Posturas simples para começar a fazer Yoga
O Yoga é uma atividade fantástica para melhor sua postura, exercitar seus músculos e reduzir o estresse através de técnicas como a meditação. Trata-se de um momento de profunda conexão com seu corpo. Se você está pensando em experimentar, vamos falar de algumas posturas simples para começar a fazer Yoga.
Se você está buscando uma atividade física que traga bem-estar e ajude a relaxar, o Yoga é uma ótima opção. Caso você nunca tenha experimentado, pode tentar em casa com algumas das posturas para iniciantes que vamos detalhar neste texto.
Benefícios do Yoga para a saúde
Ao começar a fazer Yoga, você pode ganhar muitos benefícios para a sua saúde. Entre eles, podemos citar:
- Aumento da flexibilidade
- Correção da postura
- Estímulo da concentração
- Indução à perda de peso
- Melhora da qualidade do descanso
- Aumento da paz interior e equilíbrio emocional
- Trabalha a respiração
- Reduz o estresse
- Potencializa o bem-estar e a vida sexual
- Combate a depressão
Além de tudo isso, outra vantagem é que existem vários diferentes tipos de Yoga. Isso permite que os trabalhos sejam adaptados a pessoas com diferentes capacidades físicas, mais ou menos desenvolvidas.
Posturas simples de Yoga
A seguir, vamos detalhar alguns exercícios para começar a fazer Yoga que você pode fazer em casa. Se você gostar e decidir se aprofundar, não hesite em fazer algumas aulas e descobrir todo seu potencial.
Postura da palmeira
Fique de pé com os pés ligeiramente separados para ter estabilidade, mas de maneira que seus dedões quase se toquem. Mantenha a coluna reta e levante os braços sobre a cabeça. Faça com que eles estejam apontados para cima e paralelos entre si.
Com as palmas da mão para dentro, estique seu corpo, puxe o peito e olhe para frente. Respire cinco vezes e, depois, entrelace os dedos e gire as palmas das mãos para o teto.
Respire fundo e, conservando a estabilidade, volte-se para o lado direito. Você sentirá o lado esquerdo se esticar. Depois, faça o mesmo do outro lado. Uma vez feito isso, volte ao centro e retome a posição inicial.
Postura do cachorro olhando para baixo
Trata-se de uma das posições básicas para quem recém começou no Yoga. Para fazê-la, comece de pé e incline seu corpo para frente, até apoiar as mãos e pés no chão. Mantenha sempre a abertura na largura dos ombros em todos os membros.
A ideia é que o ponto de apoio das palmas das mãos fique o mais próximo possível dos pés. Lembre-se de ficar sempre com o quadril para trás e fique nesta postura por várias respirações profundas.
Se você quer aumentar a dificuldade, tente esticar um pé para trás. Assim, seus braços, o tronco e essa perna devem estar alinhados.
Postura da borboleta
Essa é outra das posturas mais fáceis para começar a fazer Yoga. Comece sentando-se com as costas retas e as pernas esticadas. Separe-as um pouco e dobre os joelhos para aproximar seus pés da pélvis. Junte as plantas dos pés.
Depois, puxe o peito e pegue os pés com as mãos. Sustentando firme, mova as pernas como se fossem as asas de uma borboleta durante 20 segundos. Respire profundamente e, cada vez que expirar, incline-se para frente desde a cintura, mas sem dobrar as costas. Uma vez feito o exercício, fique 30 segundos na posição inicial e respire profundamente.
Postura do gato e da vaca
Apoie as mãos e os joelhos no chão. Depois, eleve as costas, arqueando e encolhendo o abdômen para dentro. Enquanto faz isso, abaixe a cabeça. Essa é a postura do gato.
A da vaca consiste em fazer o oposto. Na posição inicial, eleve a pélvis e a cabeça. O peito e o cóccix, por outro lado, são empurrados para baixo, mas sempre mantendo as costas retas.
Postura da tábua
Geralmente, realiza-se ante ou depois da do cachorro olhando para baixo. Consiste em ficar de barriga para baixo, só com as mãos e os dedos do pé como suporte do peso. As pernas, as costas e o pescoço devem desenhar uma linha reta.
Mantenha-se assim por dez ou quinze segundos. A chave é fazer força com nossos músculos centrais, de modo que o quadril não se levante, nem caia.
Se for muito difícil, uma variação é apoiar também os joelhos no chão.
Evite erros comuns ao começar a fazer Yoga
Finalmente, antes de começar na prática do Yoga – tanto em casa como em aulas particulares – é recomendável que você leve em conta alguns conselhos úteis.
O primeiro é encontrar um espaço e um grupo de pessoas com os quais você se sinta cômodo. Isso é algo fundamental para se entregar totalmente às técnicas de respiração e meditação. Tão importante quanto é não se comparar com os outros. Cada um tem seu ritmo e não se trata de uma competição.
Você sempre deve se aquecer antes de começar. Os exercícios de ativação ajudarão a prevenir lesões. Também não se desespere para fazer posturas difíceis precipitadamente nem se exponha a dores por se esforçar demais. Tudo tem seu tempo.
O Yoga é uma atividade física excelente para nosso bem-estar integral por diversos motivos. Você vai experimentar sensações novas e poderá se surpreender com o que seu corpo pode conseguir. Não hesite em experimentar!
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.