Balé fitness: um aula coletiva que você vai adorar
Para explicar o balé fitness, vale a pena analisar primeiro as duas atividades separadamente. Por si só, o balé não é considerado um esporte. Sua natureza está mais próxima da expressão artística através do movimento, combinando elegância e sofisticação.
É também uma disciplina fundamental na dança. Para quem o pratica, o balé oferece benefícios físicos e mentais muito importantes.
Dada a necessidade de expandir o balé para o campo do esporte e do treinamento, nasceu o balé fitness, que nada mais é do que a unificação de ambas as atividades. Para isso, foram usadas as características mais atraentes de cada uma, combinadas para criar um novo conceito para a prática esportiva.
O que é o balé fitness?
A ideia por trás do balé fitness é aproximar a dança clássica do objetivo principal de alongar e tonificar os músculos e perder peso.
Para atingir esses objetivos, a dança clássica é misturada com movimentos mais modernos, que podem ser muito bonitos durante sua execução. Ao mesmo tempo, outra modalidade de dança clássica é utilizada, o barre à terre, ou como é conhecido no setor fitness, trabalho no solo.
Para que uma sessão de balé fitness seja totalmente eficaz, você deve realizar e manter um treinamento com pesos em intensidade moderada. Para que isso ocorra, o domínio e o controle do corpo serão essenciais, assim como o trabalho respiratório. Afinal, essas são características importantes em qualquer modalidade esportiva.
Quais os benefícios dessa modalidade?
Com uma prática contínua, é possível aproveitar uma série de benefícios que podem ser muito importantes para a saúde. Além disso, eles são mais facilmente alcançados quando fazemos uma atividade tão interessante:
- Tonifica todos os grupos musculares, pois trabalha uma ampla gama de movimentos.
- Melhora e desenvolve equilíbrio e flexibilidade.
- Faz um trabalho de coordenação muito importante, uma vez que diversos movimentos são utilizados no momento da execução dos exercícios. Inclui, ao mesmo tempo, música e ritmo, o que intensifica o trabalho de coordenação.
- Fortalece as articulações, o que diminui o risco de sofrer certos tipos de lesões.
- É um importante trabalho de higiene postural. Favorece uma postura ereta e o uso do quadril graças às posições de balé. Assim, é possível melhorar algo tão importante para o dia a dia quanto é a nossa postura.
- Ajuda a delinear e fortalece bastante os músculos das costas e da área central do corpo. Ambos os benefícios são devidos ao grande número de movimentos diferentes que são feitos em cada aula.
- Como um estudo importante demonstra, a dança pode melhorar nossa saúde mental graças ao fator emocional.
Como é uma aula de balé fitness?
Uma aula de balé fitness é composta pelos seguintes estágios:
- Em primeiro lugar, é realizada uma sessão de aquecimento. Nesse momento, os músculos e as articulações adquirem a temperatura e a mobilidade adequadas para o esforço subsequente. Você pode usar a barra de balé para executar diferentes posições que permitem ativar os músculos.
- Uma vez terminado o aquecimento, chegará o momento de trabalhar a parte cardiovascular. Nesse momento, a ideia é aumentar a frequência cardíaca. Para isso, você pode recorrer a exercícios como pranchas, agachamentos na posição de gran plié, trabalho abdominal, entre outros.
- Por último, mas não menos importante, a flexibilidade é trabalhada. Nessa última fase, a música de balé começa a fazer parte do treinamento. Nessa parte da aula, os movimentos se tornam muito mais fluidos, o que diminui as pulsações e faz com que voltemos ao estado inicial.
Agora que você sabe todo o necessário sobre o balé fitness, é hora de buscar um centro de dança perto de você e começar a praticá-lo. O que você está esperando para testar essa nova tendência? Experimente!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Buse, Zeynep & Sarikaya, Zeynep & Colucci, Erminia. (2017). The Effectiveness of Dance Movement Therapy (DMT) on Reducing Symptoms of Mental Illnesses: A Systematic Review.
- Karkou, V., Aithal, S., Zubala, A., & Meekums, B. (2019). Effectiveness of Dance Movement Therapy in the Treatment of Adults With Depression: A Systematic Review With Meta-Analyses. Frontiers in psychology, 10, 936.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.