Cardio ou musculação: o que treinar primeiro?

· 20 de novembro de 2018
Se você costuma realizar treinamentos de cardio e musculação, mas ainda não sabe qual é melhor fazer primeiro, neste texto vamos te contar o que você precisa saber.

O cardio é um dos melhores complementos para seu trabalho de musculação, já que permite reduzir a gordura e mostrar músculos mais definidos. No entanto, muitos esportistas têm uma mesma dúvida: cardio ou musculação, o que é melhor treinar primeiro?

Certamente o treinamento de cardio, também conhecimento como treinamento aeróbico, é um complemento ideal para seu trabalho de musculação.

Muitas pessoas fazem antes, e outras depois dos treinos com pesos. Mesmo se você não quer perder peso, recomenda-se o cardio para fazer com que seu coração e pulmões fiquem mais fortes. Mas afinal… cardio ou musculação? O que vem primeiro?

O que acontece se você faz o cardio antes da musculação?

Se você faz o cardio antes da musculação, isso pode ser positivo porque dá a oportunidade queimar mais calorias durante a sessão de levantamento de peso, ao elevar inicialmente o ritmo cardíaco.

Leve em conta que isso aumenta sua temperatura interna e eleva as demandas metabólicas do corpo. Isso assegura que sua frequência cardíaca se mantenha elevada. Portanto, aumenta a queima de caloria durante todo o treinamento.

Mulher fazendo transport

No entanto, o lado negativo é que, evidentemente, você estará mais cansado depois de fazer sua sessão de cardio. Logo, você não terá tanta energia para gastar no treinamento com pesos.

O que acontece se você faz o cardio depois da musculação?

O treinamento com pesos primeiro é excelente porque permite chegar à parte da queima de gordura mais rápido durante o exercício aeróbico do que se você fizer o cardio antes. C

oncentrando a maior parte de sua energia em conseguir melhorias na musculação também permitirá que você tenha um físico melhor. Assim, você também poderá aumentar os pesos levantados.

Infelizmente, essa técnica não é fácil de ser feita para todas as pessoas. Isso porque ela significa que elas devem trabalhar duro no treinamento de resistência e depois fazer uma intensa sessão de cardio.

Isso faz com que nem todos os esportistas tenham a força necessária quando chegam a esse ponto do treinamento imediatamente depois da musculação.

Mulher treinando triceps com professor

“Estabeleça metas altas e não pare até alcançá-las”

-Bo Jackson-

Cardio ou musculação primeiro?

Para responder à pergunta “cardio ou musculação primeiro”, o mais importante é que você pare por um segundo para pensar quais são seus objetivos. Somente a partir da, você poderá ter em conta algumas variáveis antes de decidir o que é melhor para você.

Em geral, o exercício feito quando você ainda tem a energia adequada é feito com mais intensidade, mais foco e eficácia. Por outro lado, aquele exercício feito quando os níveis de energia estão mais baixos geralmente é menos efetivo. Isso também aumenta o risco de lesões.

Na verdade, se você deseja melhorar sua saúde em geral, realmente não importa se você levanta peso no começo ou no final do treinamento.

Por outro lado, se você deseja aumentar a resistência cardiovascular, recomendamos que você não levante pesos antes de correr. Assim, você vai evitar a fadiga muscular.

Outros conselhos para levar em conta

Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para determinar se é melhor fazer cardio ou musculação primeiro. No entanto, é possível que você leve em conta alguns conselhos. Anote!

Para quem tem o objetivo de aumentar o tamanho e a força muscular, o ideal é fazer o levantamento de pesos primeiro. Nesse momento, a principal fonte de energia do corpo para a contração muscular (glicogênio) é alta.

Mulher levantando pesos

Por outro lado, se você decide queimar mais calorias em uma só sessão, provavelmente será melhor fazer o cardio primeiro e levantar pesos depois.

Não esqueça de que o levantamento de pesos também permite queimar calorias. Na verdade, muitas vezes, queima-se mais calorias por minuto do que com exercícios de resistência.

Finalmente, você não pode esquecer que a melhor maneira de trabalhar seu corpo é combinar a musculação com os exercícios de cardio. Além, é claro, de fazer mudanças na dieta e de ter um estilo de vida saudável.

Lembre-se de que se após terminar seus treinos você tiver maus hábitos na rotina, será impossível alcançar os resultados desejados.