Exercícios de cardio que você pode praticar na sua casa

· 18 de abril de 2019
O importante é praticar algum exercício diário, não importa o lugar. Sendo assim, ficar em casa não nos impossibilita de praticar um pouco de esporte.

Para praticar exercícios de cardio com o objetivo de manter uma condição física ideal, basta ter vontade e disposição. Salvo notáveis exceções, desculpas como “não tenho tempo” ou “não tenho dinheiro” são apenas isso: desculpas. É possível fazer exercícios de cardio sem sair de casa.

Exemplos de exercícios de cardio sem sair de casa

Corridas estacionária

Corrida estacionária para fazer cardio em casa

Muitas práticas esportivas e exercícios incluem períodos de trote em suas rotinas de aquecimento. O mesmo pode ser aplicado quanto ao exercício em casa.

Como seu nome implica, a corrida estacionária consiste em simular a ação de correr, mas sem sair do lugar. Como se trata de um aquecimento, não se recomenda aplicar a intensidade máxima. Pelo menos não no início.

Em linhas gerais, a maior parte das rotinas aeróbicas começam com exercícios moderados. Mesmo aqueles com intervalos de ação intensa, como os exercícios de treino HIIT, começam aos poucos.

Polichinelo

A sua realização é bastante simples. Você deve ficar parada, com os pés juntos e mãos para cima e abertas para os lados.

Salto estrela

Em seguida, você deve pular e aterrissar com as pernas afastadas, batendo as suas mãos por cima da cabeça. Imediatamente você deve saltar novamente, para retornar à posição original.

Você pode executar três ou quatro séries de 20 a 25 repetições, aplicando uma intensidade de moderada à alta. Uma outra opção é repetir o exercício a maior quantidade de vezes possíveis por períodos de 30 a 45 segundos, com descansos de 20 a 30 segundos.

Você só precisa ter cuidado com o entorno para não bater as mãos em objetos ao seu redor. Também não precisa saltar muito alto para não bater no teto ou para não incomodar os vizinhos de baixo, caso você viva em um prédio.

Subir escadas

Esse é um dos exercícios mais elementares de cardio que você pode fazer na casa. Quem mora em edifícios não tem muitos problemas. Mas para aquele não conta com escadas em sua residência, também existem outras opções.

Descendo escadas

Alguns cardiologistas recomendam que seus pacientes evitem elevadores e escadas rolantes quando estiverem usando o metrô, no trabalho, ou no shopping. Eles afirmam que se as pessoas usassem as escadas para subir de um nível para o outro no dia a dia a saúde geral da população seria muito melhor.

Para incluir esse exercício em uma sessão de condicionamento físico, a sugestão é a seguinte: subir os degraus de dois em dois, em uma intensidade de média a alta, balançando os braços como se você estivesse correndo.

Aqueles que moram em edifícios podem subir dois andares e fazer a viagem de volta para descansar. Recomenda-se fazer cinco repetições do exercício.

Se não houver nenhuma escada

Nesses casos, pode-se recorrer a um banquinho de aproximadamente 50 centímetros de altura. O banquinho selecionado para o exercício deve ser resistente o suficiente para suportar o seu peso corporal.

Comece o treino com os dois pés no chão. Suba primeiro um pé e depois o outro; imediatamente desça (sem virar o corpo) para a posição inicial. Execute cinco séries de 30 repetições, com intervalos de um minuto.

Dançar: um bom exercício de cardio que você pode praticar na sua casa

Com certeza já ouvimos fala sobre os benefícios da dança para as pessoas. Além de ser uma boa opção para socialização e até mesmo para namoro e romance, é também um excelente exercício cardiovascular.

Dançando na cozinha

Dançar em casal é o ideal, mas também pode ser feito de forma individual. Uma opção é navegar na internet e procurar vídeos de coreografias de dança para fins aeróbicos. Elas podem ser desde aulas de zumba até coreografia de salsa.

Pular corda

É outro exercício clássico, fácil de incluir no treino dentro de casa. Tudo o que você precisa é de uma corda e uma sala de estar com espaço suficiente para não causar acidentes.

Pular corda é uma opção de cardio em casa

Outras opções

As possibilidades são variadas, desde o tradicional abdominal, até mesmo as pranchas. Além disso, você pode criar planos de exercícios que combinem quatro ou cinco exercícios, para estabelecer sessões de trabalho de 30 a 45 minutos. É um tempo suficiente para queimar até 350 calorias.