Prós e contras de treinar na academia

14 de junho de 2019
Cada vez mais esportistas decidem se matricular em uma academia para tonificar o corpo. A seguir, descobriremos os prós e contras dessa maneira de treinar.

Muitos esportistas que desejam entrar em forma escolhem a academia pelo conforto e pela infinidade de exercícios que podem realizar. Neste artigo veremos os prós e contras de treinar na academia.

Seja qual for sua localização, certamente existem muitas academias próximas à sua casa nas quais você pode se matricular. Os espaços de musculação são um ponto de encontro para aqueles esportistas que desejam treinar em qualquer condição climática a qualquer momento.

As academias estão repletas de aparelhos de musculação e das melhores máquinas de cardio. Portanto, todos os perfis de usuários podem adaptar seu treino a seus objetivos esportivos.

Treinar na academia permite tonificar os músculos, contribui para a perda de peso e ajuda as pessoas a se sentirem bem. Como se isso não bastasse, o treino regular de força ou de resistência também ajuda a prevenir a perda natural de massa muscular magra implicada pelo envelhecimento.

Além disso, esses treinos beneficiam o equilíbrio, a coordenação e a postura, enquanto as diferentes máquinas de cardio permitem que você se prepare para competições.

Mas, infelizmente, nem tudo é positivo quando se treina na academia. Por isso, a seguir analisamos os prós e contras de treinar na academia. Certifique-se de pesar os aspectos positivos e negativos mencionados abaixo antes de se decidir.

Prós de treinar na academia

1. Equipamentos à disposição

Matricular-se em uma academia dá acesso à uma variedade de equipamentos de alta qualidade. Das máquinas de peso e dos halteres às máquinas elípticas, há tudo o que você precisa para entrar em forma.

Na academia você pode mudar rapidamente de uma máquina para outra, o que proporciona mais flexibilidade para o seu treino. Se você se entedia facilmente correndo na esteira, pode recorrer à bicicleta estática ou utilizar a máquina elíptica, e tudo isso durante uma única sessão de treino.

Além disso, caso queira desenvolver músculos, a academia está cheia de máquinas de levantamento de peso e de halteres.

Prós de treinar na academia

2. Reduz o estresse

estresse é bem negativo para o corpo, e pode ser causado por muitos fatores, seja pelo trabalho, pela família ou pela rotina diária. No entanto, o levantamento de pesos ou o trabalho de cardio podem ser a solução para todos os problemas gerados pelo o estresse.

Frequentar a academia e fazer exercício contribui para esquecer os problemas e liberar endorfinas. Como qualquer outra forma de exercício, esse treino te ajudará a se sentir muito mais feliz e a aumentar sua confiança em si mesmo.

3. Profissionais à  disposição

Todas as academias dispõem de profissionais que estão lá para te oferecer a orientação necessária sobre a forma física e os exercícios que você realiza. Contar com apoio profissional é sempre bem-vindo quando se trata de aumentar a carga de peso ou lutar por novos objetivos.

Um personal trainer qualificado saberá como motivá-lo. Além disso, ele fará com que cada dia de treino seja uma experiência agradável e gratificante. Eles não apenas podem oferecer conselhos sobre treinos, como alguns deles também podem orientar sobre como seguir uma alimentação saudável.

4. Aulas

As aulas são uma excelente maneira de socializar e de perder calorias ao mesmo tempo. Costumam ser divertidas e proporcionam um ambiente estruturado, que permite que os esportistas aprendam algo novo junto com um grupo de colegas.

Assim, você pode cumprir seus objetivos de condicionamento físico através da dança, do Yoga ou do kickboxing.

As aulas de exercícios são uma excelente maneira de socializar e perder calorias ao mesmo tempo

Contras de treinar na academia

1. Falta de tempo

Para muitas pessoas, treinar em casa é a única opção prática, seja pela limitação de tempo, pelo custo de ser membro de um local ou por ambos. A realidade é que alguns esportistas simplesmente preferem treinar em suas próprias residências para economizar tempo e dinheiro.

2. Preço

Embora nem sempre o preço seja alto, ser membro de uma academia significa um gasto. Seja como for, não tenha qualquer dúvida de que, se você comparecer regularmente, o pagamento mensal será um bom investimento.

3. Lotado de pessoas

Outro aspecto negativo das academias é que elas podem ficar superlotadas. Como resultado, você acaba esperando para utilizar determinadas máquinas ou apressando seu treino para permitir que outras pessoas utilizem o equipamento.

Infelizmente, existem apenas duas soluções: ajustar seu horário ou utilizar as máquinas que estiverem disponíveis naquele momento. Trata-se de uma questão que tira a paciência de muitos esportistas.

Contras de treinar na academia

Depois de analisar os prós e contras de treinar na academia, chegou a hora de decidir se vale a pena investir seu tempo e dinheiro para participar de uma. Em qualquer caso, recomendamos sempre que você escolha uma academia que atenda às suas necessidades. Então, qual é a sua decisão?

  • Kapperman, G., & Kapperman, G. A. (2017). You are your own gym. British Journal of Visual Impairment, 35(2), 178–180. https://doi.org/10.1177/0264619616685375
  • Doğan, C. (2015). Training at the Gym, Training for Life: Creating Better Versions of the Self Through Exercise. Europe’s Journal of Psychology, 11(3), 442–458. https://doi.org/10.5964/ejop.v11i3.951