Alongamentos para depois do exercício

2 de abril de 2019
Como já sabemos, o alongamento nos ajuda a relaxar os músculos do corpo depois do esforço envolvido no treinamento; portanto, um bom alongamento é a maneira perfeita de finalizar o exercício físico.

Muitos cometem o erro de não se alongar após o exercício. Isso não apenas não é benéfico para os músculos, mas pode causar lesões e outros problemas a longo prazo. Vamos ver a importância dessa prática e opções de alongamentos para fazer após o exercício.

Por que alongar é importante

Embora muitos não acreditem, ou não queiram acreditar, os alongamentos são tão ou mais importantes que realizar o exercício ou descansar. Eles devem fazer parte de todos os treinos esportivos, e estes são os motivos:

  • Reduzem a tensão muscular. Os músculos ficam energizados quando estão tensionados e descarregam a energia quando relaxam. Quando estão carregados de energia, são mais propícios a sofrer lesões. Os alongamentos fazem com que eles relaxem e liberem a energia acumulada.
  • Aumentam a amplitude dos movimentos. Quando os músculos se alongam, ganhamos uma maior amplitude de movimento e, portanto, da próxima vez, o treinamento será mais fácil.
  • Melhora a circulação.
  • Evita a fadiga muscular. Os alongamentos ajudam o corpo a retornar ao seu estado natural, evitando o cansaço extremo.

Alongamentos para depois do exercício

Nem todo mundo está ciente de quais alongamentos são apropriados e corretos. Para que você não se veja nesta situação, criamos uma lista de alongamentos que lhe trará todos os benefícios acima mencionados.

Pernas, bíceps e femoral

Dobre uma perna enquanto estica a outra. Alcance o pé com a mão que corresponde à mesma perna que você esticou. Mantenha essa posição por 20 ou 30 segundos e repita com a outra perna e o outro braço.

Alongando as pernas

Flexões de quadril

Esse tipo de alongamento é muito simples. Pegue um colchonete e coloque os dois joelhos nele. Coloque uma das pernas para a frente como se fosse levantar e certifique-se de que o joelho da perna de trás não toque o chão.

Enquanto mantém esta posição, empurre o quadril para a frente, desta forma você sentirá uma tensão na perna, o que indica que você está alongando o músculo. Mantenha a posição entre 20 e 30 segundos e faça o mesmo com a outra perna.

Posição de corredor

Glúteos

Os glúteos são uma das áreas mais importantes para alongar, porque lesões ou contraturas podem impedir nossa atividade normal. Para alongar adequadamente, deite-se em um colchonete, coloque as mãos no chão, levante o abdômen e a pélvis apoiando-se com os braços e mantenha a posição por 30 segundos.

Cachorro olhando para cima

Outro modo de alongar os glúteo: de pé, flexione uma perna e passe a outra por cima da coxa da perna flexionada, enquanto você se mantém na ponta do pé para se equilibrar. Abaixe para alongar – quanto mais baixo você for, mais alongará o glúteo.

Alongamentos

Costas e peito

Coloque as mãos atrás das costas e estique os braços o máximo que puder enquanto mantém as costas e as pernas retas. Mantenha por cerca de 30 segundos esta posição.

Alongando braços

Coxas

Agache-se e estique uma de suas pernas para o lado enquanto a alonga. Mantenha pelo maior tempo possível. Faça o mesmo com a outra perna.

Alongando a coxa

Alongamento de braços

Se você tiver feito muitos exercícios nos quais tenha trabalhado os braços, coloque-os atrás de suas costas, entrelaçando as mãos. Faça força para alongar ao máximo e mantenha essa posição por cerca de 30 segundos.

Estes são alguns exercícios que podemos incluir em nosso treino para alongar. Coloque-os em prática e você verá que sua resistência e flexibilidade melhorarão.