Os 4 torneios de tênis mais importantes

17 de fevereiro de 2020
Existem quatro torneios de tênis importantes e eles são disputados em diferentes países entre janeiro e setembro. Ganhar os quatro é uma honra que poucos tenistas tiveram na história.

Os chamados Grand Slam são os torneios de tênis mais importantes do calendário anual desse esporte. Todos eles são organizados pela Federação Internacional de Tênis e disputados entre homens e mulheres. Saiba tudo sobre os Grand Slams a seguir.

Quais são os torneios de tênis mais importantes?

O termo Grand Slam começou a ser utilizado na década de 1930 e é originário do golfe, que por sua vez pegou o termo emprestado do jogo de cartas Bridge.

Naquela época, o jornalista Bud Collins usou o termo para se referir ao tenista australiano Jack Crawford, que já havia vencido três dos quatro principais torneios de tênis naquele ano.

Em suas palavras: “Crawford vencer [o Aberto dos Estados Unidos] seria como fazer um grand slam nas quadras”. No final, ele não venceu o último torneio, mas o termo ficou para posteridade. Os quatro torneios de tênis mais importantes do ano são:

1. Aberto da Austrália

Aberto da Austrália é disputado em uma quadra de tênis dura e acontece durante o mês de janeiro na cidade de Melbourne. Esse torneio começou em 1905 e desde 1968 permite a participação de tenistas profissionais.

A competição se divide em categorias: individuais masculino e feminino e duplas. Também existem duplas mistasUma das características do Aberto da Austrália é o fato de que ocorre durante o verão e que, devido às temperaturas extremas, muitas vezes os árbitros interrompem as partidas por algumas horas.

Os jogadores que mais venceram esse torneio são o sérvio Novak Djokovic (7 vezes) e a australiana Margaret Smith (11 vezes).

Quais são os torneios de tênis mais importantes?

2. Roland-Garros (França)

O Aberto da França leva seu nome em homenagem ao aviador Roland Garros e seus participantes se enfrentam em quadras de saibro. Começou em 1891 e é organizado da Federação Francesa de Tênis. Junto com o Aberto da Austrália, Roland-Garros também é um torneio do Grand Slam.

O torneio de Roland-Garros acontece entre o final de maio e o início de junho no mesmo complexo em Paris desde 1928. A final acontece na quadra central Philippe Chatrier. Os jogadores com mais títulos nesse torneio são o espanhol Rafael Nadal (11) e o americano Chris Evert (7).

O Aberto da França leva o nome do aviador Roland Garros e seus participantes se enfrentam em quadras de saibro

3. Wimbledon (Inglaterra): um dos torneios de tênis mais importantes

O terceiro dos torneios de tênis mais importantes é disputado em quadras de grama. O All England Lawn Tennis organiza o Wimbledon desde 1877, tornando-o o torneio mais antigo e mais prestigiado do mundo. Acontece entre junho e julho em Londres.

Embora o torneio tenha uma duração oficial de duas semanas, as condições climáticas – principalmente a chuva – pode fazer com que os árbitros adiem partidas e estendam o torneio.

As finais acontecem na quadra central ou Centre Court. Desde 2009, ela possui um teto retrátil que evita a suspensão de partidas. Além disso, Wimbledon é o único torneio que exige que todos os tenistas vistam apenas branco.

As tenistas são tratadas como “Miss” ou “Mrs” (senhorita e senhora, respectivamente) de acordo com seu estado civil, enquanto os homens são referidos apenas pelo sobrenome. Os maiores campeões de Wimbledon são o suíço Roger Federer (8 títulos) e a tcheca Martina Navratilova (9 títulos).

Wimbledon é o torneio mais antigo e mais prestigiado do mundo

4. Por último, mas não menos importante, o Aberto dos Estados Unidos

O último dos torneios de tênis mais importantes é disputado durante agosto e setembro. Ao longo da história, sua superfície mudou. Desde 1978, é uma quadra de tênis dura.

Além de suas quadras, o Aberto dos Estados Unidos também modificou sua localização várias vezes, mas atualmente o torneio acontece em Nova York.

Existem cinco modalidades: individual masculino, individual feminino, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas. Entre os homens, três tenistas empatam no ranking de mais títulos de Aberto dos Estados Unidos, com sete cada: Richard Sears, William Larned e Bill Tilden.

Entre as mulheres, Molla Bjurstedt Mallory lidera o ranking com 8 títulos. Vale ressaltar que todos esses tenistas são dos Estados Unidos.

Os tenistas que venceram os quatro torneios de tênis no mesmo ano são: os americanos Don Budge (1938) e Maureen Connolly (1953), o australiano Rod Laver (1962 e 1969), a americana Margaret Court (1970) e a alemã Steffi Graf (1988).

  • 2018 Official Grand Slam Rule Book. Wimbledon. http://www.wimbledon.com/pdf/GrandSlamRulebook2018.pdf
  • O’Donoghue, G. P., & Brown, E. (2017). The Importance of Service in Grand Slam Singles Tennis. International Journal of Performance Analysis in Sport. https://doi.org/10.1080/24748668.2008.11868449