Os 4 torneios de tênis mais importantes
Os chamados Grand Slam são os torneios de tênis mais importantes do calendário anual desse esporte. Todos eles são organizados pela Federação Internacional de Tênis e disputados entre homens e mulheres. Saiba tudo sobre os Grand Slams a seguir.
Quais são os torneios de tênis mais importantes?
O termo Grand Slam começou a ser utilizado na década de 1930 e é originário do golfe, que por sua vez pegou o termo emprestado do jogo de cartas Bridge.
Naquela época, o jornalista Bud Collins usou o termo para se referir ao tenista australiano Jack Crawford, que já havia vencido três dos quatro principais torneios de tênis naquele ano.
Em suas palavras: “Crawford vencer [o Aberto dos Estados Unidos] seria como fazer um grand slam nas quadras”. No final, ele não venceu o último torneio, mas o termo ficou para posteridade. Os quatro torneios de tênis mais importantes do ano são:
1. Aberto da Austrália
O Aberto da Austrália é disputado em uma quadra de tênis dura e acontece durante o mês de janeiro na cidade de Melbourne. Esse torneio começou em 1905 e desde 1968 permite a participação de tenistas profissionais.
A competição se divide em categorias: individuais masculino e feminino e duplas. Também existem duplas mistas. Uma das características do Aberto da Austrália é o fato de que ocorre durante o verão e que, devido às temperaturas extremas, muitas vezes os árbitros interrompem as partidas por algumas horas.
Os jogadores que mais venceram esse torneio são o sérvio Novak Djokovic (7 vezes) e a australiana Margaret Smith (11 vezes).
2. Roland-Garros (França)
O Aberto da França leva seu nome em homenagem ao aviador Roland Garros e seus participantes se enfrentam em quadras de saibro. Começou em 1891 e é organizado da Federação Francesa de Tênis. Junto com o Aberto da Austrália, Roland-Garros também é um torneio do Grand Slam.
O torneio de Roland-Garros acontece entre o final de maio e o início de junho no mesmo complexo em Paris desde 1928. A final acontece na quadra central Philippe Chatrier. Os jogadores com mais títulos nesse torneio são o espanhol Rafael Nadal (11) e o americano Chris Evert (7).
3. Wimbledon (Inglaterra): um dos torneios de tênis mais importantes
O terceiro dos torneios de tênis mais importantes é disputado em quadras de grama. O All England Lawn Tennis organiza o Wimbledon desde 1877, tornando-o o torneio mais antigo e mais prestigiado do mundo. Acontece entre junho e julho em Londres.
Embora o torneio tenha uma duração oficial de duas semanas, as condições climáticas – principalmente a chuva – pode fazer com que os árbitros adiem partidas e estendam o torneio.
As finais acontecem na quadra central ou Centre Court. Desde 2009, ela possui um teto retrátil que evita a suspensão de partidas. Além disso, Wimbledon é o único torneio que exige que todos os tenistas vistam apenas branco.
As tenistas são tratadas como “Miss” ou “Mrs” (senhorita e senhora, respectivamente) de acordo com seu estado civil, enquanto os homens são referidos apenas pelo sobrenome. Os maiores campeões de Wimbledon são o suíço Roger Federer (8 títulos) e a tcheca Martina Navratilova (9 títulos).
4. Por último, mas não menos importante, o Aberto dos Estados Unidos
O último dos torneios de tênis mais importantes é disputado durante agosto e setembro. Ao longo da história, sua superfície mudou. Desde 1978, é uma quadra de tênis dura.
Além de suas quadras, o Aberto dos Estados Unidos também modificou sua localização várias vezes, mas atualmente o torneio acontece em Nova York.
Existem cinco modalidades: individual masculino, individual feminino, duplas masculinas, duplas femininas e duplas mistas. Entre os homens, três tenistas empatam no ranking de mais títulos de Aberto dos Estados Unidos, com sete cada: Richard Sears, William Larned e Bill Tilden.
Entre as mulheres, Molla Bjurstedt Mallory lidera o ranking com 8 títulos. Vale ressaltar que todos esses tenistas são dos Estados Unidos.
Os tenistas que venceram os quatro torneios de tênis no mesmo ano são: os americanos Don Budge (1938) e Maureen Connolly (1953), o australiano Rod Laver (1962 e 1969), a americana Margaret Court (1970) e a alemã Steffi Graf (1988).
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- 2018 Official Grand Slam Rule Book. Wimbledon. http://www.wimbledon.com/pdf/GrandSlamRulebook2018.pdf
- O’Donoghue, G. P., & Brown, E. (2017). The Importance of Service in Grand Slam Singles Tennis. International Journal of Performance Analysis in Sport. https://doi.org/10.1080/24748668.2008.11868449
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.