5 exercícios para fortalecer o abdômen

· 12 de novembro de 2018
Antes de colocar em prática os exercícios que você verá neste texto, é muito importante que você faça um aquecimento prévio; assim, o corpo se prepara para assimilar melhor o exercício e você não corre o risco de se lesionar

Um abdômen forte é sinônimo de um estilo de vida saudável. Além disso, melhora a postura, reduz as dores na parte baixa das costas e permite realizar diferentes movimentos com mais facilidade. Se você quer aproveitar todos esses benefícios, vamos mostrar 5 exercícios para fortalecer o abdômen a seguir.

O abdômen é um músculo grande que se divide em três grupos: anterior, lateral e posterior. A função do músculo abdominal é permitir a flexão do tronco, manter a estabilidade e proteger as costas. Exercitar-se para fortalecer o abdômen não só melhorará sua saúde, mas também fará com que você fique definido.

  1. Flexões de braços

Com certeza você pensa que as flexões são para trabalhar os braços, e isso está certo. Mas a zona abdominal também tem um papel importante na hora de fazer esse exercício. Isso porque grande parte da força que fazemos para manter o corpo equilibrado em muitos exercícios complexos vem do tronco.

Fazer flexões requer uma boa técnica para otimizar os resultados. Apoie-se com as mãos e os pés, com as mãos na largura dos ombros e os pés juntos. O corpo deve estar totalmente reto e alinhado. Agora, flexione os cotovelos sem perder a posição, e estenda os cotovelos para voltar à posição inicial.

Mulher fazendo flexões

  1. Fortalecer o abdômen: Prancha

Esse é um exercício com o qual provavelmente você vai se cansar rápido. No entanto, ele vale a pena por seu alto nível de efetividade. A prancha é um exercício isométrico no qual você utiliza o próprio peso para manter a tensão nos músculos. Além de fortalecer o abdômen, também melhora a flexibilidade e tonifica os glúteos.

Para executá-lo, você deve ficar no chão, como se fosse fazer flexões, mas com os antebraços no chão. O resto do seu corpo deve ficar reto como um tábua, com os pés juntos e o abdômen contraído. Você pode começar fazendo três ou quatro intervalos de trinta segundos de prancha. Você pode variar o apoio para adicionar dificuldade.

  1. Prancha lateral

Assim como a prancha frontal, a prancha lateral é um excelente exercício para fortalecer o abdômen. Para fazê-la, coloque-se de lado com um braço no chão (com o cotovelo flexionado) e o outro estendido no quadril, para melhorar o equilíbrio. O quadril deve estar alinhado com os ombros e seu rosto não deve estar virado para o chão, e sim para frente. 

  1. Burpee

O burpee é um exercício que trabalha o corpo inteiro e é característico do crossfit. Era o principal exercício para os soldados na Segunda Guerra Mundial, por ser muito efetivo. Os burpees fortalecem o abdômen, glúteos e pernas. Além disso, queimam gordura e melhoram a coordenação.

Sua execução é simples, mas trabalhosa. Você deve fazer um agachamento e depois pular o mais alto possível. Depois, faça rapidamente uma flexão e volte à posição do agachamento, para repetir o procedimento.

Alunos fazendo burpee na academia

  1. Abdominal com pernas esticadas

O crunch é o abdominal básico que todos nós conhecemos, aquele que aprendemos na educação física. Já o crunch de pernas esticadas é uma variação efetiva mas muito simples. Ele mantém a tensão no abdômen por conta das pernas levantadas.

Deite-se de barriga para cima e levante as pernas até que elas estejam em um ângulo de 90 graus. Tente tocar seus tornozelos com suas mãos, e quando fizer isso, descole ligeiramente as costas do chão. Tenha cuidado para não dobrar o pescoço para dentro, procure olhar para cima. 

Esses exercícios sem dúvida vão fortalecer o abdômen, e além disso vão queimar a gordura que você possa ter acumulada. Isso permitirá que você tenha um abdômen forte para brilhar no verão. Se você quer ter ainda mais efetividade nesses exercícios, acompanhe-os com uma sessão de cardio, seja HIT, LISS, zumba ou qualquer outra opção.