Tudo que você precisa saber sobre o CrossFit para iniciantes

8 de abril de 2019
Na prática, é possível se envolver nesse tipo de atividade física mesmo sendo um iniciante ou uma pessoa que não é muito dada a exercícios. Então, a seguir vamos ver algumas dicas e conselhos para os iniciantes de CrossFit, porque com um pouco de paciência e de perseverança, é possível alcançar qualquer objetivo.

O CrossFit é um dos exercícios mais intensos e completos que existem atualmente. Precisamente por esse motivo, muitas pessoas acreditam que está fora do seu alcance. Mas você sabia que mesmo iniciantes podem praticar CrossFit? Saiba mais a seguir.

Mas o que é o CrossFit?

O CrossFit é um tipo de treino com exercícios de intensidade que foi criado pelo treinador e atleta Greg Glassman. O objetivo desse treinamento é melhorar e condicionar o corpo para sua potência máxima.

Isso é conseguido através de exercícios de flexibilidade, levantamentos de peso e exercícios com o próprio peso corporal.

Os exercícios de CrossFit duram cerca de uma hora. Apesar de ser uma atividade física extremamente exigente, recomenda-se que a pessoa vá se adaptando pouco a pouco.

No CrossFit para iniciantes são realizados os mesmos tipos de exercícios. A diferença está na intensidade deles. Por isso, é possível que pessoas inexperientes possam ir se adaptando pouco a pouco a esse treinamento.

Algumas dicas e conselhos de CrossFit para iniciantes

Aula gratuita

Em muitas ocasiões, as pessoas leem os benefícios de determinado exercício ou de atividade física e correm para se inscrever em tal atividade. Embora seja positivo ter esse tipo de determinação, o mais recomendável é fazer antes uma aula grátis ou, caso contrário, pagar uma única aula como teste.

Exercício com kettlebell

Dessa forma, a pessoa poderá determinar se se sente bem fazendo a atividade. Além disso, também saberá se gosta da atmosfera da academia, do professor e dos outros companheiros.

A busca por uma atividade esportiva que seja do nosso gosto às vezes é uma pouco complicada, e não custa nada testarmos diferentes opções.

A academia ideal

É importante encontrar a academia de CrossFit certa. Nós devemos analisar questões como um bom ambiente, um professor agradável e bons companheiros, além das instalações, equipamentos, etc.

Para fazer isso, o recomendável é ir em busca de informações sobre diversas academias diferentes de CrossFit na cidade. Elas devem estar associadas à organização conhecida como CrossFit. As informações podem ser encontradas no site oficial de CrossFit, que contém mais de 10.000 centros afiliados ao redor do mundo.

Levantamento terra

Atualmente esse é conhecido como um dos exercícios mais eficazes para desenvolver a força, a capacidade funcional e a estabilização. Ele faz parte de qualquer programa de CrossFit.

Levantamento terra

Um principiante deve começar somente com a barra e ir pouco a pouco aperfeiçoando a posição e a técnica. Mais tarde e, gradualmente, poderá ir incorporando pesos de acordo com a capacidade e o avanço da pessoa.

Programa para iniciantes

Nas academias de CrossFit, geralmente, existem cursos especialmente para iniciantes. Se não houver nenhum, a pessoa deve conversar com o professor a respeito disso. É importante ir aprendendo devagar os movimentos básicos dessa disciplina.

Tempo

Entre as disciplinas da academia, o CrossFit é um treinamento extremamente exigente. Por essa razão, o principiante deve ter paciência e dedicar o tempo que precisar. É importante tentar ir a todas as aulas, nunca chegar atrasado e não sair antes de terminar o treinamento. Este último serve também evitar as lesões.

crossfit para iniciantes: salto no caixote

A integração com os companheiros é também um ótimo fator motivador para ir a todas as aulas. Pouco a pouco, a pessoa se sentirá à vontade quando ver como o seu corpo está reagindo e superando os desafios que aparecem.

O CrossFit para iniciantes pode ser uma experiência, no início, um pouco intensa. Em muitas ocasiões, a pessoa pode chegar e pensar que é um esporte que está fora do seu alcance.

No entanto, frequentando uma academia especializada e tendo um pouco de perseverança, você verá as mudanças no seu corpo todo. E essa será a melhor motivação para continuar e superar os seus próprios limites.