Quais as sanções disciplinares no tênis?
Quando um atleta se comporta de maneira inadequada no campo de jogo ou se ele ataca um adversário de forma indevida, seja em um esporte de contato ou não, ele recebe uma sanção. Também existem sanções disciplinares no tênis, e iremos saber mais sobre elas no artigo a seguir.
Situações como a que ocorreu com o jogador australiano Nick Kyrgios no Masters 1000 de Roma, em 2019, fazem muitos fãs se perguntarem sobre as sanções disciplinares no tênis.
Isso porque, diferentemente de esportes como futebol, basquete ou rúgbi, nos quais o atrito físico permanente gera reações e excessos por parte dos atletas, o tênis é uma modalidade mais tranquila. Quase não existem casos de jogadores com mau comportamento.
No entanto, às vezes isso acontece. A faísca que acende a fúria dos jogadores pode ser um desempenho ruim, uma marcação injusta do árbitro ou provocações do público. No entanto, os tenistas sempre devem manter a compostura.
Comportamentos inadequados
O tênis sempre foi considerado um esporte de cavalheiros. Por esse motivo, o desrespeito ao rival, ao juiz ou ao público em geral é severamente penalizado. Entre os comportamentos que merecem punição, destacam-se:
- Atrasos deliberados para retomar o jogo.
- Uso inadequado do equipamento (quebrar uma raquete, por exemplo).
- Chegar à quadra atrasado.
- Indicações do treinador durante uma partida.
- Pisar na linha de fundo ao sacar.
- Violação do código de vestimenta.
- Agressões verbais ou insultos.
- Gestos obscenos ou outros ataques a rivais, juízes ou espectadores.
O juiz de cadeira é o responsável por observar o comportamento dos tenistas. Além disso, é ele quem aplica as advertências e sanções no caso de comportamento inadequado. No entanto, ele também pode receber comentários dos juízes de linha, caso não tenha visto algum acontecimento.
Possíveis sanções disciplinares no tênis
No caso acima mencionado envolvendo Kyrgios em Roma, a ATP decidiu multá-lo com a desclassificação imediata do torneio (ele perdeu a partida por default), 20 mil euros, o cancelamento do seu prêmio de 33 mil euros e os 45 pontos adicionados por passar para a segunda rodada.
Além desse exemplo – um dos muitos do extenso histórico na carreira do australiano – também existem outras sanções disciplinares no tênis que podemos citar. São as seguintes:
Warning ou advertência
Este é um aviso que o árbitro comunica verbalmente ao tenista no momento exato em que a falta ocorre. Não representa um problema concreto para o tenista em si, mas será se for repetido. Rafael Nadal é quase um assinante dos warnings dos juízes de cadeira.
Penalização com remoção de pontos
A segunda das sanções disciplinares no tênis em termos de importância. Ocorre diante da repetição de comportamentos que receberam uma advertência como penalidade. Depois disso, o jogador pode perder um ponto ou até mesmo um game por razões disciplinares.
Desclassificação imediata, a mais dura das sanções disciplinares no tênis
Uma vez que esta é uma medida drástica, ela está limitada apenas aos casos extremos de mau comportamento. Essa sanção dá a partida como perdida para o tenista sancionado.
Por fim, vale ressaltar que os tenistas não são os únicos que devem cumprir certas regras nas competições oficiais. Existe também um regulamento e um código de conduta para árbitros, equipe técnica e até para os espectadores.
De fato, não é de todo estranho que um espectador que esteja incomodando o desenvolvimento de uma partida de tênis de forma persistente seja expulso pelas autoridades de segurança do evento.
Em suma, existem sanções disciplinares no tênis para preservar o espírito de jogo limpo e justo que sempre prevaleceu nesse esporte. Em geral, ele é honrado pela maioria dos atletas sem problemas, mas sempre há algum caso no qual a disciplina deve ser ensinada a partir de medidas exemplares.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- International Tennis Federation. 2016. Deberes y procedimientos para los jueces de la ITF. http://www.aragontenis.com/_archivos/ficheros/home_1679.pdf
- Escuela Nacional de Árbitros de Tenis (Argentina). Código de conducta. http://www.enatenis.com.ar/reglas/Codigo%20de%20Conducta%20en%20Espanol.doc
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.