Como manter o peso? As melhores dicas para uma alimentação equilibrada

· 1 de setembro de 2018
Para manter seus resultados, é importante que você mantenha os hábitos que adquiriu enquanto estava fazendo dieta. Longe de ver a dieta como um período para passar fome, você precisa fazer dele um aprendizado.

Certamente você já ouviu falar sobre o efeito sanfona das dietas. Em muitas ocasiões, uma vez terminada a dieta, pouco a pouco o peso é recuperado até chegar ao que você tinha antes de começar a dieta. Como manter o peso após o fim da dieta?

O ganho de peso ocorre devido à recuperação de hábitos alimentares anteriores. Para que isso não aconteça com você, daremos as melhores dicas nutricionais de como manter o peso.

Durante o início da dieta, você aprenderá a cozinhar de maneira saudável, a comer de maneira equilibrada e em horas determinadas. Agora só resta continuar com esses hábitos, só que de maneira mais flexível.

Como manter o peso após o fim da dieta

  1. Faça cinco refeições por dia

É importante que você continue com os hábitos que o levaram a alcançar seu peso saudável. Um deles é fazer cinco refeições por dia. Você deve fazer as três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e entre elas dois lanches. Essa é uma maneira de regular a sensação de fome e de ter menos apetite na hora das refeições.

Mulher comendo salada em um restaurante

Além disso, não se esqueça que assim como um carro precisa de gasolina para funcionar, o nosso organismo precisa de nutrientes. Esses nutrientes devem ser consumidos ao longo do dia, todos os dias.

  1. Dê a si mesmo um mimo

A dieta já acabou. Você alcançou o seu objetivo e agora só precisa saber como manter o peso. Você não precisa mais seguir uma dieta rígida e, por esse motivo, pode se mimar de vez em quando. Você pode se deliciar com aquela comida pouco saudável que você gosta tanto.

Permita-se comer uma sobremesa bem calórica uma vez por semana.

Dar um mimo a si mesmo uma vez por semana fará com que você volte a comer algo saudável na refeição seguinte com mais motivação. Quando você fizer isso deve considerar duas coisas:

  1. Diferencie um mimo de algo habitual. Às vezes, algo que começa como um mimo acaba se tornando algo habitual. A nossa recomendação é que você se permita comer refeições menos saudáveis poucas vezes na semana. Por exemplo, você pode comer da forma saudável durante a semana e relaxar durante o fim de semana. No entanto, não há nenhuma desculpa para não voltar na segunda-feira para a rotina alimentar.
  2. Não se sinta culpado. Durante a dieta, você aprendeu a comer de forma saudável, a medir a quantidade de açúcar e gordura e a ter consciência de como nos alimentamos mal em muitas ocasiões. Isso pode fazer com que você não desfrute de uma refeição com os amigos ou com que se sinta culpado por comer pratos pré-cozidos novamente. Lembre-se que, em situações específicas, não tem problema.
  3. Continue seguindo um cardápio semanal

Com certeza, quando você fazia dieta seguia um calendário semanal que indicava qual comida tinha que ingerir em cada momento. Recomendamos que você continue fazendo o mesmo, mesmo que a dieta tenha terminado. Aproveite a noite de domingo para planejar a semana e desenvolver um menu saudável.

Um calendário para planejamento alimentar

Esse menu semanal não deve ser tão rigoroso como o que era seguido quando você estava fazendo dieta. É apenas uma maneira de ter certeza que você vai comprar e cozinhar alimentos saudáveis.

Uma dica é que você não planeje nada para sexta à noite ou sábado à noite. Improvisar um dia por semana ou comer alimentos menos saudáveis ​​em horários específicos farão com que você perceba que manter o peso e se dar um mimo de vez em quando é possível.

  1. Controle o tamanho das porções

Às vezes acontece que uma vez terminada a dieta, pouco a pouco, e quase sem perceber, aumentamos as porções. Também acontece o mesmo com a sobremesa ou com os lanches. Isso significa que o número de calorias que comemos em cada refeição também aumentará e acabaremos consumindo mais alimentos do que o nosso corpo precisa.

Se isso se repetir por vários dias, você acabará aumentando o seu peso. Nossa recomendação é ser mais flexível com as porções, mas dentro de um limite. Se algum dia você quiser repetir ou comer uma maior quantidade, pode fazê-lo sem nenhum problema. O que você não pode fazer é repetir isso todos os dias, porque assim a dieta não terá servido de nada.