10 mudanças de rotina que farão seu corpo agradecer
Há momentos em que fazer uma pausa para refletir e analisar o cumprimento dos objetivos é absolutamente necessário. É necessário avaliar o que foi alcançado, redefinir os objetivos e propor mudanças de rotina. Tudo com o objetivo de levar uma vida saudável e feliz.
Vá sempre com calma
As mudanças não precisam necessariamente ser drásticas. De fato, as pequenas variações que são introduzidas no dia a dia podem ser mais do que suficientes para o corpo notar as melhorias.
Constância é uma das palavras-chave, e paciência é outro termo muito importante. Para alcançar os resultados, você precisa alterar a equação; mas na hora de implementar novas variáveis, você não pode desistir sempre no meio do caminho.
Mudanças de rotina e pequenos detalhes que fazem a diferença
Antes de executar qualquer variação no dia a dia, é importante responder a duas perguntas básicas: por quê? Como? Uma vez que os objetivos estejam claros, sejam eles reafirmações dos antigos ou novos objetivos, será mais fácil definir o que você deseja mudar.
Objetivos por escrito
As metas devem ser escritas, colocadas em uma folha de papel (ou em um arquivo digital) e revisadas com frequência. Também deve ficar claro que esses objetivos podem mudar, o que não precisa representar uma crise.
Planeje as atividades diárias uma noite antes
As atividades realizadas diariamente representam os objetivos específicos que facilitarão o alcance dos objetivos principais. Se ao acordar de manhã você tiver claro quais serão as tarefas para as próximas horas, será mais fácil otimizar o uso do tempo, sem ficar muito distraído ao longo do caminho.
Espaço para improvisação
Eventualmente, fazer atividades que não foram planejadas na agenda também é importante. Os ‘objetivos gerais’ do projeto de vida, assim como os ‘objetivos específicos’, devem ser claramente definidos.
Com o estabelecimento de objetivos e tarefas do dia a dia, dar espaço à espontaneidade não representa nenhum problema ou um forte atraso no alcance das metas.
Exercitar-se
O corpo humano é projetado para se mover. O hábito da atividade física é a primeira mudança de rotina que deve necessariamente ser incluída na agenda daqueles que levam uma vida sedentária.
A lista de benefícios que vêm incluídos com o exercício é extremamente ampla: melhor autoestima, menor risco de sofrer de doenças crônicas, influencia positivamente a atividade sexual, etc.
Não abusar do exercício
É verdade que nenhum estudo científico afirma enfaticamente que o excesso de exercício é ruim. No entanto, a maioria dos treinadores físicos afirma que 150 minutos de atividade física por semana são suficientes.
Ao exceder este valor, a única coisa que se consegue é um desgaste maior do corpo, que pode causar problemas indesejados.
Dieta balanceada
O menu diário deve incluir a maior variedade possível de nutrientes e proteínas. Regimes extremos não são muito recomendáveis, assim como comer pouco para passar o dia com fome. O termo ‘equilibrado’ significa não cair em extremos.
Comer com tranquilidade
O hábito de comer caminhando muitas vezes é muito caro para o corpo. Quando se trata do café da manhã, o dano é ainda mais grave.
No momento de cada refeição, o sistema digestivo entra em ação, independentemente de as pessoas se sentarem para comer ou não. Isso dá origem a distúrbios importantes com consequências que podem se tornar muito graves.
Hidratar-se bem
Aqueles que não bebem água suficiente devem incluir este ponto entre as mudanças de rotina que desejam alcançar. A frase “água é vida” é muito mais do que simples retórica. É impossível que o corpo humano funcione corretamente se não estiver bem hidratado.
Não abusar do sal
Mais uma vez um ponto muito relacionado à alimentação. O abuso de sal é uma das dificuldades mais graves em nível médico que as sociedades modernas enfrentam.
Em países como o México, é até administrado como um problema de saúde pública. A lista de efeitos nocivos é extremamente ampla: o excesso de peso e a hipertensão são apenas dois exemplos.
Respeitar as horas de sono
O corpo precisa descansar, é absolutamente necessário reabastecer a energia. Um bom sono é reparador e pode prevenir a ansiedade e o excesso de peso.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.