Cardio ou musculação: o que treinar primeiro?
O cardio é um dos melhores complementos para seu trabalho de musculação, já que permite reduzir a gordura e mostrar músculos mais definidos. No entanto, muitos esportistas têm uma mesma dúvida: cardio ou musculação, o que é melhor treinar primeiro?
Certamente o treinamento de cardio, também conhecimento como treinamento aeróbico, é um complemento ideal para seu trabalho de musculação.
Muitas pessoas fazem antes, e outras depois dos treinos com pesos. Mesmo se você não quer perder peso, recomenda-se o cardio para fazer com que seu coração e pulmões fiquem mais fortes. Mas afinal… cardio ou musculação? O que vem primeiro?
O que acontece se você faz o cardio antes da musculação?
Se você faz o cardio antes da musculação, isso pode ser positivo porque dá a oportunidade queimar mais calorias durante a sessão de levantamento de peso, ao elevar inicialmente o ritmo cardíaco.
Leve em conta que isso aumenta sua temperatura interna e eleva as demandas metabólicas do corpo. Isso assegura que sua frequência cardíaca se mantenha elevada. Portanto, aumenta a queima de caloria durante todo o treinamento.
No entanto, o lado negativo é que, evidentemente, você estará mais cansado depois de fazer sua sessão de cardio. Logo, você não terá tanta energia para gastar no treinamento com pesos.
O que acontece se você faz o cardio depois da musculação?
O treinamento com pesos primeiro é excelente porque permite chegar à parte da queima de gordura mais rápido durante o exercício aeróbico do que se você fizer o cardio antes. C
oncentrando a maior parte de sua energia em conseguir melhorias na musculação também permitirá que você tenha um físico melhor. Assim, você também poderá aumentar os pesos levantados.
Infelizmente, essa técnica não é fácil de ser feita para todas as pessoas. Isso porque ela significa que elas devem trabalhar duro no treinamento de resistência e depois fazer uma intensa sessão de cardio.
Isso faz com que nem todos os esportistas tenham a força necessária quando chegam a esse ponto do treinamento imediatamente depois da musculação.
“Estabeleça metas altas e não pare até alcançá-las”
-Bo Jackson-
Cardio ou musculação primeiro?
Para responder à pergunta “cardio ou musculação primeiro”, o mais importante é que você pare por um segundo para pensar quais são seus objetivos. Somente a partir da, você poderá ter em conta algumas variáveis antes de decidir o que é melhor para você.
Em geral, o exercício feito quando você ainda tem a energia adequada é feito com mais intensidade, mais foco e eficácia. Por outro lado, aquele exercício feito quando os níveis de energia estão mais baixos geralmente é menos efetivo. Isso também aumenta o risco de lesões.
Na verdade, se você deseja melhorar sua saúde em geral, realmente não importa se você levanta peso no começo ou no final do treinamento.
Por outro lado, se você deseja aumentar a resistência cardiovascular, recomendamos que você não levante pesos antes de correr. Assim, você vai evitar a fadiga muscular.
Outros conselhos para levar em conta
Infelizmente, não existe uma fórmula mágica para determinar se é melhor fazer cardio ou musculação primeiro. No entanto, é possível que você leve em conta alguns conselhos. Anote!
Para quem tem o objetivo de aumentar o tamanho e a força muscular, o ideal é fazer o levantamento de pesos primeiro. Nesse momento, a principal fonte de energia do corpo para a contração muscular (glicogênio) é alta.
Por outro lado, se você decide queimar mais calorias em uma só sessão, provavelmente será melhor fazer o cardio primeiro e levantar pesos depois.
Não esqueça de que o levantamento de pesos também permite queimar calorias. Na verdade, muitas vezes, queima-se mais calorias por minuto do que com exercícios de resistência.
Finalmente, você não pode esquecer que a melhor maneira de trabalhar seu corpo é combinar a musculação com os exercícios de cardio. Além, é claro, de fazer mudanças na dieta e de ter um estilo de vida saudável.
Lembre-se de que se após terminar seus treinos você tiver maus hábitos na rotina, será impossível alcançar os resultados desejados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Alves, A. R., Marta, C. C., Neiva, H. P., Izquierdo, M., & Marques, M. C. (2017). Effects of order and sequence of resistance and endurance training on body fat in elementary school-aged girls. Biology of Sport, 34(4), 379-384.
- Davitt, P. M., Pellegrino, J. K., Schanzer, J. R., Tjionas, H., & Arent, S. M. (2014). The effects of a combined resistance training and endurance exercise program in inactive college female subjects: does order matter?. The Journal of Strength & Conditioning Research, 28(7), 1937-1945.
- Doma, K., & Deakin, G. B. (2013). The effects of strength training and endurance training order on running economy and performance. Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism, 38(6), 651-656.
- Ho, S. S., Dhaliwal, S. S., Hills, A. P., & Pal, S. (2012). The effect of 12 weeks of aerobic, resistance or combination exercise training on cardiovascular risk factors in the overweight and obese in a randomized trial. BMC public health, 12(1), 1-10.
- Jones, T. W., Howatson, G., Russell, M., & French, D. N. (2017). Effects of strength and endurance exercise order on endocrine responses to concurrent training. European journal of sport science, 17(3), 326-334.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.