A importância de se alimentar bem se você frequenta a academia

Como vamos ver, a alimentação é sim importante para qualquer pessoa, mas é ainda mais importante para as pessoas que se exercitam; isso se deve ao fato de que elas necessitam de um maior número de calorias e fazem grandes esforços
A importância de se alimentar bem se você frequenta a academia

Última atualização: 31 janeiro, 2019

Uma alimentação correta é fundamental para todas as pessoas que frequentam a academia. É a melhor maneira de dar o seu melhor e assim obter os resultados desejados. Continue lendo pois vamos te explicar a importância de se alimentar bem, assim como os efeitos negativos de não fazer isso.

A importância de se alimentar bem antes de ir para a academia

Muitas pessoas pensam que, ao ir para a academia com o estômago vazio, vão perder mais peso. Essa crença é totalmente equivocada e, além de não dar resultados, é prejudicial ao organismo.

A importância de se alimentar bem antes de malhar se deve ao fato de que a única coisa que você vai conseguir se exercitando em jejum é uma diminuição no desempenho esportivo. A pessoa se sente mais cansada, tem menos capacidade de fazer os diferentes exercícios e pode acabar desistindo do treino no meio.

Mulher correndo na esteira

O resultado são exercícios realizados com menor intensidade e com um menor número de repetições em comparação com outra pessoa que faz o mesmo treino, mas tendo se alimentado.

Outro efeito negativo de comer pouco e frequentar a academia é um tempo de recuperação mais longo, tanto das lesões quanto do próprio cansaço. Como resultado nos sentiremos mais cansados por mais tempo e vamos levar mais tempo para estar prontos novamente para enfrentar os exercícios próprios da academia.

O que comer antes de ir à academia?

Agora, ter que comer antes de ir à academia não significa que podemos comer qualquer alimento porque vamos queimá-lo depois.

O mais apropriado é ingerir uma quantidade pequena ou moderada de alimentos saudáveis que forneçam a energia necessária. Não se pode esquecer que o corpo vai passar por um esforço mais intenso do que o habitual e, portanto, a importância de se alimentar bem nessa hora é grande.

Batida de banana com gengibre

Para que você saiba quais são os alimentos mais adequados, vamos dar várias ideias de refeições pré-academia a seguir. Como você verá, todas elas são feitas com alimentos muito comuns e de maneira rápida.

Não há desculpa para ir à academia com o estômago vazio e ignorar a importância de se alimentar bem:

  • Flocos de aveia com leite desnatado. Os flocos de aveia contêm a energia necessária para preparar o corpo para a academia. Ao mesmo tempo, eles são facilmente digeridos, de forma que a digestão não seja pesada.
  • Shake de frutas com leite. Esta é uma opção muito refrescante para os meses de verão. Além disso, você também pode combinar frutas diferentes para não se cansar de sempre tomar a mesma coisa. As frutas vão te dar uma injeção de vitaminas perfeita para ir para a academia.

O que comer depois de ir à academia?

Da mesma forma que é preciso preparar o corpo para ir para a academia, também não podemos esquecer da importância de se alimentar bem depois que o exercício já tenha sido feito. É preciso se alimentar adequadamente para recuperar a energia que foi perdida.

O momento da refeição pós-treino é fundamental, pois a pessoa deve saber controlar a fome e só comer os alimentos adequados. Caso contrário, o tempo gasto na academia não vai servir para nada e ganharemos peso apesar do exercício.

Garota tomando batida de frutas

A seguir, vamos deixar algumas propostas de refeições pós-treino. Todas elas são saudáveis, então elas vão te ajudar a acalmar o apetite.

  • Um copo de suco de laranja natural e uma banana. Esta combinação de frutas é um dos alimentos mais saudáveis depois de ter ido para a academia. Por um lado, o suco ajuda a recuperar os líquidos que foram perdidos através do suor. Por outro, a banana fornece potássio e açúcares que o corpo assimila muito rapidamente.
  • Sanduíche integral de atum. Por um lado, os carboidratos ajudam a recuperar a energia e, por outro, o atum é um alimento de destaque para qualquer atleta nos momentos de recuperação, para nutrir o corpo com proteínas de uma forma natural e saudável.

Em conclusão, como você pode ver ao longo deste post, a alimentação é fundamental e obrigatória tanto antes quanto depois de ir à academia.

É necessário eliminar o mito de que com o estômago vazio se perde mais peso e de maneira mais efetiva; pois ele é totalmente falso. Aposte nos alimentos apropriados tanto antes quanto depois e então você vai notar os resultados.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.