vai realizar e imaginar-se praticando-a. Você deve ser constante se quiser alcançar seu objetivo. Para isso, você não deve andar menos de 150 minutos por semana.

Será essencial adaptar essa atividade à sua rotina diária e selecionar a hora do dia que melhor se adequa à sua disponibilidade. Ao mesmo tempo, seria aconselhável contar com a ajuda de um profissional de educação física, que mostrará a técnica apropriada que você deve executar ao caminhar.

Mesmo em uma atividade tão simples como caminhar, se a técnica não for adequada, o risco de sofrer uma lesão é bastante alto. Para evitar isso, é conveniente escolher o calçado que melhor se adapte às características da sua pisada, pois nem todas as pessoas pisam da mesma maneira.

Por fim, como com os calçados, a seleção da roupa com a qual você caminhará também é importante. Nesse sentido, você deve prestar muita atenção à respirabilidade que ela possui.

2. Mantenha o ritmo e o tempo controlado

Para isso, é necessário que um profissional de educação física analise primeiro qual é o seu nível atual e o guie como você deve começar a realizar essa atividade. No começo, é importante não caminhar por mais de 30 minutos, para que seu metabolismo se adapte.

Com o tempo você pode aumentar a dificuldade. A duração de cada sessão poderia ser alcançada após algumas semanas de prática.

3. Tenha um bom controle postural ao caminhar

Como comentamos anteriormente, uma boa técnica é essencial para evitar o risco de sofrer lesões ao caminhar. Por esse motivo, é essencial ter uma boa postura para poder atingir seus objetivos sem desanimar ou sofrer lesões.

Você deve manter uma posição o mais ereta possível, com os ombros relaxados e o peito e tronco retos. Da mesma forma, acompanhe o movimento das pernas com os braços. Isso favorecerá a queima de gorduras.

4. Mantenha um bom controle da respiração

Enquanto você caminha, é importante inspirar pelo nariz e expirar pela boca, sempre da maneira mais natural possível. Essa prática é essencial para fornecer oxigênio suficiente para os músculos e assim conseguir caminhar por mais tempo. Você nunca deve descuidar da respiração.

Benefícios de caminhar para a saúde

5. Hidrate-se

Apesar de muitas vezes você não ter sede, você deve se assegurar de estar bem hidratado, antes e depois da caminhada. Dessa maneira, você evita o risco de sofrer um problema de saúde ou até mesmo uma lesão.

Conclusões

Como você pode ver, caminhar e perder peso é algo que está ao alcance de qualquer um. No entanto, não se esqueça que você deve ser consistente na prática, sem descuidar da alimentação.

Se você levar essas dicas em conta, poderá começar a ver resultados após o primeiro mês, embora isso sempre dependa das características de cada pessoa. Comece a andar e melhore sua saúde agora mesmo!

  • Rezende L, Lee D, Keum N, Nimptsch K, Song M, Lee I, et al. Physical activity during adolescence and risk of colorectal adenoma later in life: results from the Nurses Health Study II. British Journal of Cancer. 2019.
  • Wilkin LD, Cheryl A, Haddock BL. Energy expenditure comparison between walking and running in average fitness individuals. Journal of Strength and Conditioning Research. 2012;26(4):1039–1044.