Quais são os benefícios de ir de bicicleta para o trabalho

· 17 de março de 2019
É uma das melhores maneiras de evitar engarrafamentos e de praticar uma dose de exercícios relaxantes ao longo do dia. Vamos descobrir quais são os principais benefícios de ir de bicicleta para o trabalho.

Que o exercício é bom para a saúde é algo que todos nós sabemos hoje em dia, e andar de bicicleta é um deles. No entanto, às vezes, seja por causa da preguiça ou pela falta de tempo, deixamos para o último dia e acabamos não praticando. Por que não ir, então, de bicicleta para o trabalho?

Vamos tentar dar alguns conselhos para você aproveitar o tempo fazendo algum exercício, uma vez que foi comprovado que as pessoas que realizam menos atividade física são mais propensas a desenvolver problemas de saúde doença cardíaca e diabetes.

Uma solução é aproveitar para ir de bicicleta ou andando para o trabalho. Muitas vezes, enchemos as nossas bocas com desculpas para não cumprir isso. A seguir, veremos as mais típicas.

Mulher andando de bicicleta para o trabalho

Desculpas que as pessoas mais usam

  • Eu tenho filhos. Isso não pode ser uma desculpa. Se o seu parceiro não pode levá-los para a escola, você pode fazer com que eles também tenham o hábito de ir de bicicleta. Mas se eles ainda não têm idade para irem sozinhos, existem carrinhos que são ligados na bicicleta onde você pode levá-los.
  • E se minha bicicleta for roubada? Bem, isso também não tem muita lógica, você pode comprar um cadeado que é difícil de abrir e não deixar sempre a bicicleta no mesmo local, para que não fique visada. Além disso, existem muitos estacionamentos de bicicletas que são vigiados ou em áreas movimentadas.
  • Vivo longe. Essa é a maneira perfeita de combinar o transporte público com o exercício. Se você tem uma longa jornada até o seu trabalho, use uma bicicleta para chegar até a parada do transporte público que te levará para o trabalho.
  • É perigoso. Então a solução é seguir todas as regras de segurança, coloque uma jaqueta para ser visto com facilidade e use a proteção adequada. Além disso, tente escolher uma rota com menos trânsito se você tiver várias opções, e use a ciclovia, sempre que puder.
  • Eu vou passar muito frio no inverno e muito calor no verão. No inverno, a questão é se abrigar bem, uma vez que você vai passar mais frio esperando qualquer transporte do que indo em um bom ritmo e se abrigando bem. E no verão, vista roupas frescas, não ande a um ritmo muito acelerado e sempre use um desodorante ou leve alguma camisa de reserva.
Mulher andando de bicicleta no inverno

Vantagens de ir de bicicleta ao trabalho

  1. Fazer exercícios. Essa é uma ótima maneira converter o exercício em hábito. Além disso, está provado que o exercício físico melhora as suas defesas e faz com que você se sinta mais saudável e energético.
  2. Gasta menos. Você irá economizar de forma considerável. Deixar o carro em casa é uma economia muito importante de combustível, assim como em manutenção, já que não precisará fazer revisões, trocas de óleo, pneus…
  3. Contamina menos o meio ambiente. A bicicleta é um meio de transporte sustentável. As suas emissões de dióxido de carbono são nulas e também são silenciosas. Você não precisa dirigir um carro sozinho nem ficar em um engarrafamento por uma hora.
  4. Você melhora de humor. Na ida você irá trocar o trânsito, barulho de carros, semáforos que estão  vermelhos e a luta para um lugar para estacionar por um silencioso e tranquilo passeio. A energia e o humor com os quais você chega ao trabalho não são comparáveis ao seu ânimo de quando você chegava dirigindo. A volta te ajudará ainda a se desconectar.
  5. Você está em contato com a natureza. As ciclovias estão mais perto das árvores e você pode atravessar um parque que está cheio de grama. Além disso, se você for de bicicleta ao longo do ano, poderá ver a mudança de folhas, como as flores nascem e as particularidades de cada estação.