Sou sedentário. Como começar a praticar exercício?
Com certeza você já deve ter lido que levar uma vida sedentária não é nada bom, mas pode ser que você não saiba muito bem como reverter essa situação. Neste artigo, daremos algumas dicas para que você possa começar a praticar um exercício físico se você não treina faz tempo ou até mesmo se você nunca treinou!
Mude a sua vida sedentária hoje mesmo
Talvez esse título possa parecer uma propaganda enganosa, mas a verdade é que você pode mudar os seus hábitos e deixar de levar uma vida sedentária desde que você esteja determinado a fazer isso. Basta querer!
A grande maioria das pessoas sedentárias começam uma atividade física e a abandonam em poucos dias. Muitos não chegam sequer a completar um mês de pagamento na academia. Geralmente, isso acontece quando não encontramos um exercício físico que nos agrade. O dia que você encontrar um, nunca mais vai querer abandonar.
Uma das principais desculpas para não fazer exercício é a dificuldade de iniciar. No entanto, há muitos exercícios físicos que se adaptam à idade e às capacidades de cada um. Comece fazendo Yoga, hidroginástica ou caminhe todas as tardes.
O importante é deixar de lado a vida sedentária. Mesmo com pequenos atos você se sentirá muito melhor consigo mesmo. Sua autoestima melhorará notavelmente, você começará a gostar do que está vendo no espelho e se sentirá com a capacidade de atingir seus objetivos em todas as áreas da vida.
Começar a praticar exercício: início progressivo
Não é necessário que da noite para o dia você corra uma maratona, nem nada parecido. É fundamental que você comece lentamente e vá aumentando a quantidade de dias e tempo de exercício.
Por exemplo, você pode começar com duas vezes por semana, durante 20 minutos e, em seguida, passar para três vezes por semana e 30 minutos de treino. Desse modo, aumente a carga até cumprir com o mínimo de três vezes e três horas semanais.
Você não quer ir à academia porque tem vergonha ou está sem grana? Você pode se exercitar em casa! Coloque vídeos no celular ou na televisão e siga programas de treinamento de acordo com suas necessidades.
Você pode também sair para caminhar ou até mesmo subir e descer as escadas de onde você mora. Essas opções são boas porquque não acarretam nenhum custo adicional.
Procure sempre o que te faz feliz. Se por algum motivo um dia você não tiver vontade de se exercitar, não se obrigue a fazê-lo. Isso não quer dizer abandonar, mas respeitar a sua vontades. Você merece isso pelo esforço que faz diariamente para deixar de lado a vida sedentária.
Mais dicas para começar a praticar exercício
Um dos erros mais comuns cometidos por que aqueles que buscam ter uma vida mais ativa é tentar, de um dia para o outro, passar horas e horas praticando exercício. Para evitar esse tipo de erro, é fundamental ir devagar. Preste atenção a estas dicas:
-
Você não é o mesmo de antes
Há alguns anos, você poderia treinar uma hora sem se cansar, conseguia pedalar 20 km e continuar novinho em folha ou jogar futebol com seus amigos todo fim de semana.
Não obstante, isso ficou no passado. O objetivo não é que você se sinta deprimido, mas que se dê conta de quais são as suas capacidades atuais e agir de acordo.
-
Não tenha pressa
Muitos desejam recuperar todo o tempo que perderam sem treinar, e isso leva a lesões, fadiga, cansaço ou ao abandono da atividade em questão de semanas. Tenha em mente que o exercício tem benefícios a médio e longo prazo. Por isso, a pressa não é bem-vinda.
-
Não veja o exercício físico como uma obrigação
Se você vai à academia ou faz exercício porque o seu médico ou o seu parceiro pediu, não vale a pena. É claro que você terá resultados, mas queremos dizer que se você ver isso como uma obrigação, não sentirá prazer na atividade. Além disso, você terá uma ideia equivocada do que é treinar.
O ideal é que você escolha uma atividade que seja do seu agrado e que faça com que você se sinta bem. Assim você não precisará de desculpas para faltar na primeira oportunidade que se apresentar.
Deixar de lado a vida sedentária não significa que você tem que se tornar um atleta profissional, muito longe disso. É só uma questão de se movimentar um pouco.
Ao invés de passar horas no sofá, você pode caminhar ou ir passear no parque. Você também pode ir embora do escritório substituindo o elevador pelas escadas. Essas pequenas mudanças trarão excelentes resultados!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Varo Cenarruzabeitia, J. J., Matínez Hernández, J. A., & Martínez-González, M. Á. (2003). Beneficios de la actividad física y riesgos del sedentarismo. Medicina Clinica. https://doi.org/10.1157/13054307
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.